392. Por que
perde o Espírito encarnado a lembrança do seu passado?
“Não pode o
homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em sua sabedoria. Sem o véu que
lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do
escuro para o claro. Esquecido de seu passado, ele é mais ele mesmo. ”
393. Como pode o
homem ser responsável por atos e resgatar faltas de que se não lembra? Como
pode aproveitar da experiência de vidas de que se esqueceu? Concebe-se que as
tribulações da existência lhe servissem de lição, se se recordasse do que as
tenha podido ocasionar. Desde que, porém, disso não se recorda, cada existência
é, para ele, como se fosse a primeira e eis que então está sempre a recomeçar.
Como conciliar isto com a justiça de Deus?
“Em cada nova
existência, o homem dispõe de mais inteligência e melhor pode distinguir o bem
do mal. Onde o seu mérito se se lembrasse de todo o passado? Quando o Espírito
volta à vida primitiva (a vida espírita), diante dos olhos se lhe estende toda
a sua vida pretérita. Vê as faltas que cometeu e que deram causa ao seu sofrer,
assim como de que modo as teria evitado. Reconhece justa a situação em que se
acha e busca então uma existência capaz de reparar a que vem de transcorrer.
Escolhe provas análogas às de que não soube aproveitar, ou as lutas que
considere apropriadas ao seu adiantamento e pede a Espíritos que lhe são
superiores que o ajudem na nova empresa que sobre si toma, ciente de que o
Espírito que lhe for dado por guia nessa outra existência se esforçará pelo
levar a reparar suas faltas, dando-lhe uma espécie de intuição das em que
incorreu. Tendes essa intuição no pensamento, no desejo criminoso que
frequentemente vos assalta e a que instintivamente resistis, atribuindo, as
mais das vezes, essa resistência aos princípios que recebestes de vossos pais,
quando é a voz da consciência que vos fala. Essa voz, que é a lembrança do
passado, vos adverte para não recairdes nas faltas de que já vos fizestes
culpados. Na nova existência, se sofre com coragem aquelas provas e resiste, o
Espírito se eleva e ascende na hierarquia dos Espíritos, ao voltar para o meio
deles.”
Não temos, é
certo, durante a vida corpórea, lembrança exata do que fomos, nem do bem ou do
mal que fizemos, em anteriores existências; mas temos de tudo isso a intuição,
sendo as nossas tendências instintivas uma reminiscência do passado. E a nossa
consciência, que é o desejo que experimentamos de não reincidir nas faltas já
cometidas, nos concita a resistir àqueles pendores.
O Livro dos
Espíritos – Allan Kardec.
392. Why does an incarnate spirit forget its past?
“Human beings cannot and must not know everything. God, out of Divine wisdom,
has willed this to be so. Without the veil that hides things from our view, we
would be overwhelmed, like someone who suddenly goes from darkness to light. By
forgetting our past, we are able to be ourselves more fully.”
393. How can human beings be held accountable for
their actions and atone for their faults when they have absolutely no
recollection of them? How can they proft from the experience acquired in lives
that they have forgotten? The trials and tribulations of life could teach them
some sort of lesson if they remembered the behavior that has brought them upon
them. If they forget everything, each new existence is like the frst, and they
must start from scratch. How can this be reconciled with the justice of God?
“With each new existence human beings become more
intelligent, and better able to distinguish between good and bad. If they
remembered their entire past, where would their merit be? When spirits reenter
their original life, the spirit life, their entire past unfurls before them.
They see the faults that they have committed, the cause of all their suffering,
and they also see what would have prevented these faults. They understand the
justice of their situation, and they seek a new existence to repair the
mistakes of their most recent life. They ask for new trials equivalent to those
in which they have failed, or that they feel will likely aid their advancement.
They ask superior spirits to support them in the new task that they are about
to undertake, because they know that their guides will strive to help them shed
their faults by giving them a sort of intuition of those they have committed in
the past. This intuition is the foul thought that often tempts you and that you
instinctively resist.
While you attribute this resistance to the principles
you have learned from your parents, it is actually due to your conscience. That
voice is the recollection of your past, warning you not to be ensnared by the
same traps into which you have already fallen. Those who undergo the trials of
a new existence with strength and courage, and resist the temptation to do
wrong, rise in the spirit hierarchy to a higher ranking, which they will assume
upon their return.” While we do not precisely recall who we have been, and the
good or bad that we have done in our past lives, we have the intuition of our
past in the instinctive predispositions that our conscience warns us to resist.
Our conscience is the desire we have conceived to avoid repeating our past
faults in the future.
THE SPIRITS' BOOK – Allan Kardec.
392. Kial la enkarniĝinta Spirito perdas memoron pri
sia pasinteco?
“La homo ne povas
nek devas ĉion scii; Dio, per Sia saĝeco, tiel volas. Sen la vualo, kaŝanta al
li iujn aferojn, la homo estus kvazaŭ blindigita, kiel iu, kiu subite transpasus
de mallumo en lumon. Per la forgeso de sia pasinteco, li pli bone konservas
sian memon.”
393. Kial la
homo, devas respondi por faroj, kaj kiel li povas elaĉeti kulpojn, kiujn li ne
memoras? Kiel profiti sian sperton, akiritan dum ekzistadoj
falintaj en forgeson? Estus kompreneble, ke la suferoj estus por li leciono, se
li memorus ties kaŭzojn; sed, ĉar tia memoro ne ekzistas, tial ĉiu ekzistado
estas kvazaŭ la unua kaj, ankaŭ, tial, li ĉiam denove komencas vivi. Kiel konformigi tion
al la justeco de Dio?
“En ĉiu nova ekzistado la homo posedas pli da inteligenteco kaj pli klare povas distingi bonon de malbono. Kiu estus lia merito en la okazo, se li memorus sian tutan pasintecon? Kiam la Spirito revenas al sia primitiva vivo (la spirita vivo), lia tuta pasinta vivo disvolviĝas antaŭ li: li vidas la erarojn, kiujn li faradis kaj kiuj estas la kaŭzo de lia suferado, kaj tion, kion li povus esti farinta por ilin eviti: li komprenas la justecon de sia pozicio kaj serĉas, tiam, ekzistadon, en kiu li povos plibonigi tiun finitan. Li penas ricevi suferojn similajn al tiuj, kiujn li jam spertis, aŭ la luktojn, kiujn li opinias plej taŭgaj por lia progresado, kaj petas la Superajn Spiritojn, ke ili helpu lin ĉe lia nova tasko; ĉar li scias, ke la Spirito, elektita kiel lia gvidanto dum tiu nova ekzistado, penos igi lin kompensi siajn erarojn, inspirante al li ian intuicion pri tiuj eraroj. Pro tiu intuicio mem vi instinkte rezistas kontraŭ krima penso aŭ deziro, vin ofte subite atakanta; plej ofte vi atribuas tiun reziston al la principoj, kiujn vi ricevis de viaj gepatroj; tamen vere ĝi estas voĉo de via konscienco, voĉo, kiu estas memoro pri via pasinteco, voĉo avertanta vin, ke vi ne falu denove, ke vi ne refaru samajn erarojn. Se la Spirito, paŝanta en tiu nova ekzistado, kuraĝe elportas kaj superas siajn provojn, li plinobliĝas kaj estas promociita en la hierarkio de la Spiritoj, kiam li revenas en ilian rondon.”
Se, dum la
enkorpa vivo, ni ja ne tute klare memoras, kio ni estis, kaj la bonon aŭ
malbonon, kiujn ni faris dum antaŭaj ekzistadoj, pri ĉio ni havas almenaŭ ian
intuicion. Niaj instinktaj inklinoj estas memoro pri la pasinteco; kontraŭ tiuj
inklinoj nia konscienco, kiu estas nia deziro ne plu fari samajn erarojn,
admonas nin rezisti.
La Libro de la
Spiritoj – Allan Kardec.
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