9. Como é que
vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso
olho? — Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro do teu
olho, vós que tendes no vosso uma trave? — Hipócritas, tirai primeiro a trave
do vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do
vosso irmão. (S. Mateus, 7:3 a 5.)
10. Uma das
insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos
o mal que está em nós. Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem
pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se
para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que
pensaria eu, se visse alguém fazer o que faço? Incontestavelmente, é o orgulho
que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais,
quanto físicos. Semelhante insensatez é essencialmente contrária à caridade,
porquanto a verdadeira caridade é modesta, simples e indulgente. Caridade
orgulhosa é um contra-senso, visto que esses dois sentimentos se neutralizam um
ao outro. Com efeito, como poderá um homem, bastante presunçoso para acreditar
na importância da sua personalidade e na supremacia das suas qualidades,
possuir ao mesmo tempo abnegação bastante para fazer ressaltar em outrem o bem
que o eclipsaria, em vez do mal que o exalçaria? Por isso mesmo, porque é o pai
de muitos vícios, o orgulho é também a negação de muitas virtudes. Ele se
encontra na base e como móvel de quase todas as ações humanas. Essa a razão por
que Jesus se empenhou tanto em combatê-lo, como principal obstáculo ao
progresso.
O Evangelho
segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
9. Warum seht
ihr den Splitter in eures Bruders Auge, ihr, die ihr den Balken in eurem Auge
nicht seht? – Oder wie ihr zu eurem Bruder sagt: Lass mich den Splitter aus
deinem Auge ziehen; ihr, die ihr in eurem Auge einen Balken habt? – Ihr
Heuchler, zieht zuerst den Balken aus eurem Auge und dann könnt ihr bemühen,
den Splitter aus dem Auge eures Bruders zu entfernen. (Matthäus, Kap. VII, 3-5)
10. Einer der Fehler der Menschheit ist, das Böse der
andern zu sehen, bevor man das Böse in sich selbst sieht. Um sich selbst zu
beurteilen, sollte man sich in einem Spiegel betrachten; sich auf irgendeine
Weise aus sich selbst heraus begeben und sich dabei als eine andere Person
sehen und fragen: Was würde ich denken, wenn ich einen anderen sehen würde, der
das Gleiche tut, was ich mache? Es ist unbestreitbar der Stolz, der den
Menschen dazu bringt, seine eigenen Fehler vor sich selbst zu verbergen, sowohl
die moralischen als auch die physischen. Diese Fehler widersprechen vor allem
der Nächstenliebe, weil die wahre Nächstenliebe anspruchslos, einfach und
nachsichtig ist; die stolze Nächstenliebe wirkt paradox, da sich diese beiden
Gefühle gegeneinander aufheben. Wie kann denn ein Mensch, der so eitel ist und
an die Wichtigkeit seiner Persönlichkeit und an die Überlegenheit seiner
Eigenschaften glaubt, gleichzeitig genug Selbstverleugnung haben, um das Gute
beim andern hervorzuheben, das ihn in den Schatten stellen könnte, statt das
Böse, das ihn hervorheben könnte? Wenn der Stolz der Ursprung vieler Fehler
ist, ist er auch gleichzeitig die Verneinung von vielen Tugenden; man findet
ihn als Basis und Anlass fast aller Handlungen. Deswegen bemühte sich Jesus,
ihn als das hauptsächliche Hindernis des Fortschritts zu bekämpfen.
DAS EVANGELIUM
AUS DER SICHT DES SPIRITISMUS – Allan Kardec.
9. Kaj kial vi
rigardas la lignereton en la okulo de via frato, kaj ne pripensas la trabon en
via okulo? Kiel vi diros al via frato: Lasu min eltiri la lignereton el via
okulo; kaj jen la trabo en via propra okulo? Hipokritulo, eligu unue la trabon
el via okulo, kaj tiam vi klare vidos, por eltiri la lignereton el la okulo de
via frato. (Mateo, 7:3-5)
10. Unu el la
malsaĝaĵoj de la homaro estas vidi la mizeraĵon de aliulo, antaŭ ol vidi tiun,
kiu estas en ni mem. Por juĝi sin mem, la homo devus povi rigardi en spegulo,
iamaniere eliri eksteren de si mem, konsideri sin kiel alian personon, kaj
demandi sin: Kion mi pensus, se mi vidus iun fari tion, kion mi faras? Sendube,
nenio alia ol la fiero igas la homon kaŝi de si mem siajn proprajn malperfektaĵojn,
ĉu moralajn, ĉu fizikajn. Tiu malbona kutimo estas tute kontraŭa al la karito,
ĉar la vera karito estas modesta, simpla, indulgema; fiera karito estas
sensensaĵo, ĉar tiuj du sentoj nuligas unu alian. Ĉu efektive, homo tiel vanta,
ke li kredus la gravecon de sia personeco kaj la superecon de siaj kvalitoj,
povus samtempe havi sufiĉe da abnegacio por fari elstara en alia la bonaĵon,
kiu povus mallumigi lin, anstataŭ la malbonaĵon, kiu povus plialtigi lin, la
juĝanton? Ĝuste tial, ke fiero estas la patro de multe da malvirtoj, ĝi estas
ankaŭ la negacio de multe da virtoj; oni trovas ĝin en la fundo kaj kiel
motivon de preskaŭ ĉiuj agoj. Tial Jesuo senĉese ĝin kontraŭbatalas kiel ĉefan
baron al la progreso.
La Evangelio Laŭ
Spiritismo – Allan Kardec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário