Curas.
31. Como se há
visto, o fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do
perispírito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua
natureza, esse fluido, condensado no perispírito, pode fornecer princípios
reparadores ao corpo; o Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente
propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância do seu
envoltório fluídico. A cura se opera mediante a substituição de uma molécula
malsã por uma molécula sã. O poder curativo estará, pois, na razão direta da
pureza da substância inoculada; mas, depende também da energia da vontade que,
quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior
força de penetração dará ao fluido. Depende ainda das intenções daquele que
deseje realizar a cura, seja homem ou Espírito. Os fluidos que emanam de uma
fonte impura são quais substâncias medicamentosas alteradas.
32. São
extremamente variados os efeitos da ação fluídica sobre os doentes, de acordo
com as circunstâncias. Algumas vezes é lenta e reclama tratamento prolongado,
como no magnetismo ordinário; doutras vezes é rápida, como uma corrente
elétrica. Há pessoas dotadas de tal poder, que operam curas instantâneas
nalguns doentes, por meio apenas da imposição das mãos, ou, até, exclusivamente
por ato da vontade. Entre os dois polos extremos dessa faculdade, há infinitos
matizes. Todas as curas desse gênero são variedades do magnetismo e só diferem
pela intensidade e pela rapidez da ação. O princípio é sempre o mesmo: o fluido,
a desempenhar o papel de agente terapêutico e cujo efeito se acha subordinado à
sua qualidade e a circunstâncias especiais.
33. A ação
magnética pode produzir-se de muitas maneiras:
1.º pelo próprio
fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano,
cuja ação se acha adstrita à força e, sobretudo, à qualidade do fluido;
2.º pelo fluido
dos Espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja
para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico
espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral
qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está na razão direta das
qualidades do Espírito;(1)
3.º pelos
fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo
para esse derramamento. É o magnetismo misto, semiespiritual, ou, se o
preferirem, humano-espiritual. Combinado com o fluido humano, o fluido
espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o
concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado
por um apelo do magnetizador.
34. É muito
comum a faculdade de curar pela influência fluídica e pode desenvolver-se por
meio do exercício; mas, a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos,
essa é mais rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional. No
entanto, em épocas diversas e no seio de quase todos os povos, surgiram
indivíduos que a possuíam em grau eminente. Nestes últimos tempos, apareceram
muitos exemplos notáveis, cuja autenticidade não sofre contestação. Uma vez que
as curas desse gênero assentam num princípio natural e que o poder de operá-las
não constitui privilégio, o que se segue é que elas não se operam fora da
natureza e que só são miraculosas na aparência.(2)
(1) Exemplos:
Revue spirite, fevereiro de 1863, pág. 64; — abril de 1865, pág. 113; —
setembro de 1865, pág. 264.
(2) Casos de
curas instantâneas relatados na Revue spirite: “O príncipe de Hohenlohe”,
dezembro de 1866, pág. 368; — “Jacob”, outubro e novembro de 1866, págs. 312 e
345; outubro e novembro de 1867, págs. 306 e 339; — “Simonet”, agosto de 1867,
página 232; — “Caid Hassan”, outubro de 1867, pág. 303; — “O cura Gassner”,
novembro de 1867, pág. 331.
A Gênese – Allan
Kardec.
Cures
31. The
universal fluid is, as has been seen, the primitive element of the carnal body
and of the perispirit, which are only transformation of it. By the sameness of
its nature this fluid can furnish to the body the principal reparative. Being
condensed in the perispirit, the propelling power is the spirit, incarnated or
discarnated, which infiltrates into a deteriorated body a part of the substance
of its fluid-envelope. The cure is performed by the substitution of an
unhealthy molecule for a healthy one. The curative power will then be drawn
from the purity of the inoculated substance. It depends also upon the energy of
the will, which provokes a more abundant fluid-emission, and gives to the fluid
a greater force of penetration. In short, it is the intentions of he who
desires to cure, let him be man or spirit. The fluids which emanate from an
impure source are like defective medical substances.
32. The effects
of the fluidic-action upon illnesses varied according to circumstances. Its
action is sometimes slow, and requires a prolonged treatment, as in ordinary
magnetism. At other times it is rapid as an electric current. There are some
persons endowed with such a magnetic power, that they perform upon certain ill
people instantaneous cures only by the laying-on of hands, or sometimes by the
sole act of will. Between the two extreme poles of this faculty there is an
infinite variety of distinctive shades. All the cures of this kind are from the
different varieties of magnetism, and differ only in the power and rapidity of
their action. The principle is always the same: it is the fluid which plays the
role of therapeutic agent, the effect of which is subordinated to its quality
and to special circumstances.
33. Magnetic action can be produced in many ways:
1st By the fluid
of the magnetizer himself; properly speaking, magnetism, or human magnetism,
the action of which is subordinate to the power, and above all to the quality
of the fluid.
2nd By fluid
from the spirit acting directly and without intermediation upon an incarnate
being, either to cure or to calm suffering, to provoke spontaneous
somnambulistic sleep, or to exercise over the individual any moral or physical
influence whatever. That is spiritual magnetism, of which the quality is
determined by the quality of the spirit. *
3rd By the fluid
which the spirits shed upon the magnetizer, to which the latter serves as a
conductor. This is mixed magnetism, semi-spiritual, or human-spiritual. The
spiritual fluid, combined with the physical, gives to the latter the qualities
which are wanting to it. The meeting of spirits for a like circumstance is
sometimes spontaneous, but more often it is brought about by the call of the
magnetizer.
34. The faculty to cure by the fluidic-influx is very common, and can develop itself by exercise; but that of curing instantaneously by the laying-on of hands is rare and its power can be considered as exceptional. However, it has been seen at diverse epochs, and in nearly every nation there are some individuals who possess it to an eminent degree. Lately many remarkable examples have been seen of it, the authenticity of which cannot be contested. Since these kinds of cures rest upon a principle of nature, the power of performing them is not a preference shown, or a departure from nature’s laws. They can only be miraculous in appearance.(2)
(1) Examples:
“Revue Spirite,” Feb., 1863, p. 64; April, 1865, p. 133; Sept., 1865, p. 264.
(2) Examples of
instantaneous cures reported in the “Revue Spirite”: The Prince of Hohenlohe,
Dec., 1866, p. 368; Jacob, Oct. and Nov., 1866, pp. 312 and 345; Oct. and Nov.,
1867, pp. 306 and 339; Simonet, Aug., 1867, p. 232; Caid Hassan, Oct., 1867, p.
303; The Curate Gassner, Nov., 1867, p. 331.
GENESIS – Allan Kardec.
Resanigoj
31. – Kiel oni
vidis, la universa fluido estas la primitiva elemento de la karna korpo kaj de
la perispirito, kiuj de tiu fluido estas nuraj transformiĝoj. Pro la identeco
de sia naturo, tiu fluido, kondensita en la perispirito, povas liveri
rebonigajn principojn al la korpo; la Spirito, enkarniĝinta aŭ elkarniĝinta, estas
la propulsa aganto, kiu sorbigas al konsumiĝinta korpo parton el la substanco
de sia fluideca envolvaĵo. La resaniĝo fariĝas per substituo de sana molekulo
al molekulo malsana.
La resaniga povo
do rilatas al la pureco de la sorbigita substanco; sed ĝi ankaŭ dependas de la
energio de la volo, kiu estigas pli abundan elĵeton de fluido, al ĉi tiu
donante pli grandan penetran forton; fine ĝi ankaŭ dependas de la intencoj de
tiu, kiu volas resanigi, ĉu li estas homo aŭ Spirito.
La fluidoj
emanantaj de malsupera fonto efikas kvazaŭ difektitaj medikamentaj substancoj.
32. – La efikoj
de la fluideca agado sur la malsanojn treege varias laŭ la cirkonstancoj. Tiu
agado kelkfoje estas malrapida kaj postulas longan kuracadon, kiel ĉe la
ordinara magnetismo; aliajn fojojn ĝi estas rapida kiel elektra fluo.
Ekzistas
personoj dotitaj per tiela povo, ke ili ĉe kelkaj malsanuloj estigas subitajn
resaniĝojn per la nura surmetado de manoj aŭ eĉ per sola ago de la volo. Inter
ambaŭ ekstremoj de tiu kapablo senfine diversas la nuancoj. Ĉiuj ĉi-specaj
resanigoj estas varioj de la magnetismo kaj diferencas inter si nur per la potenco
kaj la rapideco de la agado. La principo restas ĉiam la sama, nome la fluido,
kiu rolas kiel terapia aganto kaj kies efiko dependas de ĝia kvalito kaj de
specialaj cirkonstancoj.
33. – La magneta
agado povas fariĝi plurmaniere:
1-e Per la
fluido mem de la magnetizanto; ĝi estas la ĝustasenca magnetismo, aŭ homa
magnetismo, kies agado dependas de la potenco kaj ĉefe de la kvalito de la
fluido;
2-e Per la
fluido de la Spiritoj, agantaj rekte kaj sen ia peranto sur enkarnulon, ĉu por
kuraci aŭ kvietigi ian suferadon, ĉu por estigi la spontanan somnambulan
dormon, ĉu por efiki sur la individuon per ia fizika aŭ morala influo. Ĝi estas
la spirita magnetismo, kies kvalito rekte rilatas al la kvalitoj de la Spirito.(1)
3-e Per la fluido,
per kiu la Spiritoj surverŝas la magnetizanton, kiu al ĝi servas kiel konduktilo.
Ĝi estas la magnetismo miksa, duonspirita aŭ, se oni volas, homa-spirita. La
spirita fluido, kombinita kun la homa fluido, havigas al ĉi tiu la al ĝi mankantajn
kvalitojn. La helpo de la Spiritoj, en tiuj cirkonstancoj, estas iafoje
spontana, sed plejofte ĝin venigas la alvoko de la magnetizanto.
34. – La kapablo
resanigi per la fluideca influo estas tre ordinara kaj povas disvolviĝi per la
praktikado; sed la subita resanigo per la surmetado de manoj estas malofta kaj
ĝian apogeon oni povas rigardi escepta. Aperis tamen, en diversaj epokoj kaj
preskaŭ ĉe ĉiuj popoloj, individuoj, kiuj ĝin posedis en eminenta grado.
Lastatempe oni vidis plurajn rimarkindajn ekzemplojn, kies aŭtenteco ne povas
esti kontestata. Ĉar tiaspecaj resanigoj sidas sur natura principo, kaj la povo
ilin estigi ne konstituas ian privilegion, tial sekvas, ke ili ne fariĝas ekster
la Naturo kaj estas miraklaj nur laŭŝajne.(2)
***
1 - Ekzemploj:
Revue Spirite, februaro 1863, p. 64; aprilo 1865, p.
113; septembro
1865, p. 264.
2 - Ekzemploj de
subitaj resanigoj raportitaj en la Revue Spirite: “La princo de Hohenlohe”,
decembro 1866, p. 368; – “Jakobo”, oktobro kaj novembro 1866, p. 312 kaj 345;
oktobro kaj novembro 1867, p. 306 kaj 339; – “Simonet”, aŭgusto 1867, p. 232; –
“Caid Hassan”, oktobro 1867, p. 303; – “Parokestro Gassner”, novembro 1867, p.
331.
La Genezo –
Allan Kardec.
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