“O
Espiritismo é uma nova maneira de compreender a vida, o espírito e Deus. É uma
religião interior que nos leva a aceitação do jugo suave de que Jesus nos
falou. É também uma nova maneira de entender a paz. Não é uma religião
convencional. O templo é interno, seu ensino é racional e analisável, seus
ritos são a pratica do bem e a conduta reta. Não prega moral autoritária, manda
conduzir-se segundos os princípios éticos do evangelho. Portanto, o Espiritismo
é obra da educação.
As
bases da conduta espírita são o Amor e o Conhecimento, como ensinou o Espírito
de Verdade: “Espíritas! amai-vos, este primeiro ensinamento; instruí-vos este o
segundo…” O Conhecimento gera entendimento que produz a aceitação, que leva à
sabedoria a qual permite se descubra o amor. Portanto, a descoberta do amor é
um processo que avança em nós gradativamente. Educar para que a pratica da
caridade seja rotina em nossa maneira de ser.”
Livro: Fundamentos da Educação – Uma Visão Espírita.
César
Soares dos Reis.
886.
Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
Benevolência
para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.
(BIP)
O
Livro dos Espíritos – Allan Kardec.
886.
Kiu estas la vera senco de la vorto karitato, kiel Jesuo ĝin komprenis?
Bonvolo
por ĉiuj, indulgemo kontraŭ aliulaj neperfektaĵoj, pardono de la ofendoj. (BIP)
La Libro de la Spiritoj – Allan Kardec.
***
Abraham
Maslow e Ken Wilber, investigaram a transpessoalidade e transcendência,
mostrando que educar é definir um projeto de vida em harmonia consigo mesmo,
com os demais seres humanos e com toda a natureza.
Pestalozzi
e Allan Kardec estavam, por isso mesmo, na vanguarda da modelagem de um
processo educativo em busca de dinamizar o melhoramento do ser humano
individual para a construção de um mundo mais feliz.
Livro:
Fundamentos da Educação - Uma Visão Espírita.
César
Soares dos Reis.
***
Segundo
Pestalozzi, a educação é o movimento natural, espontâneo e harmônico das
disposições humanas mais originais e essenciais: capacidades que se revelam na
tríplice atividades: cognitiva, dos sentimentos e das habilidades - isto é, da
vida intelectual, moral, harmônica e técnica.
Livro:
Fundamentos da Educação - Uma Visão Espírita.
Cesar
Soares dos Reis.
***
O homem é como uma árvore. Na criança estão
ocultas as faculdades que irão se desenvolver ao longo da vida. Aos poucos as
aptidões individuais crescerão em conjunto e formarão aquele ser criado à
imagem e semelhança de Deus, que está lá, na semente. Só que o homem é um ser
superior em relação as árvores. Seu livre arbítrio, ajustado por uma educação
equilibrada, pode acelerar o seu desenvolvimento.
Segundo
Pestalozzi, a educação é o movimento natural, espontâneo e harmônico das
disposições humanas mas originais e essenciais; capacidades, que se revelam na
tríplice atividade: cognitiva, dos sentimentos e das habilidades - isto é, da
vida intelectual, moral, harmônica e técnica.
Segundo
Pestalozzi o homem tem diante de si duas grandes necessidades: a primeira,
busca uma formação geral profundamente humana calcada em valores que elegem a
ética e a moralidade. Trata-se do ser como todo. A segunda, como subconjunto da
primeira, tem a ver com as circunstâncias de tempo, localização, espaço, ou
seja, especificidades locais,
oportunidades de cada um. Enfim,
uma educação geral benfazeja, comum a todos e especializada de acordo com as
tendências, necessidades e possibilidades. Mas tudo tem um referencial: ser
feliz consciente de que a felicidade e um bem que deve ser compartilhado.
Livro:
Fundamentos da Educação - Uma Visão Espírita.
Cesar
Soares dos Reis.
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