171. Em que se
funda o dogma da reencarnação?
“Na justiça de
Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre
aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão que
seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem não
dependeu o melhorarem-se? Não são filhos de Deus todos os homens? Só entre os
egoístas se encontram a iniquidade, o ódio implacável e os castigos sem
remissão.”
Todos os
Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes faculta os meios de alcançá-la,
proporcionando-lhes as provações da vida corporal. Sua justiça, porém, lhes
concede realizar, em novas existências, o que não puderam fazer ou concluir
numa primeira prova.
Não obraria Deus
com equidade, nem de acordo com a Sua bondade, se condenasse para sempre os que
talvez hajam encontrado, oriundos do próprio meio onde foram colocados e
alheios à vontade que os animava, obstáculos ao seu melhoramento. Se a sorte do
homem se fixasse irrevogavelmente depois da morte, não seria uma única a
balança em que Deus pesa as ações de todas as criaturas e não haveria imparcialidade
no tratamento que a todas dispensa.
A doutrina da
reencarnação, isto é, a que consiste em admitir para o Espírito muitas
existências sucessivas, é a única que corresponde à ideia que formamos da
justiça de Deus para com os homens que se acham em condição moral inferior; a
única que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanças, pois que nos
oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provações. A razão
no-la indica e os Espíritos a ensinam.
O homem que tem
consciência da sua inferioridade haure consoladora esperança na doutrina da
reencarnação. Se crê na justiça de Deus, não pode contar que venha a achar-se,
para sempre, em pé de igualdade com os que mais fizeram do que ele. Sustem-no,
porém, e lhe reanima a coragem a ideia de que aquela inferioridade não o
deserda eternamente do supremo bem e que, mediante novos esforços, dado lhe
será conquistá-lo. Quem é que, ao cabo da sua carreira, não deplora haver tão
tarde ganhado uma experiência de que já não mais pode tirar proveito?
Entretanto, essa experiência tardia não fica perdida; o Espírito a utilizará em
nova existência.
O Livro dos
Espíritos – Allan Kardec.
171. Sur quoi
est fondé le dogme de la réincarnation ?
« Sur la justice
de Dieu et la révélation, car nous vous le répétons sans cesse : Un bon père
laisse toujours à ses enfants une porte ouverte au repentir. La raison ne te
dit-elle pas qu'il serait injuste de priver sans retour du bonheur éternel tous
ceux de qui il n'a pas dépendu de s'améliorer ? Est-ce que tous les hommes ne
sont pas les enfants de Dieu ? Ce n'est que parmi les hommes égoïstes qu'on
trouve l'iniquité, la haine implacable et les châtiments sans rémission. »
Tous les Esprits
tendent à la perfection, et Dieu leur en fournit les moyens par les épreuves de
la vie corporelle ; mais dans sa justice, il leur réserve d'accomplir, dans de
nouvelles existences, ce qu'ils n'ont pu faire ou achever dans une première épreuve.
Il ne serait ni
selon l'équité, ni selon la bonté de Dieu, de frapper à jamais ceux qui ont pu
rencontrer des obstacles à leur amélioration en dehors de leur volonté, et dans
le milieu même où ils se trouvent placés. Si le sort de l'homme était irrévocablement
fixé après sa mort, Dieu n'aurait point pesé les actions de tous dans la même
balance, et ne les aurait point traités avec impartialité.
La doctrine de
la réincarnation, c'est-à-dire celle qui consiste à admettre pour l'homme
plusieurs existences successives, est la seule qui réponde à l'idée que nous
nous faisons de la justice de Dieu à l'égard des hommes placés dans une
condition morale inférieure, la seule qui puisse nous expliquer l'avenir et
asseoir nos espérances, puisqu'elle nous offre le moyen de racheter nos erreurs
par de nouvelles épreuves. La raison nous l'indique et les Esprits nous
l'enseignent.
L'homme qui a la
conscience de son infériorité puise dans la doctrine de la réincarnation une
espérance consolante. S'il croit à la justice de Dieu, il ne peut espérer être
pour l'éternité l'égal de ceux qui ont mieux fait que lui. La pensée que cette
infériorité ne le déshérite pas à tout jamais du bien suprême, et qu'il pourra
la conquérir par de nouveaux efforts, le soutient et ranime son courage. Quel
est celui qui, au terme de sa carrière, ne regrette pas d'avoir acquis trop
tard une expérience dont il ne peut plus profiter ? Cette expérience tardive
n'est point perdue ; il la mettra à profit dans une nouvelle vie.
LE LIVRE DES
ESPRITS – Allan Kardec
171. What is the
basis of reincarnation?
“Reincarnation
is based on God’s justice and revelation. An affectionate father, as we have
already explained, always grants his children the opportunity to redeem
themselves, no matter how rebellious they may be. Reason alone dictates that it
would be unfair to infict eternal misery on those who have not had the
opportunity to improve themselves. Aren’t we all God’s children? Injustice,
merciless hatred, and unrelenting punishments are only found in the worlds of
selfsh people.”
All spirits
strive for perfection and God provides them this opportunity through the trials
of corporeal life. Divine justice compels them to use their new existence to do
what they were not able to do or complete in a prior trial.
It would not be
consistent with God’s justice or goodness to condemn to eternal suffering those
who have encountered obstacles to their improvement, obstacles that may have
resulted from circumstances beyond their control, and, thus, are independent of
their will. If the fate of humankind were conclusively determined after death,
God would not have weighed the actions of all objectively and according to the
same criteria.
Reincarnation,
which asserts that people have many successive lives, is the only theory that
satisfes the idea that we form of God’s justice with regard to those who are
placed in morally inferior conditions. It is the only one that can explain the
future and give us hope because it offers us a way to make amends for our
errors through new trials. This concept is indicated by reason, and taught by
the spirits.
People who are
aware of their own inferiority obtain reassuring hope from the concept of
reincarnation. If they believe in God’s justice, they cannot reasonably hope to
be immediately placed on the same level as those who have made a better use of
life. However, the knowledge that they will not be barred from supreme
happiness forever based on this inferiority, and the fact that they will be
able to reach this happiness through new efforts resuscitates their courage and
replenishes their energy. Who does not, at the end of their career, laments
that an experience was acquired too late to be of actual use? This is not a
loss, for they proft from it in a new corporeal life.
THE SPIRITS’
BOOK – Allan Kardec.
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