Médium quer
dizer medianeiro, intermediário. Mediunidade é a faculdade humana, natural,
pela qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos. Não é um poder oculto
que se possa. desenvolver através de práticas rituais ou pelo poder misterioso
de um iniciado ou de um guru. A Mediunidade pertence ao campo da comunicação.
Desenvolve-se naturalmente nas pessoas de maior sensibilidade para a captação
mental e sensorial de coisas e fatos do mundo
espiritual que nos cerca e nos afeta com as suas vibrações psíquicas e
afetivas. Da mesma forma que a inteligência e as demais faculdades humanas, a
Mediunidade se desenvolve no processo de relação. Geralmente o seu
desenvolvimento é cíclico, ou seja, processa-se por etapas sucessivas, em forma
de espiral. As crianças a possuem, por assim dizer, à flor da pele, mas
resguardada pela influência benéfica e controladora dos espíritos protetores,
que as religiões chamam de anjos da guarda. Nessa fase infantil as
manifestações mediúnicas são mais de caráter anímico; a criança projeta a sua
alma nas coisas e nos seres que a rodeiam, recebem as intuições orientadoras
dos seus protetores, às vezes vêem e denunciam a presença de espíritos e não
raro transmitem avisos e recados dos espíritos aos familiares, de maneira positiva
e direta ou de maneira simbólica e indireta. Quando passam dos sete ou oito anos
integram-se melhor no condiciona-mento da vida terrena, desligando-se progressivamente das relações
espirituais e dando mais importância às relações humanas. O espírito se ajusta
no seu escafandro para enfrentar os problemas do mundo. Fecha-se o primeiro
ciclo mediúnico, para a seguir abrir-se o segundo. Considera-se então que a
criança não tem mediunidade, a fase anterior é levada à conta da imaginação e
da fabulação infantis.
É geralmente na
adolescência, a partir dos doze ou treze anos, que se inicia o segundo ciclo.
No primeiro ciclo só se deve intervir no processo mediúnico com preces e passes,
para abrandar as excitações naturais da criança, quase sempre carregadas de reminiscências
estranhas do passado carnal ou espiritual. Na adolescência o seu corpo já amadureceu
o suficiente para que as manifestações mediúnicas se tornem mais intensas e
positivas. É tempo de encaminhá-la com informações mais precisas sobre o
problema mediúnico. Não se deve tentar o seu desenvolvimento em sessões, a não
ser que se trate de um caso obsessivo. Mas mesmo nesse caso é necessário
cuidado para orientar o adolescente sem excitar a sua imaginação, acostumando-o
ao processo natural regido pelas leis do crescimento. O passe, a prece, as
reuniões para estudo doutrinário são os meios de auxiliar o processo sem
forçá-lo, dando-lhe a orientação necessária. Certos adolescentes integram-se
rápida e naturalmente na nova situação e se preparam a sério para a atividade
mediúnica. Outros rejeitam a mediunidade e procuram voltar-se apenas para os
sonhos juvenis. É a hora das atividades lúdicas, dos jogos e esportes, do
estudo e aquisição de conhecimentos gerais, da integração mais completa na
realidade terrena. Não se deve forçá-los, mas apenas
estimulá-los no tocante aos ensinos espíritas. Sua mente se abre para o contato
mais profundo e constante com a vida do mundo. Mas ele já traz na consciência
as diretrizes próprias da sua vida, que se manifestarão mais ou menos nítidas
em suas tendências e em seus anseios. Forçá-lo a seguir um rumo que repele é
cometer uma violência de graves conseqüências futuras. Os exemplos dos familiares
influem mais em suas opções do que os ensinos e as exortações orais. Ele toma
conta de si mesmo e firma a sua personalidade. É preciso respeitá-lo e ajudá-lo
com amor e compreensão. No caso de manifestações espontâneas da mediunidade é conveniente
reduzi-las ao círculo privado da família ou de um grupo de amigos nas instituições
juvenis, até que sua mediunidade se defina, impondo-se por si mesma.
O terceiro ciclo
ocorre geralmente na passagem da adolescência para a juventude, entre os
dezoito e vinte e cinco anos. É o tempo, nessa fase, dos estudos sérios do Espiritismo
e da Mediunidade, bem como da prática mediúnica livre, nos centros e grupos espíritas.
Se a mediunidade não se definiu devidamente, não se deve ter preocupações. Há
processos que demoram até a proximidade dos 30 anos, da maturidade corporal,
para a verdadeira eclosão da mediunidade. Basta mantê-lo em ligação com as
atividades espíritas, sem forçá-lo. Se ele não revela nenhuma tendência
mediúnica, o melhor é dar-lhe apenas acesso a atividades sociais ou
assistenciais. As sessões de educação mediúnica (impropriamente chamadas de
desenvolvimento) destinam-se apenas a médiuns já caracterizados por
manifestações espontâneas, portanto já desenvolvidos.
Há ainda um
quarto ciclo, correspondente a mediunidades que só aparecem após a maturidade,
na velhice ou na sua aproximação. Trata-se de manifestações que se tornam possíveis
devido às condições da idade: enfraquecimento físico, permitindo mais fácil expansão
das energias perispiríticas; maior introversão da mente, com a diminuição de atividades
da vida prática, estado de apatia neuropsíquica, provocado pelas mudanças orgânicas
do envelhecimento. Esses fatores permitem maior desprendimento do espírito e seu
relacionamento com entidades desencarnadas. Esse tipo de mediunidade tardia tem
pouca duração, constituindo uma espécie de preparação mediúnica para a morte. Restringe-se
a fenômenos de vidência, comunicação oral, intuição, percepção extrasensorial e
psicografia. Embora seja uma preparação, a morte pode demorar vários anos, durante
os quais o espírito se adapta aos problemas espirituais com que não se preocupou
no correr da vida. Esses fatos comprovam o conceito de mediunidade como simples
modalidade do relacionamento homem-espírito. Kardec lembra que o fato de o espírito
estar encarnado não o priva de relacionar-se com os espíritos libertos, da
mesma maneira que um cidadão encarcerado pode conversar com um cidadão livre
através das grades. Não se trata das conhecidas visões de moribundos no leito
mortuário, mas de típico desenvolvimento tardio de mediunidade que, pela
completa integração do indivíduo na vida carnal, imantado aos problemas do
dia-a-dia, não conseguiu aflorar. A sua manifestação tardia lembra o adágio de
que os extremos se tocam. A velhice nos devolve à proximidade do mundo
espiritual, em posição semelhante à das crianças.
Na verdade, a
potencialidade mediúnica nunca permanece letárgica. Pelo contrário, ela se
atualiza com mais freqüência do que supomos, passa de potência a ato em diversos
momentos da vida, através de pressentimentos, previsões de acontecimentos simples,
como o encontro de um amigo há muito ausente, percepções extra-sensoriais que
atribuímos à imaginação ou à lembrança e assim por diante. Vivemos mediunicamente,
entre dois mundos e em relação permanente com entidades espirituais. Durante o
sono, como Kardec provou através de pesquisas ao longo de mais de dez anos,
desprendemo-nos do corpo que repousa e passamos ao plano espiritual. Nos momentos
de ausência psíquica de distração, de cochilo, distanciamo-nos do corpo rapidamente
e a ele retornamos como o pássaro que voa e volta ao ninho. A Psicologia procura
explicar esses lapsos fisiologicamente, mas as reações orgânicas a que atribui
o fato não são causa e sim efeito de um ato mediúnico de afastamento do
espírito. Os estudos de Hipnotismo comprovam isso, mostrando que a hipnose
interfere constantemente em nossa vigília, fazendo-nos dormir em pé e sonhar
acordados, como geralmente se diz. A busca científica de uma essência orgânica
da mediunidade nunca deu nem dará resultados. Porque a mediunidade tem sua
essência na liberdade do espírito.
Chegando a este
ponto podemos colocar o problema em termos mais precisos: a mediunidade é a
manifestação do espírito através do corpo. No ato mediúnico tanto se manifesta
o espírito do médium como um espírito ao qual ele atende e serve. Os problemas
mediúnicos consistem, portanto, simplesmente na disciplinação das relações espírito-corpo.
É o que chamamos de educação mediúnica. Na proporção em que o médium aprende,
como espírito, a controlar a sua liberdade e a selecionar as suas relações
espirituais, sua mediunidade se aprimora e se torna segura. Assim o bom médium
é aquele que mantém o seu equilíbrio psicofísico e procede na vida de maneira a
criar para si mesmo um ambiente espiritual de moralidade, amor e respeito pelo
próximo. A dificuldade maior está em se fazer o médium compreender que, para
tanto, não precisa tornar-se santo, mas apenas um homem de bem. Os objetivos de
santidade perseguidos pelas religiões, através dos milênios, gerou no mundo uma
expectativa incômoda para todos os que se dedicam aos problemas espirituais.
Ninguém se torna santo através de sufocação dos poderes vitais do homem e
adoção de um comportamento social de aparência piedosa. O resultado disso é o
fingimento, a hipocrisia que Jesus condenou incessantemente nos fariseus, uma
atitude permanente de condescendência e bondade que não corresponde às
condições íntimas da criatura. O médium deve ser espontâneo, natural, uma
criatura humana normal, que não tem motivos para se julgar superior aos outros.
Todo fingimento e todo artifício nas relações sociais leva os indivíduos à
falsidade e à trapaça. A chamada reforma-íntima esquematizada e forçada não
modifica ninguém, apenas artificializa enganosamente os que a seguem. As
mudanças interiores da criatura decorrem de suas experiências na existência,
experiências vitais e consciências que produzem mudanças profundas na visão
íntima do mundo e da vida.
Essa colocação
dos problemas mediúnicos sugere um conceito da mediunidade que nos leva às
próprias raízes do Espiritismo. A Mediunidade nos aparece como o fundamento de
toda a realidade. O momento do fiat, da Criação do Cosmos, é um ato mediúnico.
Quando o espírito estrutura a matéria para se manifestar na Criação, constrói o
elemento intermediário entre ele e a realidade sensível ou material. A matéria
se torna o médium do espírito. Assim, a vida é uma permanente manifestação
mediúnica do espírito que, por ela, se projeta e se manifesta no plano sensível
ou material. O Inteligível, que é o espírito, o princípio inteligente do
Universo, dá a sua mensagem inteligente através das infinitas formas da
Natureza, desde os reinos mineral, vegetal e animal, até o reino hominal, onde
a mediunidade se define em sua plenitude. A responsabilidade do Homem, da
Criatura Humana, expressão mais elevada do Médium, adquire dimensões cósmicas. Ele
é o produto multimilenar da evolução universal e carrega em sua mediunidade
individual o pesado dever de contribuir para que a Humanidade realize o seu
destino cósmico. A compreensão deste problema é indispensável para que os
médiuns aprendam a zelar pelas suas faculdades.
Livro:
Mediunidade (Vida e Comunicação)
Herculano Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário