11. Em vão se
objeta que o esquecimento constitui obstáculo a que se possa aproveitar da
experiência de vidas anteriores. Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre
o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimos
inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou,
então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em
todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações
sociais.
Frequentemente,
o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo de novo
relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se
reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez
no íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado em presença daquelas a quem
houvesse ofendido.
Para nos
melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que necessitamos e nos
basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos
seria prejudicial.
Ao nascer, traz
o homem consigo o que adquiriu, nasce qual se fez; em cada existência, tem um
novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi antes: se se vê
punido, é que praticou o mal. Suas atuais tendências más indicam o que lhe
resta a corrigir em si próprio e é nisso que deve concentrar-se toda a sua
atenção, porquanto, daquilo de que se haja corrigido completamente, nenhum
traço mais conservará. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência,
advertindo-o do que é bem e do que é mal e dando-lhe forças para resistir às
tentações.
Aliás, o
esquecimento ocorre apenas durante a vida corpórea. Volvendo à vida espiritual,
readquire o Espírito a lembrança do passado; nada mais há, portanto, do que uma
interrupção temporária, semelhante à que se dá na vida terrestre durante o
sono, a qual não obsta a que, no dia seguinte, nos recordemos do que tenhamos
feito na véspera e nos dias precedentes.
E não é somente
após a morte que o Espírito recobra a lembrança do passado. Pode dizer-se que
jamais a perde, pois que, como a experiência o demonstra, mesmo encarnado,
adormecido o corpo, ocasião em que goza de certa liberdade, o Espírito tem
consciência de seus atos anteriores; sabe por que sofre e que sofre com
justiça. A lembrança unicamente se apaga no curso da vida exterior, da vida de
relação. Mas, na falta de uma recordação exata, que lhe poderia ser penosa e
prejudicá-lo nas suas relações sociais, forças novas haure ele nesses instantes
de emancipação da alma, se os sabe aproveitar.
O Evangelho
Segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
11. En vano se
objeta el olvido como un obstáculo para que se pueda aprovechar de la
experiencia de las existencias anteriores. Si Dios ha juzgado conveniente echar
un velo sobre el pasado, es porque debe ser útil. En efecto, este recuerdo
tiene inconvenientes muy graves; podría en ciertos casos humillarnos
excesivamente, o bien exaltar también nuestro orgullo, y por lo mismo, poner
trabas a nuestro libre albedrío; en todos los casos, hubiera ocasionado una
perturbación inevitable en las relaciones sociales.
El espíritu
renace a mentido en el mismo centro en donde vivió, y se encuentra en
relaciones con las mismas personas, a fin de reparar el mal que les ha hecho.
Si reconociese en ellas a las que ha odiado, su encono despertaría quizá, y en
todos casos, se vería humillado ante los que hubiera ofendido.
Dios nos ha dado
para mejorarnos precisamente lo que nos es necesario y puede bastarnos: la voz
de la conciencia y nuestras tendencias instintivas y nos quita lo que pudiera
dañarnos.
El hombre al
nacer trae consigo lo que ha adquirido; nace según ha querido él mismo; cada existencia
es para él un nuevo punto de partida; poco le importa saber lo que era; es
castígado por el mal que ha hecho; sus actuales tendencias malas son indicio de
lo que debe corregir, y sobre esto debe concentrar toda su atención, porque de
lo que se ha corregido completamente, no queda ya rastro. Las buenas
resoluciones que ha tomado son la voz de la conciencia que le advierte de lo
que es bueno o malo, y le da fuerza para resistir a las malas tentaciones. Por
lo demás, ese olvido sólo tiene lugar durante la vida corporal. Cuando entra en
la vida espiritual, el espíritu recobra el recuerdo del pasado; así, pues, sólo
es una interrupción momentánea, como sucede en la vida terrestre durante el
sueño, lo que no impide que al día siguiente se acuerde de lo que hizo la vigilia
y los días precedentes.
No es sólo
después de la muerte cuando el espíritu recobra el recuerdo de su pasado; se
puede decir que no lo pierde nunca;. porque la experiencia prueba que en la
encarnación, durante el sueño del cuerpo, cuando goza de cierta libertad el
espíritu tiene conciencia de sus actos anteriores; sabe por qué sufre y que
sufre justamente; el recuerdo sólo se borra durante la vida exterior de
relaciones. Pero a falta de un recuerdo preciso que podría serle muy penoso y perjudicarle
en sus relaciones sociales, saca nuevas fuerzas en estos instantes de
emancipación del alma, si supo aprovecharlos.
EL EVANGELIO
SEGÚN EL ESPIRITISMO – Allan Kardec.
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