Desigualdade das riquezas.
808. A
desigualdade das riquezas não se originará da das faculdades, em virtude da
qual uns dispõem de mais meios de adquirir bens do que outros?
“Sim e não. Da
velhacaria e do roubo, que dizes?”
a) — Mas, a
riqueza herdada, essa não é fruto de paixões más.
“Que sabes a
esse respeito? Busca a fonte de tal riqueza e verás que nem sempre é pura.
Sabes, porventura, se não se originou de uma espoliação ou de uma injustiça?
Mesmo, porém, sem falar da origem, que pode ser má, acreditas que a cobiça da
riqueza, ainda quando bem adquirida, os desejos secretos de possuí-la o mais
depressa possível, sejam sentimentos louváveis? Isso o que Deus julga e eu te
asseguro que o seu juízo é mais severo que o dos homens.”
809. Aos que,
mais tarde, herdam uma riqueza inicialmente mal adquirida, alguma
responsabilidade cabe por esse fato?
“É fora de
dúvida que não são responsáveis pelo mal que outros hajam feito, sobretudo se o
ignoram, como é possível que aconteça. Mas fica sabendo que, muitas vezes, a
riqueza só vem ter às mãos de um homem para lhe proporcionar ensejo de reparar
uma injustiça. Feliz dele, se assim o compreende! Se a fizer em nome daquele
que cometeu a injustiça, a ambos será a reparação levada em conta, porquanto,
não raro, é este último quem a provoca.”
810. Sem quebra
da legalidade, podemos dispor de nossos bens de modo mais ou menos equitativo.
Seremos responsáveis, depois da morte, pelo destino que lhes houvermos dado?
“Toda ação
produz seus frutos; doces são os das boas ações, amargos sempre os das outras.
Sempre, entendei-o bem.”
811. Será
possível, e já terá existido, a igualdade absoluta das riquezas?
“Não; nem é
possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”
a) — Há, no
entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que
pensais a respeito?
“São cultores de
sistemas, esses tais, ou ambiciosos cheios de inveja. Não compreendem que a
igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas.
Combatei o egoísmo, que é a vossa chaga social, e não corrais atrás de
quimeras.”
812. Por não ser
possível a igualdade das riquezas, o mesmo se dará com o bem-estar?
“Não, mas o
bem-estar é relativo; todos poderiam dele gozar, se se entendessem
convenientemente, porque o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar o
seu tempo como lhe apraza, e não na execução de trabalhos pelos quais nenhum
gosto sinta. Como cada um tem aptidões diferentes, nenhum trabalho útil ficaria
por fazer. Em tudo existe o equilíbrio; o homem é quem o perturba.”
a) — Será
possível que todos se entendam?
“Os homens se
entenderão quando praticarem a lei de justiça.”
813. Há pessoas
que, por culpa sua, caem na privação e na miséria. Nenhuma responsabilidade
caberá disso à sociedade?
“Cabe,
certamente. Já dissemos que a sociedade é muitas vezes a principal culpada de
semelhante coisa. Ademais, não tem ela que velar pela educação moral dos seus
membros? Amiúde, é a má educação que lhes falseia o critério, ao invés de
sufocar-lhes as tendências perniciosas.” (685.)
O Livro dos
Espíritos – Allan Kardec.
Economic
Inequality
808. Is economic
inequality a result of the inequality of faculties, which gives some
individuals more means of acquiring wealth than others?
“Yes and no.
What about fraud and robbery? What do you say about them?”
a) Is inherited
wealth not the fruit of evil passions?
“How do you know
that? Trace their source and you will see whether it is pure or not. How do you
know whether they were earned by plundering or the fruit of an injustice?
Regardless of their origin, do you think that pining for wealth, even when
honestly acquired, is admirable? This is what God judges and Divine judgment is
often more severe than that of human beings.”
809. If a
fortune has been obtained illegally or fraudulently, are those who subsequently
inherit it held accountable?
“They are in no
way responsible for the wrong that may have been done by others, and of which
they may not even be aware. Often, fortune is granted to specific individuals
for the sole purpose of giving them the opportunity of making amends for an
injustice. If these individuals understand this, good for them! If these
individuals do it in the name of the person who committed the injustice, the
reparation will be counted to both of them, because it is often the latter who,
now in the spiritual world, has stimulated the incarnate ones to work towards
this reparation.”
810. Without
breaking the law we can dispose of our assets more or less equitably. Are we
accountable for the use we have made of it after we die?
“Every action
bears fruit. The fruit of good deeds is sweet, while that of others is always
bitter. Never forget that.”
811. Is absolute
economic equality possible? Has it ever existed?
“No, it is not possible. The variety of faculties and personalities makes it impossible.”
a) There are
those who believe that it is the remedy for all the problems of society. What
do you think of that?
“Anyone who
believes that is either motivated by both ambition and jealousy or is
responsible for the creation of systems. They do not understand that the
equality they dream of is quickly decimated by the circumstances of life. Fight
selfishness, because that is the plague of your society and do not chase after
pipe dreams.”
812. If economic
equality is not possible, is equal well-being also impossible?
“No, but
well-being is relative, and every one can enjoy it if people can reach a good
understanding among themselves. True well-being entails dedicating your time
according to you passion, not work that you dislike and for which you have no
talent. Everyone has different abilities and talents, so that no worthwhile
work is left undone. Equilibrium exists in everything, but the human race
disturbs it.”
a) Is it
possible for human beings to reach a mutual understanding?
“They will
arrive at it when they practice the law of justice.”
813. There are
those who fall into poverty and misery through no fault other than their own.
Is society responsible in such cases?
“Yes, we have
already said that society is often the primary cause of such failures. Besides,
society is responsible for providing the moral education of all its members.
Society often warps its judgment through poor education, instead of correcting
their malicious inclinations.” (See no. 685)
THE SPIRITS'
BOOK – Allan Kardec.
MALEGALECO DE
RIĈECOJ
808. Ĉu la
malegaleco de riĉecoj ne originas el la malegaleco de kapabloj, kiu ebligas al
iuj pli da akirorimedoj ol al aliaj?
“Jes kaj ne; kaj
ruzeco kaj ŝtelemo, kion vi diras pri ĉi tiuj?”
– Tamen la heredita
riĉeco ne estas frukto de malnoblaj pasioj.
“Kion vi scias
pri tio? Iru returne al ties fonto, kaj vidu, ĉu tiu ĉi estas ĉiam pura. Ĉu vi
scias, ĉu tiu riĉeco komenciĝis per uzurpado aŭ per maljustaĵo? Ni flanke lasu
momente ties originon, kiu eble estis nebona: ĉu vi kredas, ke la avidemo je
havaĵoj, eĉ se tiuj estas plej bone akiritaj, la sekretaj deziroj ilin pli frue
ekposedi, estas laŭdindaj sentoj? Jen, kion Dio juĝas, kaj mi certigas al vi, ke
Lia juĝo estas pli severa ol tiu de la homoj.”
809. Se iu
riĉeco havas malbonan originon, ĉu ties heredintoj estas respondaj por tio?
“Sendube ili ne
respondas por malbono, farita de aliaj, des malpli, ĉar ili povas ja ne scii
tiun fakton; sed sciu, ke ofte riĉeco estas donata al iu homo, nur por havigi al
li okazon kompensi maljustaĵon. Feliĉa li estas, se li tion komprenas! Se li
tiel agas en la nomo de tiu, kiu faris la maljustaĵon, la kompenso estos alkalkulita
al ambaŭ, ĉar, ofte, ĝuste la maljustulo instigas al tiu kompenso.”
810. Ne
deturnante nin de l’ leĝeco, ni povas disponi je niaj havaĵoj en pli aŭ malpli
justa maniero. Ĉu ni respondas, post nia morto, por la disponoj, kiujn ni faris?
“Ĉia ago
produktas siajn fruktojn: la fruktoj de la bonaj agoj estas dolĉaj; tiuj de la
aliaj estas ĉiam amaraj; ĉiam, komprenu bone tion.”
811. Ĉu la
absoluta egaleco de riĉecoj estas ebla, kaj ĉu ĝi iam ekzistos?
“Ne, ĝi ne estas
ebla. La diverseco de kapabloj kaj de karakteroj ĝin malebligas.”
– Tamen kelkaj homoj
kredas, ke en tiu egaleco troviĝas la kuracilo por la malbonaĵoj de l’ socio;
kion vi pensas pri tio?
“La homoj, tiel
pensantaj, estas inklinaj al sistemoj aŭ estas ambiciaj; ili ne komprenas, ke
la egaleco, kiun ili revas, estus tre rapide detruita de la fonto de l’ cirkonstancoj.
Kontraŭbatalu egoismon; tie troviĝas la ruiniga kancero de via socio, kaj ne
serĉu ĥimerojn.”
812. Se egaleco
de riĉecoj ne estas ebla, ĉu same okazas kun kontenteco?
“Ne; sed
kontenteco estas relativa, kaj ĉiu ĝin povus ĝui, se ĉiu ĝin bone komprenus; ĉar
la vera kontenteco konsistas en uzado de la tempo laŭ sia plaĉo, kaj ne en pasigado
de la tempo en laboroj, al kiuj oni sentas nenian inklinon; kaj, ĉar ĉiu havas
siajn proprajn kapablojn, tial nenia laboro restus nefarita. Ekvilibro ekzistas
en ĉio; nur la homo volas ĝin malfari.”
– Ĉu estas eble,
ke ĉiuj interkompreniĝos?
“Jes, kiam ĉiuj
praktikos la leĝon de justeco.”
813. Kelkaj homoj
falas en forlason kaj mizeron pro sia propra kulpo; ĉu la socio respondas por tio?
“Jes; ni jam
diris, ke la socio estas ofte la primara kaŭzo de tiaj eraroj; krom tio, ĉu ĝi
ne devas prizorgi la moralan edukadon? Ofte nenio alia ol malbona edukiteco
falsas la rezonadon de tiuj homoj, anstataŭ sufoki ties pereigajn inklinojn.”
(685)
La Libro de la
Spiritoj – Allan Kardec.
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