domingo, 8 de outubro de 2023

Curas / Cures / Resanigoj.

 

Curas.

31. Como se há visto, o fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do perispírito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no perispírito, pode fornecer princípios reparadores ao corpo; o Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância do seu envoltório fluídico. A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. O poder curativo estará, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada; mas, depende também da energia da vontade que, quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido. Depende ainda das intenções daquele que deseje realizar a cura, seja homem ou Espírito. Os fluidos que emanam de uma fonte impura são quais substâncias medicamentosas alteradas.

32. São extremamente variados os efeitos da ação fluídica sobre os doentes, de acordo com as circunstâncias. Algumas vezes é lenta e reclama tratamento prolongado, como no magnetismo ordinário; doutras vezes é rápida, como uma corrente elétrica. Há pessoas dotadas de tal poder, que operam curas instantâneas nalguns doentes, por meio apenas da imposição das mãos, ou, até, exclusivamente por ato da vontade. Entre os dois polos extremos dessa faculdade, há infinitos matizes. Todas as curas desse gênero são variedades do magnetismo e só diferem pela intensidade e pela rapidez da ação. O princípio é sempre o mesmo: o fluido, a desempenhar o papel de agente terapêutico e cujo efeito se acha subordinado à sua qualidade e a circunstâncias especiais.

33. A ação magnética pode produzir-se de muitas maneiras:

1.º pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação se acha adstrita à força e, sobretudo, à qualidade do fluido;

2.º pelo fluido dos Espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está na razão direta das qualidades do Espírito;(1)

3.º pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento. É o magnetismo misto, semiespiritual, ou, se o preferirem, humano-espiritual. Combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, as mais das vezes, provocado por um apelo do magnetizador.

34. É muito comum a faculdade de curar pela influência fluídica e pode desenvolver-se por meio do exercício; mas, a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos, essa é mais rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional. No entanto, em épocas diversas e no seio de quase todos os povos, surgiram indivíduos que a possuíam em grau eminente. Nestes últimos tempos, apareceram muitos exemplos notáveis, cuja autenticidade não sofre contestação. Uma vez que as curas desse gênero assentam num princípio natural e que o poder de operá-las não constitui privilégio, o que se segue é que elas não se operam fora da natureza e que só são miraculosas na aparência.(2)

(1) Exemplos: Revue spirite, fevereiro de 1863, pág. 64; — abril de 1865, pág. 113; — setembro de 1865, pág. 264.

(2) Casos de curas instantâneas relatados na Revue spirite: “O príncipe de Hohenlohe”, dezembro de 1866, pág. 368; — “Jacob”, outubro e novembro de 1866, págs. 312 e 345; outubro e novembro de 1867, págs. 306 e 339; — “Simonet”, agosto de 1867, página 232; — “Caid Hassan”, outubro de 1867, pág. 303; — “O cura Gassner”, novembro de 1867, pág. 331.

A Gênese – Allan Kardec.

Cures

31. The universal fluid is, as has been seen, the primitive element of the carnal body and of the perispirit, which are only transformation of it. By the sameness of its nature this fluid can furnish to the body the principal reparative. Being condensed in the perispirit, the propelling power is the spirit, incarnated or discarnated, which infiltrates into a deteriorated body a part of the substance of its fluid-envelope. The cure is performed by the substitution of an unhealthy molecule for a healthy one. The curative power will then be drawn from the purity of the inoculated substance. It depends also upon the energy of the will, which provokes a more abundant fluid-emission, and gives to the fluid a greater force of penetration. In short, it is the intentions of he who desires to cure, let him be man or spirit. The fluids which emanate from an impure source are like defective medical substances.

32. The effects of the fluidic-action upon illnesses varied according to circumstances. Its action is sometimes slow, and requires a prolonged treatment, as in ordinary magnetism. At other times it is rapid as an electric current. There are some persons endowed with such a magnetic power, that they perform upon certain ill people instantaneous cures only by the laying-on of hands, or sometimes by the sole act of will. Between the two extreme poles of this faculty there is an infinite variety of distinctive shades. All the cures of this kind are from the different varieties of magnetism, and differ only in the power and rapidity of their action. The principle is always the same: it is the fluid which plays the role of therapeutic agent, the effect of which is subordinated to its quality and to special circumstances.

33. Magnetic action can be produced in many ways:

1st By the fluid of the magnetizer himself; properly speaking, magnetism, or human magnetism, the action of which is subordinate to the power, and above all to the quality of the fluid.

2nd By fluid from the spirit acting directly and without intermediation upon an incarnate being, either to cure or to calm suffering, to provoke spontaneous somnambulistic sleep, or to exercise over the individual any moral or physical influence whatever. That is spiritual magnetism, of which the quality is determined by the quality of the spirit. *

3rd By the fluid which the spirits shed upon the magnetizer, to which the latter serves as a conductor. This is mixed magnetism, semi-spiritual, or human-spiritual. The spiritual fluid, combined with the physical, gives to the latter the qualities which are wanting to it. The meeting of spirits for a like circumstance is sometimes spontaneous, but more often it is brought about by the call of the magnetizer.

34. The faculty to cure by the fluidic-influx is very common, and can develop itself by exercise; but that of curing instantaneously by the laying-on of hands is rare and its power can be considered as exceptional. However, it has been seen at diverse epochs, and in nearly every nation there are some individuals who possess it to an eminent degree. Lately many remarkable examples have been seen of it, the authenticity of which cannot be contested. Since these kinds of cures rest upon a principle of nature, the power of performing them is not a preference shown, or a departure from nature’s laws. They can only be miraculous in appearance.(2)

(1) Examples: “Revue Spirite,” Feb., 1863, p. 64; April, 1865, p. 133; Sept., 1865, p. 264.

(2) Examples of instantaneous cures reported in the “Revue Spirite”: The Prince of Hohenlohe, Dec., 1866, p. 368; Jacob, Oct. and Nov., 1866, pp. 312 and 345; Oct. and Nov., 1867, pp. 306 and 339; Simonet, Aug., 1867, p. 232; Caid Hassan, Oct., 1867, p. 303; The Curate Gassner, Nov., 1867, p. 331.

GENESIS – Allan Kardec.

Resanigoj

31. – Kiel oni vidis, la universa fluido estas la primitiva elemento de la karna korpo kaj de la perispirito, kiuj de tiu fluido estas nuraj transformiĝoj. Pro la identeco de sia naturo, tiu fluido, kondensita en la perispirito, povas liveri rebonigajn principojn al la korpo; la Spirito, enkarniĝinta aŭ elkarniĝinta, estas la propulsa aganto, kiu sorbigas al konsumiĝinta korpo parton el la substanco de sia fluideca envolvaĵo. La resaniĝo fariĝas per substituo de sana molekulo al molekulo malsana.

La resaniga povo do rilatas al la pureco de la sorbigita substanco; sed ĝi ankaŭ dependas de la energio de la volo, kiu estigas pli abundan elĵeton de fluido, al ĉi tiu donante pli grandan penetran forton; fine ĝi ankaŭ dependas de la intencoj de tiu, kiu volas resanigi, ĉu li estas homo aŭ Spirito.

La fluidoj emanantaj de malsupera fonto efikas kvazaŭ difektitaj medikamentaj substancoj.

32. – La efikoj de la fluideca agado sur la malsanojn treege varias laŭ la cirkonstancoj. Tiu agado kelkfoje estas malrapida kaj postulas longan kuracadon, kiel ĉe la ordinara magnetismo; aliajn fojojn ĝi estas rapida kiel elektra fluo.

Ekzistas personoj dotitaj per tiela povo, ke ili ĉe kelkaj malsanuloj estigas subitajn resaniĝojn per la nura surmetado de manoj aŭ eĉ per sola ago de la volo. Inter ambaŭ ekstremoj de tiu kapablo senfine diversas la nuancoj. Ĉiuj ĉi-specaj resanigoj estas varioj de la magnetismo kaj diferencas inter si nur per la potenco kaj la rapideco de la agado. La principo restas ĉiam la sama, nome la fluido, kiu rolas kiel terapia aganto kaj kies efiko dependas de ĝia kvalito kaj de specialaj cirkonstancoj.

33. – La magneta agado povas fariĝi plurmaniere:

1-e Per la fluido mem de la magnetizanto; ĝi estas la ĝustasenca magnetismo, aŭ homa magnetismo, kies agado dependas de la potenco kaj ĉefe de la kvalito de la fluido;

2-e Per la fluido de la Spiritoj, agantaj rekte kaj sen ia peranto sur enkarnulon, ĉu por kuraci aŭ kvietigi ian suferadon, ĉu por estigi la spontanan somnambulan dormon, ĉu por efiki sur la individuon per ia fizika aŭ morala influo. Ĝi estas la spirita magnetismo, kies kvalito rekte rilatas al la kvalitoj de la Spirito.(1)

3-e Per la fluido, per kiu la Spiritoj surverŝas la magnetizanton, kiu al ĝi servas kiel konduktilo. Ĝi estas la magnetismo miksa, duonspirita aŭ, se oni volas, homa-spirita. La spirita fluido, kombinita kun la homa fluido, havigas al ĉi tiu la al ĝi mankantajn kvalitojn. La helpo de la Spiritoj, en tiuj cirkonstancoj, estas iafoje spontana, sed plejofte ĝin venigas la alvoko de la magnetizanto.

34. – La kapablo resanigi per la fluideca influo estas tre ordinara kaj povas disvolviĝi per la praktikado; sed la subita resanigo per la surmetado de manoj estas malofta kaj ĝian apogeon oni povas rigardi escepta. Aperis tamen, en diversaj epokoj kaj preskaŭ ĉe ĉiuj popoloj, individuoj, kiuj ĝin posedis en eminenta grado. Lastatempe oni vidis plurajn rimarkindajn ekzemplojn, kies aŭtenteco ne povas esti kontestata. Ĉar tiaspecaj resanigoj sidas sur natura principo, kaj la povo ilin estigi ne konstituas ian privilegion, tial sekvas, ke ili ne fariĝas ekster la Naturo kaj estas miraklaj nur laŭŝajne.(2)

***

1 - Ekzemploj: Revue Spirite, februaro 1863, p. 64; aprilo 1865, p.

113; septembro 1865, p. 264.

2 - Ekzemploj de subitaj resanigoj raportitaj en la Revue Spirite: “La princo de Hohenlohe”, decembro 1866, p. 368; – “Jakobo”, oktobro kaj novembro 1866, p. 312 kaj 345; oktobro kaj novembro 1867, p. 306 kaj 339; – “Simonet”, aŭgusto 1867, p. 232; – “Caid Hassan”, oktobro 1867, p. 303; – “Parokestro Gassner”, novembro 1867, p. 331.

La Genezo – Allan Kardec.

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