Os Superiores e
os Inferiores
9. A autoridade,
tanto quanto a riqueza, é uma delegação de que terá de prestar contas aquele
que se ache dela investido. Não julgueis que lhe seja ela conferida para lhe
proporcionar o vão prazer de mandar; nem, conforme o supõe a maioria dos
potentados da Terra, como um direito, uma propriedade. Deus, aliás, lhes prova
constantemente que não é nem uma nem outra coisa, pois que deles a retira
quando lhe apraz. Se fosse um privilégio inerente às suas personalidades, seria
inalienável. A ninguém cabe dizer que uma coisa lhe pertence, quando lhe pode
ser tirada sem seu consentimento. Deus confere a autoridade a título de missão,
ou de prova, quando o entende, e a retira quando julga conveniente.
Quem quer que
seja depositário de autoridade, seja qual for a sua extensão, desde a do senhor
sobre o seu servo, até a do soberano sobre o seu povo, não deve olvidar que tem
almas a seu cargo; que responderá pela boa ou má diretriz que dê aos seus
subordinados e que sobre ele recairão as faltas que estes cometam, os vícios a
que sejam arrastados em conseqüência dessa diretriz ou dos maus exemplos, do
mesmo modo que colherá os frutos da solicitude que empregar para os conduzir ao
bem. Todo homem tem na Terra uma missão, grande ou pequena; qualquer que ela
seja, sempre lhe é dada para o bem; falseá-la em seu princípio é, pois, falir
ao seu desempenho.
Assim como
pergunta ao rico: “Que fizeste da riqueza que nas tuas mãos devera ser um
manancial a espalhar a fecundidade ao teu derredor”, também Deus inquirirá
daquele que disponha de alguma autoridade: “Que uso fizeste dessa autoridade?
Que males evitaste? Que progresso facultaste? Se te dei subordinados, não foi
para que os fizesses escravos da tua vontade, nem instrumentos dóceis aos teus
caprichos ou à tua cupidez; fiz-te forte e confiei-te os que eram fracos, para
que os amparasses e ajudasses a subir ao meu seio.”
O superior, que
se ache compenetrado das palavras do Cristo, a nenhum despreza dos que lhe
estejam submetidos, porque sabe que as distinções sociais não prevalecem às
vistas de Deus. Ensina-lhe o Espiritismo que, se eles hoje lhe obedecem, talvez
já lhe tenham dado ordens, ou poderão dar-lhas mais tarde, e que ele então será
tratado conforme os haja tratado, quando sobre eles exercia autoridade.
Mas, se o
superior tem deveres a cumprir, o inferior, de seu lado, também os tem e não
menos sagrados. Se for espírita, sua consciência ainda mais imperiosamente lhe
dirá que não pode considerar-se dispensado de cumpri-los, nem mesmo quando o
seu chefe deixe de dar cumprimento aos que lhe correm, porquanto sabe muito bem
não ser lícito retribuir o mal com o mal e que as faltas de uns não justificam
as de outrem. Se a sua posição lhe acarreta sofrimentos, reconhecerá que sem
dúvida os mereceu, porque, provavelmente, abusou outrora da autoridade que
tinha, cabendo-lhe, portanto, experimentar a seu turno o que fizera sofressem
os outros. Se se vê forçado a suportar essa posição, por não encontrar outra
melhor, o Espiritismo lhe ensina a resignar-se, como constituindo isso uma
prova para a sua humildade, necessária ao seu adiantamento. Sua crença lhe
orienta a conduta e o induz a proceder como quereria que seus subordinados
procedessem para com ele, caso fosse o chefe. Por isso mesmo, mais escrupuloso
se mostra no cumprimento de suas obrigações, pois compreende que toda
negligência no trabalho que lhe está determinado redunda em prejuízo para
aquele que o remunera e a quem deve ele o seu tempo e os seus esforços. Numa
palavra: solicita-o o sentimento do dever, oriundo da sua fé, e a certeza de
que todo afastamento do caminho reto implica uma dívida que, cedo ou tarde, terá
de pagar. – François-Nicolas-Madeleine, Cardeal Morlot. (Paris, 1863.)
O Evangelho
Segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
LOS SUPERIORES Y
LOS INFERIORES
9. La autoridad,
lo mismo que la fortuna, es una delegación de la que se pedirá cuenta al que
está revestido de ella; no creáis que se la haya dado para procurarle el vano
placer de mandar, ni como lo creen falsamente la mayor parte de los poderosos
de la tierra, como un derecho, una propiedad. Dios, sin embargo, les prueba muy
bien que no es ni lo uno ni lo otro, puesto que se la retira cuando le place. Si
fuese un privilegio unido a la persona, sería inalienable. Nadie puede, pues,
decir que una cosa le pertenece, cuando se le puede quitar sin su
consentimiento. Dios la da a titulo de misión o de prueba, cuando así le conviene,
y la retira del mismo modo.
Cualquiera que
sea depositario de la autoridad, sea cual fuere su extensión, desde el señor
sobre su servidor, hasta el soberano sobre su pueblo, no puede negar que tiene
el encargo de almas; él responderá de la buena o mala dirección que habrá dado
a sus subordinados, y las faltas que éstos podrán cometer, los vicios a los
cuales serán arrastrados a consecuencia de esta dirección o de los malos
ejemplos, recaerán sobre él, mientras que recogerá los frutos de su solicitud
para conducirles al bien. Todo hombre tiene en la tierra una posición grande o
pequeña; cualquiera que sea, siempre se la ha dado para el bien; es, pues,
faltar si la falsea en su principio.
Si Dios pregunta
al rico: ¿Qué has hecho de la fortuna que debía ser entre tus manos un manantial
que esparciese la fecundidad a tu alrededor?, preguntará también al que posee
una autoridad cualquiera: ¿Qué uso has hecho de esa autoridad? ¿Qué males has
evitado? ¿Qué progresos has becho hacer? Si te he dado subordinados, no ha sido
para que de ellos hicieras esclavos de tu voluntad, ni instrumentos dóciles de
tus caprichos o de tu avaricia; te hice fuerte y te confié a los débiles para
sostenerles y ayudarles a subir hacia mí.
El Superior que
está penetrado de las palabras de Cristo, no desprecia a ninguno de aquellos
que están a sus órdenes, porque sabe que las distinciones sociales no existen
delante de Dios. El Espiritismo le enseña que si hoy le obedecen, le han podido
mandar o le mandarán más tarde, y entonces será tratado como él haya tratado a
los otros.
Si el superior
tiene deberes que cumplir, el inferior los tiene también por su parte, que no
son menos sagrados. Si este último es espiritista, su conciencia le dirá aún
mejor que no está dispensado de ellos, aun cuando su jefe no cumpla los suyos;
porque sabe que no debe devolver mal por mal, y que las faltas de los unos no
autorizan las de los otros. Si sufre por su posición, dice que seguramente lo
ha merecido, porque él mismo ha podido abusar en otro tiempo de su autoridad, y
porque debe resistir a la vez los inconvenientes de lo que ha hecho sufrir a
los otros. Si se ve forzado a sufrir esta posición por no encontrar otra mejor,
el Espiritismo le enseña a resignarse como una prueba de su humildad necesaria
a su adelantamiento. Su creencia le guía en su conducta; obra como quisiera que
sus subordinados obrasen con él, si fuera el jefe. Por esto mismo es más
escrupuloso en el cumplimiento de sus obligaciones, porque comprende que todo
descuido en el trabajo que se le ha confiado, es un perjuicio para el que le
remunera y a quien debe su tiempo y sus cuidados; en una palabra, está
solícito, por el cumplimiento del deber que le da su fe, y la certeza de que
toda desviación del camino derecho, es una deuda que será preciso purgar tarde
o temprano. (FranciscoNicolás-Madaleine, cardenal Morlot. París, 1863).
EL EVANGELIO
SEGÚN EL ESPIRITISMO – Allan Kardec.
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