1.
Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S.
Mateus, 5:7.)
2. Se perdoardes
aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos
perdoará os pecados; — mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham
ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (S. Mateus,
6:14 e 15.)
3. Se contra vós
pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele;
se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. — Então, aproximando-se dele,
disse-lhe Pedro: “Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver
pecado contra mim? Até sete vezes?” — Respondeu-lhe Jesus: “Não vos digo que
perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.” (S. Mateus, 18:15,
21 e 22.)
4. A
misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for
misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e
no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem
grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima
dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria
suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.
Ai daquele que
diz: nunca perdoarei. Esse, se não for condenado pelos homens, sê-lo-á por
Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não
perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites,
quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes
sete vezes.
Há, porém, duas
maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente
generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o
amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último
nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que
tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de
um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz
com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede
como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação
sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de
satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador,
que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza d’alma
granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.
O Evangelho
Segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
1. Blessed are the merciful for they shall obtain
mercy (Matthew, 5: 7).
2. For if ye forgive men their trespasses, your
Heavenly Father will also forgive you: but if ye forgive not men their
trespasses, neither will your Father forgive your trespasses (Matthew, 6: 14
& 15).
3. Moreover if they brother shall trespass against
thee, go and tell him his fault between thee and him alone: if he shall hear thee,
thou hast gained thy brother. Then came Peter to Him, and said, Lord, how oft
shall my brother sin against me, and I forgive him? Till seven times? Jesus
said unto him, I say not unto thee, Until seven times: but until seventy times
seven (Matthew, 18:15, 21 & 22).
4. Mercy is a complement to mildness, because the
person who is not merciful cannot be mild and pacific. Mercy consists of being
able to forget and forgive all offence. Hate and rancour denotes a Spirit
without any elevation or magnanimity. Being able to forget offences is the mark
of an elevated soul, which does not perturb itself with the blows it may be
dealt. The one is always anxious, of a dark susceptibility and full of
bitterness; while the other is calm, full of sweetness and charity.
Woe to those who say they will never forgive! If these
people are not already condemned by mankind, then God will surely condemn them.
What right has a person to demand forgiveness for their own faults if they are
unable to forgive those of others? Does not Jesus teach that mercy must have no
limits when He says that each one must forgive their brothers and sisters not
merely seven times, but seventy times seven?
However, there are two very different ways of
forgiving: the first is noble and great, truly generous without any hidden
thoughts, which delicately avoids hurting the self-esteem and susceptibility of
the adversary, even when that same adversary has no justification for his or
her acts. The second, on the other hand, is when someone who has been offended,
or thinks they have been offended, imposes humiliating conditions on the
supposed adversary, making felt the weight of the pardon, which can only cause
further irritation instead of calming; where, upon offering a hand to the
offended, this is not done with benevolence, but rather with ostentation, so
that the person may say to others - look how generous I am! In these
circumstances a sincere reconciliation is quite impossible for either one. No,
here there is no generosity, only a form of satisfying pride. In every dispute
the one who shows him or herself to be more conciliatory, who demonstrates more
disinterest, charity and real greatness of soul will always attract sympathy
from those who are impartial.
THE GOSPEL ACCORDING TO SPIRITISM – Allan Kardec.
1. Feliĉaj estas
la kompatemaj, ĉar ili ricevos kompaton. (Mateo, 5:7.)
2. Ĉar se vi
pardonas al homoj iliajn kulpojn, via Patro ĉiela ankaŭ pardonos al vi. Sed se
vi ne pardonas al homoj iliajn kulpojn, via Patro ankaŭ ne pardonos viajn
kulpojn. - (Mateo,6:14-15.)
3. Kaj se via
frato pekos kontraŭ vi, iru kaj montru al li la kulpon inter vi kaj li sola. Se
li aŭskultos vin, vi gajnos vian fraton. Tiam Petro venis kaj diris al li:
Sinjoro, kiomfoje povu peki mia frato kontraŭ mi, kaj mi pardonu lin? ĝis sep
fojoj? Jesuo diris al li: Mi ne diras al vi: ĝis sep fojoj; sed: Ĝis sepdekoble
sep fojoj. (Mateo, 18:15,21-22.)
4. La kompatemo
estas alplenigaĵo de la mildeco; ĉar, kiu ne estas kompatema, tiu ne povas esti
milda kaj pacama; ĝi konsistas en la forgeso kaj pardono je l' ofendoj. La
malamo kaj la venĝemo signas animon sen supereco kaj grandeco; la forgeso pri
l' ofendoj estas kvalito de alte staranta animo, ŝvebanta super la atencoj, kiujn
oni povas fari kontraŭ ĝi; unu estas ĉiam maltrankvila, suspektema, acidhumora;
la alia estas trankvila, plena de indulgemo kaj karito.
Ve al tiu, kiu
diras: Mi neniam pardonos, ĉar, se li ne estos kondamnita de la homoj, li nepre
estos kondamnita de Dio; kun kia rajto li petos pardonon por siaj propraj
kulpoj, se li mem ne pardonas la aliulajn?
Jesuo instruas
al ni, ke la kompatemo ne devas havi limojn, kiam li diras, ke oni pardonu sian
fraton, ne sep fojojn, sed ĝis sepdekoble sep fojoj.
Sed estas du tre
malsimilaj manieroj pardoni: la unua, alta, nobla, vere grandanima, sen ia kaŝita
penso, kiu delikate sin detenas vundi la memamon kaj la sentemon de la kontraŭulo,
eĉ se ĉi tiu lasta estas tute malprava; la dua, per kiu la ofendito, aŭ tiu,
kiu sin kredas ofendita, trudas al la alia humiligajn kondiĉojn kaj sentigas la
pezon de iu pardono, kiu kolerigas, anstataŭ trankviligi; se li aletendas sian
manon, li tion faras ne kun bonvolemo, sed kun sinmontremo, por povi
distrumpeti al ĉiuj: Vidu kiel grandanima mi estas! En tiaj cirkonstancoj,
reamikiĝo sincera estas neebla. Ne, en tio ne ekzistas grandanimeco, sed
maniero kontentigi la fieron.
En ĉiuj
disputoj, kiu montrigas pli akordiĝema, kiu montras pli da sindonemo, da karito
kaj da vera grandeco de animo, tiu ĉiam ricevas la simpation de senpartiaj personoj.
La Evangelio Laŭ
Spiritismo – Allan Kardec.
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