481. Desempenham
os Espíritos algum papel nos fenômenos que se dão com os indivíduos chamados
convulsionários?
“Sim e muito
importante, bem como o magnetismo, que é a fonte primária de tais fenômenos. O
charlatanismo, porém, os tem amiúde explorado e exagerado, de sorte a lançá-los
ao ridículo.”
a) – De que
natureza são, em geral, os Espíritos que concorrem para a produção dessa
espécie de fenômenos?
“Pouco elevada.
Supondes que Espíritos superiores se deleitem com tais coisas?”
482. Como é que
sucede estender-se subitamente a toda uma população o estado anormal dos
convulsionários e dos que sofrem das chamadas crises?
“Efeito de
simpatia. As disposições morais se comunicam muito facilmente, em certos casos.
Não sois tão alheio aos efeitos magnéticos que não compreendais isto, assim
como a parte que alguns Espíritos naturalmente tomam no fato, por simpatia com
os que os provocam.”
Entre as
singulares faculdades que se notam nos convulsionários, facilmente se
reconhecem algumas de que o sonambulismo e o magnetismo oferecem numerosos
exemplos, tais como, além de outras, a insensibilidade física, a leitura do
pensamento, a transmissão das dores por simpatia, etc. Não há, pois, duvidar de
que aqueles em quem tais crises se manifestam estejam numa espécie de
sonambulismo desperto, provocado pela influência que exercem uns sobre os
outros. Eles são ao mesmo tempo magnetizadores e magnetizados,
inconscientemente.
483. Qual a
causa da insensibilidade física que se observa em alguns convulsionários, assim
como em outros indivíduos submetidos às mais atrozes torturas?
“Em alguns é,
exclusivamente, efeito do magnetismo que atua sobre o sistema nervoso, do mesmo
modo que certas substâncias. Em outros, a exaltação do pensamento embota a
sensibilidade. Dir-se-ia que nestes a vida se retirou do corpo, para se
concentrar toda no Espírito. Não sabeis que quando o Espírito está vivamente
preocupado com uma coisa o corpo nada sente, nada vê e nada ouve?”
A exaltação
fanática e o entusiasmo têm proporcionado, em casos de suplícios, múltiplos
exemplos de uma calma e de um sangue frio que não seriam capazes de triunfar de
uma dor aguda, senão admitindo-se que a sensibilidade se acha neutralizada,
como por efeito de um anestésico. Sabe-se que, no ardor da batalha, combatentes
há que não se apercebem de que estão gravemente feridos, ao passo que, em
circunstâncias ordinárias, uma simples arranhadura os poria trêmulos.
Visto que esses
fenômenos dependem de uma causa física e da ação de certos Espíritos, pode-se
perguntar como, em alguns casos, há podido uma autoridade pública fazê-los
cessar. Simples a razão. Meramente secundária é aqui a ação dos Espíritos, que
nada mais fazem do que aproveitar-se de uma disposição natural. A autoridade
não suprimiu essa disposição, mas a causa que a entretinha e exaltava. De ativa
que era, passou esta a ser latente. E a autoridade teve razão para assim proceder,
porque do fato resultava abuso e escândalo. Sabe-se, ademais, que semelhante
intervenção nenhum poder absolutamente tem, quando a ação dos Espíritos é
direta e espontânea.
O Livro dos
Espiritos – Allan Kardec.
481. Do spirits
play a role in the phenomena exhibited by individuals called convulsionaries?
“Yes, a very
important one, just like magnetism, which is the original source of these
phenomena. Charlatans have infated these effects and made them a matter of speculation,
which has demeaned them.”
a) What is the
general nature of the spirits who help produce this type of phenomena?
“Not very
elevated. Do you think that higher spirits would waste their time in such a
manner?”
482. How can the
abnormal state of convulsionaries and hysterical individuals suddenly strike an
entire population?
“Out of
sympathy. Moral dispositions are communicated quite easily in certain cases.
Surely you are not so unaware of the effects of human magnetism that you are
unable to understand this. There is also the natural role of certain spirits in
such occurrences, through sympathy with those by whom they are produced.”
Somnambulism and
magnetism show us numerous examples of bizarre behavior identical to the ones
convulsionaries display. These include physical insensitivity, thought reading,
sympathetic transmission of pain, and so on. This makes it impossible to doubt
that these hysterical individuals are experiencing some sort of waking somnambulism,
determined by the infuence that they inadvertently exercise upon each other. At
the same time, they are both magnetizers and magnetized without even realizing
it.
483. What is the
cause of the physical insensitivity sometimes observed in convulsionaries, and
even in other people, when subjected to the most brutal torture?
“In some cases
it is simply an exclusively magnetic effect, which acts upon the nervous system
as certain substances do. In other cases, mental excitement stifes the
sensitivity of the body, with life seeming to withdraw from the body to
concentrate on the spirit. Have you not observed that when the spirit is
intensely concerned with any matter, the body neither feels, nor sees nor
hears?”
The excitement
of fanaticism and enthusiasm often offer, by individuals subjected to tortures,
examples of a tranquility that could hardly trump excruciating pain unless the
sensitivity of the patient was defused by some kind of anesthetic effect. In
the heat of battle, a severe wound is often obtained without being noticed,
while a mere scratch is intensely felt under ordinary circumstances.
Since these
phenomena are due to both the action of physical causes and that of spirits,
one may wonder how public authorities, in some cases, were able to stop them.
The answer is very simple. The action of spirits is only secondary. They do
nothing more than take advantage of a natural predisposition. Public
authorities did not overcome this predisposition, but rather the cause that
stimulated it, reducing it from an active state to a latent one. They were
right in doing this because this phenomenon was the impetus of exploitation and
scandal. This interference, however, is ineffective when the action of spirits
is direct and spontaneous.
THE SPIRITS'
BOOK – Allan Kardec.
481. ¿Toman
alguna parte los espíritus en los fenómenos que se producen en los individuos,
designados con el nombre de convulsionarios?
«Sí, y muy
grande; lo mismo que el magnetismo que es su origen primitivo, pero a menudo el
charlatanismo ha explotado y exagerado esos efectos, lo que ha puesto en
ridículo».
-¿De qué
naturaleza son por lo general los espíritus que cooperan a esa especie de
fenómenos?
«Poco elevados.
¿Creéis que los espíritus superiores se divierten en tales cosas?»
482. ¿Cómo puede
desarrollarse súbitamente en toda una población el estado anormal de los
convulsionarios y crisíacos?
«Efecto
simpático. Las disposiciones morales se comunican muy fácilmente en ciertos
casos. No eres tan extraño a los efectos magnéticos para no comprender esto, y
la parte que ciertos espíritus deben tomar en ello por simpatía hacia los que
los provocan».
Entre las raras
facultades que se observan en los convulsionarios, se reconocen sin trabalo
algunas de que ofrecen numerosos ejemplos el sonambulismo y el magnetismo:
tales son, entre otras, la insensibilidad física, el conocimiento del
pensamiento, la transmisión simpática de los dolores, etc. No puede, pues,
dudarse de que esos crisíacos estén en una especie de estado de sonambulismo
despierto, provocado por la influencia que ejercen los unos en los otros. Son a
la vez magnetizadores y magnetizados a pesar suyo.
483. ¿Cuál es la
causa de la insensibilidad física que se nota en ciertos convulsionarios, o en
otras personas sujetas a los más rudos tormentos?
«En algunos es
un efecto exclusivamente magnético que obra sobre el sistema nervioso del mismo
modo que ciertas sustancias. En otros la exaltación del pensamiento embota la
sensibilidad; porque parece que la vida se ha retirado del cuerpo para
reconcentrarse en el espíritu. ¿No sabéis que cuando el espíritu se ocupa
atentamente de algo, el cuerpo no ve, ni siente, ni oye nada?»
La exaltación
fanática y el entusiasmo ofrecen a menudo en los suplicios, el ejemplo de una
calma y sangre fría que no podrían sobreponerse a un dolor agudo, si no se
admitiese que la sensibilidad se encuentra neutralizada por una especie de
afecto anestésico. Sabido es que en el ardor del combate no se apercibe uno con
frecuencia de una herida grave, al paso que, en circunstancias ordinarias, un
rasguiío haría temblar.
Puesto que estos
fenómenos dependen de una causa física y de la acción de ciertos espíritus,
puede preguntarse de que ha dependido que la autoridad los haya hecho cesar en
ciertos casos. La razón es obvia. La acción de los espíritus en este caso no es
más que secundaría, y se reduce a aprovecharse de tina disposición natural. La
autoridad no ha suprimido esta última, sino la causa que la sostenía y
exaltaba; de activa que era, la ha hecho latente, y razón ha tenido para
proceder así; porque originaba abuso y escándalo. Por lo demás. se sabe que
semelante intervención es impotente cuando la acción de los espíritus es
directa y espontánea.
EL LIBRO DE LOS
ESPÍRITUS – Allan Kardec.
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