Vida de insulamento. Voto de silêncio.
769. Concebe-se
que, como princípio geral, a vida social esteja na natureza. Mas, uma vez que
também todos os gostos estão na natureza, por que será condenável o do
insulamento absoluto, desde que cause satisfação ao homem?
“Satisfação
egoísta. Também há homens que experimentam satisfação na embriaguez. Merece-te
isso aprovação? Não pode agradar a Deus uma vida pela qual o homem se condena a
não ser útil a ninguém.”
770. Que se deve
pensar dos que vivem em absoluta reclusão, para fugir ao pernicioso contato do
mundo?
“Duplo egoísmo.”
a) — Mas, não
será meritório esse retraimento se tiver por fim uma expiação, impondo-se
aquele que o busca uma privação penosa?
“Fazer maior
soma de bem do que de mal constitui a melhor expiação. Evitando um mal, aquele
que por tal motivo se insula cai noutro, pois esquece a lei de amor e de
caridade.”
771. Que pensar
dos que fogem do mundo para se dedicarem a socorrer os desgraçados?
“Esses se
elevam, rebaixando-se. Têm o duplo mérito de se colocarem acima dos gozos materiais
e de fazerem o bem pelo cumprimento da lei do trabalho.”
a) — E dos que
buscam no retiro a tranquilidade que certos trabalhos reclamam?
“Isso não é o
retraimento absoluto do egoísta. Tais homens não se insulam da sociedade,
porquanto para ela trabalham.”
772. Que pensar
do voto de silêncio prescrito por algumas seitas, desde a mais remota
antiguidade?
“Perguntai,
antes, a vós mesmos se a palavra é faculdade natural e por que Deus a concedeu
ao homem. Deus condena o abuso e não o uso das faculdades que lhe outorgou.
Entretanto, o silêncio é útil, pois no silêncio pões em prática o recolhimento;
teu espírito se torna mais livre e pode então entrar em comunicação conosco.
Mas o voto de silêncio é uma tolice. Sem dúvida têm boa intenção os que consideram
essas privações como atos de virtude. Enganam-se, no entanto, porque não
compreendem suficientemente as verdadeiras leis de Deus.”
O voto de
silêncio absoluto, do mesmo modo que o voto de insulamento, priva o homem das
relações sociais que lhe podem facultar ocasiões de fazer o bem e de cumprir a
lei do progresso.
O Livro dos
Espíritos – Allan Kardec.
Life of Isolation – Vow of Silence
769. As a rule,
we understand that social life is founded in nature as well as all preferences.
Why is absolute isolation wrong if an individual finds satisfaction in it and
since all predilections are found in nature?
“This
satisfaction is selfish. There are those who find satisfaction in getting
drunk. Do you approve of them? God is not happy with lives that are doomed to
not being useful to anyone.”
770. What should
we think of those who live in complete seclusion to escape negative contact
with the world?
“It is twice as
selfish.”
a) But if they
endure such seclusion as a form of atonement, through difficult
self-deprivation, is it not praiseworthy?
“The best of all
atonements is to do more good than evil. They avoid one wrongdoing but fall
into another since they disregard the law of love and charity.”
771. What should
we think of people who renounce the world to devote themselves to helping the poor?
“They bring
about their own elevation by lowering themselves voluntarily. They have double
merit for placing themselves above material pleasures, and doing good by
fulfilling the law of labor.”
a) And what
about those who retreat from society seeking tranquility for certain kinds of
labor?
“Those who
retreat from society for such a reason are not selfish. They do not isolate
themselves from society, since their work is for the general good.”
772. What should
we think of the vow of silence prescribed by certain religious groups since
ancient times?
“You should ask
yourselves whether speech is found in nature, and why God has created it. God
condemns the abuse, but not the use, of the faculties that have been gifted to
humankind. Silence is useful because you gather your thoughts when you practice
it. Your spirit has more freedom and can enter into more intimate communication
with us. However, a vow of silence is absurd. Those who view these voluntary
deprivations as acts of virtue are prompted by a good intention, but they make
a mistake in doing this because they do not truly understand God’s laws.”
The vow of
silence, as the vow of isolation, deprives human beings of the social
interactions that provide the opportunities of doing good and fulfilling the
law of progress.
THE SPIRITS'
BOOK – Allan Kardec.
Izolvivado.
Silentpromeso
769. Oni
konceptas, ke, kiel ĝenerala principo, la societa vivo estas natura; sed, ĉar
ĉiuj gustoj estas ankaŭ naturaj, kial la absoluta izoleco estas riproĉinda
gusto, se la homo povas en tiu stato trovi plezuron?
“Ĝi estas
plezuro de egoisto. Estas ankaŭ homoj, trovantaj plezuron en ebrieco; ĉu ili
indas vian aprobon?
Dio ne povas
plaĉe rigardi vivon, per kiu iu kondamnu sin mem esti utila al neniu.”
770. Kion ni
pensu pri homoj, vivantaj en absoluta ermiteco, por eviti la pereigan kontakton
de la mondo?
“Duobla
egoismo.”
— Sed, se tiu
sensocieteco celas pekelaĉeton, kiu trudas al la homo ian penigan rezignon, ĉu
ĝi ne estas merita ago?
“Fari pli da bono
ol da malbono, jen la plej bona pekelaĉeto. Evitante malbonon, tiuj personoj
faras alian, ĉar ili forgesas la leĝon de amo kaj karitato.”
771. Kion ni
pensu pri homoj, kiuj foriĝas de la mondo, por sin oferi al la malplisuferigo
de malfeliĉuloj?
“Tiuj altiĝas,
en sama grado kiel ili humiliĝas. Ili havas la duoblan meriton, ekstari super
la materiaj ĝuoj kaj fari bonon per la plenumo de la leĝo de laboro.”
— Kaj pri tiuj,
serĉantaj en solerestado la kvietecon, kiun iuj laboroj postulas?
“Tiu ne estas la
absoluta solerestado de egoisto; tiaj personoj ne izoliĝas for de l’ socio, ĉar
ĝuste por ĝi ili laboras.”
772. Kion pensi
pri la silentpromeso ordonata de iuj sektoj ekde plej malproksima antikveco?
“Demandu vin
prefere, ĉu la parolo estas naturdoto, kaj kial Dio ĝin konsentis al la homo.
Dio kondamnas la misuzon, ne la uzadon de la kapabloj, per kiuj Li dotis la
homon. Silento estas utila, ĉar per silento vi retiriĝas en vin mem; via
Spirito fariĝas pli libera kaj tiel povas ekkomunikiĝi kun ni; sed fari
silentpromeson estas frenezaĵo. Sendube, la homoj, kiuj rigardas tiujn propravolajn
rezignojn kiel virtaĵojn, havas ja bonan intencon; sed ili eraras, ĉar ili ne
sufiĉe komprenas la verajn leĝojn de Dio.”
La promeso je
absoluta silentado, kiel ankaŭ tiu je solerestado, forigas la homon de la
societaj interrilatoj, kiuj povas havigi al li okazon fari bonon kaj plenumi la
leĝon de progreso.
La Libro de la
Spiritoj – Allan Kardec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário