domingo, 8 de junho de 2025

Fundamentos da Educação - Uma Visão Espírita.

 

“O Espiritismo é uma nova maneira de compreender a vida, o espírito e Deus. É uma religião interior que nos leva a aceitação do jugo suave de que Jesus nos falou. É também uma nova maneira de entender a paz. Não é uma religião convencional. O templo é interno, seu ensino é racional e analisável, seus ritos são a pratica do bem e a conduta reta. Não prega moral autoritária, manda conduzir-se segundos os princípios éticos do evangelho. Portanto, o Espiritismo é obra da educação.

As bases da conduta espírita são o Amor e o Conhecimento, como ensinou o Espírito de Verdade: “Espíritas! amai-vos, este primeiro ensinamento; instruí-vos este o segundo…” O Conhecimento gera entendimento que produz a aceitação, que leva à sabedoria a qual permite se descubra o amor. Portanto, a descoberta do amor é um processo que avança em nós gradativamente. Educar para que a pratica da caridade seja rotina em nossa maneira de ser.”

Livro:  Fundamentos da Educação – Uma Visão Espírita.

César Soares dos Reis.

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas. (BIP)

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

886. Kiu estas la vera senco de la vorto karitato, kiel Jesuo ĝin komprenis?

Bonvolo por ĉiuj, indulgemo kontraŭ aliulaj neperfektaĵoj, pardono de la ofendoj. (BIP)

La  Libro de la Spiritoj – Allan Kardec.

***

Abraham Maslow e Ken Wilber, investigaram a transpessoalidade e transcendência, mostrando que educar é definir um projeto de vida em harmonia consigo mesmo, com os demais seres humanos e com toda a natureza.

Pestalozzi e Allan Kardec estavam, por isso mesmo, na vanguarda da modelagem de um processo educativo em busca de dinamizar o melhoramento do ser humano individual para a construção de um mundo mais feliz.

Livro: Fundamentos da Educação - Uma Visão Espírita.

César Soares dos Reis.

***

Segundo Pestalozzi, a educação é o movimento natural, espontâneo e harmônico das disposições humanas mais originais e essenciais: capacidades que se revelam na tríplice atividades: cognitiva, dos sentimentos e das habilidades - isto é, da vida intelectual, moral, harmônica e técnica.

Livro: Fundamentos da Educação - Uma Visão Espírita.

Cesar Soares dos Reis.

***

O  homem é como uma árvore. Na criança estão ocultas as faculdades que irão se desenvolver ao longo da vida. Aos poucos as aptidões individuais crescerão em conjunto e formarão aquele ser criado à imagem e semelhança de Deus, que está lá, na semente. Só que o homem é um ser superior em relação as árvores. Seu livre arbítrio, ajustado por uma educação equilibrada, pode acelerar o seu desenvolvimento.

Segundo Pestalozzi, a educação é o movimento natural, espontâneo e harmônico das disposições humanas mas originais e essenciais; capacidades, que se revelam na tríplice atividade: cognitiva, dos sentimentos e das habilidades - isto é, da vida intelectual, moral, harmônica e técnica.

Segundo Pestalozzi o homem tem diante de si duas grandes necessidades: a primeira, busca uma formação geral profundamente humana calcada em valores que elegem a ética e a moralidade. Trata-se do ser como todo. A segunda, como subconjunto da primeira, tem a ver com as circunstâncias de tempo, localização, espaço, ou seja, especificidades locais,  oportunidades de cada um.  Enfim, uma educação geral benfazeja, comum a todos e especializada de acordo com as tendências, necessidades e possibilidades. Mas tudo tem um referencial: ser feliz consciente de que a felicidade e um bem que deve ser compartilhado.

Livro: Fundamentos da Educação - Uma Visão Espírita.

Cesar Soares dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário