“Gravitar para a
unidade divina, eis o fim da Humanidade. Para atingi-lo, três coisas são
necessárias: a justiça, o amor e a ciência. Três coisas lhe são opostas e
contrárias: a ignorância, o ódio e a injustiça. Pois bem: digo-vos, em verdade,
que mentis a esses princípios fundamentais, comprometendo a ideia de Deus, com
o Lhe exagerardes a severidade. Duplamente a comprometeis, deixando que no
Espírito da criatura penetre a suposição de que há nela mais clemência, mais
mansuetude, amor e verdadeira justiça, do que atribuis ao Ser Infinito.
Destruís mesmo a ideia do inferno, tornando-o ridículo e inadmissível às vossas
crenças, como o é aos vossos corações o horrendo espetáculo das execuções, das
fogueiras e das torturas da Idade Média! Pois quê! Quando banida se acha para
sempre das legislações humanas a era das cegas represálias, é que esperais
mantê-la no ideal? Oh! Crede-me, crede-me, irmãos em Deus e em Jesus Cristo,
crede-me: ou vos resignais a deixar que pereçam nas vossas mãos todos os vossos
dogmas, de preferência a que se modifiquem, ou, então, revivificai-os,
abrindo-os aos benfazejos eflúvios que os Bons, neste momento, derramam neles.
A ideia do inferno, com as suas fornalhas ardentes, com as suas caldeiras a
ferver, pôde ser tolerada, quer dizer, era perdoável num século de ferro; porém
no século dezenove não passa de vão fantasma, próprio, quando muito, para
amedrontar criancinhas; e mesmo estas, crescendo um pouco, logo deixam de crer
nela. Se persistirdes nessa mitologia aterradora, engendrareis a incredulidade,
mãe de toda a desorganização social. Tremo, entrevendo toda uma ordem social
abalada e a ruir sobre os seus fundamentos, por falta de sanção penal. Homens
de fé ardente e viva, vanguardeiros do dia da luz, mãos à obra, não para manter
fábulas que envelheceram e se desacreditaram, mas para reavivar, revivificar a
verdadeira sanção penal, sob formas condizentes com os vossos costumes, os
vossos sentimentos e as luzes da vossa época.
“Quem é, com
efeito, o culpado? É aquele que, por um desvio, por um falso movimento da alma,
se afasta do objetivo da criação, que consiste no culto harmonioso do belo, do
bem, idealizados pelo arquétipo humano, pelo Homem Deus, por Jesus Cristo.
“Que é o
castigo? A consequência natural, derivada desse falso movimento; uma certa soma
de dores necessária a desgostá-lo da sua deformidade, pela experimentação do
sofrimento. O castigo é o aguilhão que estimula a alma, pela amargura, a se
dobrar sobre si mesma e a buscar o porto de salvação. O castigo só tem por fim
a reabilitação, a redenção. Querê-lo eterno, por uma falta não eterna, é
negar-lhe toda a razão de ser.
“Oh! Em verdade
vos digo, cessai, cessai de pôr em paralelo, na sua eternidade, o Bem, essência
do Criador, com o Mal, essência da criatura. Seria criar uma penalidade
injustificável. Afirmai, ao contrário, o abrandamento gradual dos castigos e
das penas pelas transmigrações e consagrareis a unidade divina, por meio da
razão unida ao sentimento.” - PAULO, APÓSTOLO.
O Livro dos
Espíritos – Allan Kardec.
“Gravitating
towards Divine union is the goal of humanity. Three things are necessary to
reach this goal: knowledge, love and justice. Three things conflict with this
goal: ignorance, hatred and injustice. You are untrue to these fundamental
principles when you compromise the idea of God by exaggerating God’s severity,
thereby suggesting that the human being, God’s creation, has more clemency,
compassion, love and true justice than you attribute to the Creator. You even
destroy the very idea of hell and purgatory by making it as ridiculous and
inadmissible, according to your beliefs, as is, by your hearts, the disgusting
spectacles of the Middle Ages with its torturers, executioners and burnings at
the stake. Do you hope to maintain it as an ideal model when you have
eliminated the principle of blind retaliation forever from society’s
legislation? Brothers and sisters in God and Jesus Christ, believe me, you must
either resign to letting all your doctrines perish at your own hands or modify
them. You must revitalize them by opening them to the compassionate action that
the good spirits are now providing. The idea of hell full of glowing furnaces
and boiling cauldrons might have been admissible during an iron century. In the
nineteenth century, however, it is nothing more than empty images. They can
scare young children, but these children are no longer frightened when they
grow up. By persisting in upholding this terrifying illusion, you generate
skepticism, which is the root of every sort of social disorder. I shudder at
witnessing the foundations of social order shaken and crumbling into dust, due
to the lack of an effective penal sanction. Let all who are driven by a vibrant
and passionate faith, the advanced men and women of human enlightenment, join
in their efforts to erase antiquated fables and resuscitate the idea of true
penal sanctions, in harmony with the values, traditions and insights of your
time.”
"What, in
fact, is a sinner? It is one who, by a deviation from the right path, by a
false movement of the soul, has veered from the true goal of creation which
consists of the harmonious worship of the beautiful, the good, idealized by the
human archetype, the Man-God, Jesus Christ.”
What is
punishment? The natural consequence of that false movement; an amount of pain
necessary to disgust the soul of its deformity, by experiencing suffering.
Punishment is the stimulus that drives the soul through its affliction to turn
towards itself, and to return to the right path. The sole purpose of atonement
is rehabilitation and emancipation, and to assume that it lasts forever would
be to deny the reason for existing.”
“Honestly, stop
trying to establish a parallel of duration between good, the essence of the
Creator, and malevolence, the essence of the creature. This establishes a
groundless standard of retribution. On the contrary, confirm the gradual
decrease of imperfections and atonements through successive lives, and you will
reach divine union by reconciling reason with compassion.” - Paul, the Apostle.
THE SPIRITS’
BOOK – Allan Kardec.
«Gravitar hacia la
unidad divina, he aquí el objeto de la humanidad. Tres cosas son necesarias
para lograrlo: la justicia, el amor y la ciencia; tres le son opuestas y
contrarías: la ignorancia, el odio y la injusticia. Pues bien, en verdad os
digo que faltáis a aquellos tres principios, comprometiendo la idea de Dios con
la exageración de su severidad; la comprometéis doblemete, dejando penetrar en
el espíritu de la criatura la creencia de que existe en ella más clemencia,
mansedumbre, amor y verdadera justicia que no atribuís al ser infinito, y
destruís la idea del infierno, haciéndolo ridículo e inadmisible a vuestras
creencias, como lo es a vuestros corazones el horrible espectáculo de los
verdugos, hogueras y tormentos de la Edad Media. ¡Pues qué! Cuando la era de las
ciegas represalias ha sido desterrada para siempre de las legislaciones
humanas, ¿esperáis conservarla en el ideal? ¡Oh! Creedme, hermanos en Dios y en
Jesucristo, creedme; o resignaos a ver perecer en vuestras manos todos los
dogmas, antes que dejarlos variar, o bien vivificadlos, abriéndolos a los
bienhechores efluvios que en estos momentos derraman los buenos. La idea del
infierno con sus hornos ardientes y bullidoras calderas, puede ser tolerada, es
decir perdonable en un siglo de hierro; pero en el actual no es más que un
fantasma que sólo sirve para espantar a los niños, y en el que no creen éstos
cuando llegan a hombres. Insistiendo en esa horrorosa mitología, engendráis la
incredulidad madre de toda desorganización social; porque temo ver todo un orden
social conmovido y hundido por falta de sanción penal. Hombres de fe ardiente y
viva vanguardia del día de luz, a la obra, pues, no para mantener vetustas y ya
desacreditadas fábulas, sino para reanimar y vivificar la verdadera sanción
penal, bajo formas apropiadas a vuestras costumbres, a vuestros sentimientos y
a las luces de vuestra época.
»¿Quién es, en
efecto, culpable? El que por un extravío, por un movimiento falso del alma, se
separa del objeto de la creación, que consiste en el culto armonioso de lo
bello y de lo bueno, idealizado por el arquetipo humano, por el Hombre-Dios,
por Jesucristo.
»¿Qué es el
castigo? La consecuencia natural que deriva de aquel movimiento falso; una suma
de dolores necesarios para apartar al hombre de la deformidad, por medio de la
experimentación del sufrimiento. El castigo es el aguijón que excita al alma,
por medio de la amargura, a reconcentrarse en si misma y a volver a los
dominios del bien. El castigo no tiene más objeto que la rehabilitación, la
emancipación. Querer que el castigo de una falta no eterna, sea eterno,
equivale a negarle toda su razón de ser.
»¡Oh! En verdad
os lo digo, cesad, cesad de poner en parangón, respecto de su eternidad, al
bien, esencia del Creador, con el mal, esencia de la criatura. Esto equivale a
crear una penalidad injustificable. Asegurad, por el contrario, la amortización
gradual de los castigos y penas por medio de las transmigraciones, y
consagraréis con la razón unida al sentimiento, la unidad divina. - PABLO,
APÓSTOL».
EL LIBRO DE LOS
ESPÍRITUS – Allan Kardec.
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