domingo, 6 de novembro de 2022

DAS OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS / SPIRIT OCCUPATIONS AND MISSIONS. (1)

558. Alguma outra coisa incumbe aos Espíritos fazer, que não seja melhorarem-se pessoalmente?

“Concorrem para a harmonia do universo, executando as vontades de Deus, cujos ministros eles são. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas que nada tem de penosa, como a vida na Terra, porque não há a fadiga corporal, nem as angústias das necessidades.”

559. Também desempenham função útil no universo os Espíritos inferiores e imperfeitos?

“Todos têm deveres a cumprir. Para a construção de um edifício, não concorre tanto o último dos serventes de pedreiro, como o arquiteto?” (540.)

560. Tem atribuições especiais cada Espírito?

“Todos temos que habitar todas as regiões e adquirir o conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente ao que se efetua em todos os pontos do universo. Mas, como diz o Eclesiastes, há tempo para tudo. Assim, tal Espírito cumpre hoje neste mundo o seu destino, tal outro cumprirá ou já cumpriu o seu, em época diversa, na terra, na água, no ar, etc.”

561. São permanentes para cada um, e estão nas atribuições exclusivas de certas classes as funções que os Espíritos desempenham na ordem das coisas?

“Todos têm que percorrer os diferentes graus da escala, para se aperfeiçoarem. Deus, que é justo, não poderia ter dado a uns a ciência sem trabalho, enquanto que outros só a adquirem com esforço.”

Também entre os homens ninguém chega ao supremo grau de perfeição numa arte qualquer sem que tenha adquirido os conhecimentos necessários, praticando os rudimentos dessa arte.

562. Já não tendo o que adquirir, os Espíritos da ordem mais elevada se acham em repouso absoluto, ou também lhes tocam ocupações?

“Que quererias que fizessem na eternidade? A ociosidade eterna seria um eterno suplício.”

a) — De que natureza são as suas ocupações?

“Receber diretamente as ordens de Deus, transmiti-las ao universo inteiro e velar pela sua execução.”

563. São incessantes as ocupações dos Espíritos?

“Incessantes, sim, atendendo-se a que sempre ativos são os seus pensamentos, porquanto vivem pelo pensamento. Importa, porém, não identifiqueis as ocupações dos Espíritos com as ocupações materiais dos homens. Para os Espíritos, a atividade constitui, em si mesma, fonte de prazer, pela consciência que têm de estarem sendo úteis.”

a)     — Concebe-se isto com relação aos Espíritos bons. Dar-se-á, entretanto, o mesmo com os Espíritos inferiores?

“A estes cabem ocupações apropriadas à sua natureza. Confiais, porventura, ao obreiro manual e ao ignorante trabalhos que só o homem instruído pode executar?”

564. Haverá Espíritos que se conservem ociosos, ou que de nenhuma coisa útil se ocupem?

“Há, mas esse estado é temporário e subordinado ao desenvolvimento de suas inteligências. Certamente há Espíritos que, como certos homens, só para si mesmos vivem. Pesa-lhes, porém, essa ociosidade e, cedo ou tarde, o desejo de progredir lhes faz sentir a necessidade de atividade, e felizes se sentirão por poderem tornar-se úteis. Referimo-nos aos Espíritos que chegaram ao ponto de terem consciência de si mesmos e livre-arbítrio; porquanto, em sua origem, todos são quais crianças que acabam de nascer e que obram mais por instinto que por vontade expressa.”

565. Atentam os Espíritos em nossos trabalhos de arte e por eles se interessam?

“Atentam no que prove a elevação dos Espíritos e seus progressos.”

566. Um Espírito que haja cultivado na Terra uma especialidade artística, que tenha sido, por exemplo, pintor, ou arquiteto, se interessa de preferência pelos trabalhos que constituíram objeto de sua predileção durante a vida?

“Tudo se confunde num objetivo geral. Se for um Espírito bom, esses trabalhos o interessarão na medida do ensejo que lhe proporcionem de auxiliar as almas a se elevarem para Deus. Ademais, esqueceis que um Espírito que cultivou certa arte, na existência em que o conhecestes, pode ter cultivado outra em anterior existência, pois que lhe cumpre saber tudo para ser perfeito. Assim, conforme o grau do seu adiantamento, pode suceder que nada seja para ele uma especialidade. Foi o que eu quis significar, dizendo que tudo se confunde num objetivo geral. Notai ainda o seguinte: o que, no vosso mundo atrasado, considerais sublime, não passa de infantilidade, comparado ao que há em mundos mais adiantados. Como pretenderíeis que os Espíritos que habitam esses mundos, onde existem artes que desconheceis, admirem o que, aos seus olhos, corresponde a trabalhos de colegiais? Por isso disse eu: atentam no que demonstre progresso.”

a) — Concebemos que seja assim, em se tratando de Espíritos muito adiantados. Referimo-nos, porém, a Espíritos mais vulgares, que ainda se não elevaram acima das ideias terrenas.

“Com relação a esses, o caso é diferente. Mais restrito é o ponto de vista donde observam as coisas. Podem, portanto, admirar o que vos cause admiração.”

567. Costumam os Espíritos imiscuir-se em nossos prazeres e ocupações?

“Os Espíritos vulgares, como dizes, costumam. Esses vos rodeiam constantemente e com frequência tomam parte muito ativa no que fazeis, de conformidade com suas naturezas. Cumpre assim aconteça, para impelir os homens pelas diversas veredas da vida, e para lhes excitar ou moderar as paixões.”

Com as coisas deste mundo os Espíritos se ocupam segundo o grau de elevação ou de inferioridade em que se achem. Os Espíritos superiores dispõem, sem dúvida, da faculdade de examiná-las nas suas mínimas particularidades, mas só o fazem na medida em que isso seja útil ao progresso. Unicamente os Espíritos inferiores ligam a essas coisas uma importância relativa às reminiscências que ainda conservam e às ideias materiais que ainda se não extinguiram neles.

568. Os Espíritos que têm missões a cumprir, as cumprem na erraticidade, ou encarnados?

“Podem cumpri-las num e noutro estado. Para certos Espíritos errantes, é uma grande ocupação.”

569. Em que consistem as missões de que podem ser encarregados os Espíritos errantes?

“São tão variadas que seria impossível descrevê-las. Muitas há mesmo que não podeis compreender. Os Espíritos executam as vontades de Deus e não vos é dado penetrar-lhe todos os desígnios.”

As missões dos Espíritos têm sempre por objeto o bem. Quer como Espíritos, quer como homens, são incumbidos de auxiliar o progresso da humanidade, dos povos ou dos indivíduos, dentro de um círculo de ideias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais, de preparar os caminhos para certos acontecimentos, de velar pela execução de determinadas coisas. Alguns desempenham missões mais restritas e, de certo modo, pessoais ou inteiramente locais, como sejam assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se constituíram guias e protetores, dirigi-los, dando-lhes conselhos ou inspirando-lhes bons pensamentos.

Pode dizer-se que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a resguardar, assim no mundo físico, como no moral. O Espírito se adianta conforme à maneira por que desempenha a sua tarefa.

O Livro dos Espíritos – Allan kardec.

558. Do spirits have anything else to do besides working on their own personal betterment?

“They contribute to the harmony of the universe by carrying out the will of God, whom they serve. Spirit life is a ceaseless occupation, but nothing like the painful labor of the human life because spirits experience neither physical weariness nor the torment of physical needs.”

559. Do lower and imperfect spirits have any useful purpose in the universe?

“They all have duties to fulfll. Doesn’t the lowest mason contribute to the construction of a building as much as the architect?” (See no. 540)

560. Does each spirit have special attributes?

“We must live everywhere and acquire knowledge of all things by successively observing all the details of the universe. Nevertheless, as per the Ecclesiastes, ‘there is an appointed time for everything.’ While one spirit is accomplishing its destiny today in your world, another will or already has accomplished it during another period on Earth in the water, in the air, and so on.”

561. Are the functions fulflled by spirits permanent? Do they constitute the exclusive attributes of certain classes?

“Every spirit must climb each step of the ladder to reach perfection. God, who is just, has not given science to some while forcing others to acquire it through painful effort.”

The same stands true for human beings, as no one arrives at the highest degree of skill in any art without having acquired the necessary knowledge by practicing every single concept of that art, no matter how small.

562. As the most elevated spirits have nothing more to acquire, does this mean that they are in a state of absolute rest, or do they also have occupations?

“What would you like them to be for eternity?? Eternal idleness for them would be an eternal anguish.”

a) What is the nature of their occupations?

“They receive orders directly from God, convey them throughout the universe, and oversee their fulfllment.”

563. Are spirits incessantly occupied?

“Yes, if by incessantly you mean that their thought is always active, because they live by thought. A spirit’s occupations differ from a person’s material occupations in that it is a pleasure since the spirit is cognizant of being useful.”

a) This may apply to superior spirits, but what about lower ones?

“The occupations of lower spirits correspond to their nature. Would you assign intellectual responsibilities to an illiterate day laborer?”

564. Do some spirits remain idle, partaking in nothing that is useful?

“Yes, but this is temporary and depends on the development of their intelligence. Some spirits live only for themselves, as some humans do. Still, their idleness is a burden, and the desire to advance, eventually, causes them to feel the need to be active. They are happy to make themselves useful. We are speaking of spirits who have arrived at the necessary point of self-consciousness and free will. At their origin, they are like newborn babies, and act more out of instinct than from any semblance of a resolute will.”

565. Do spirits survey and take an interest in our works of art?

“They scrutinize whatever indicates the elevation of incarnate spirits and their progress.”

566. Does a spirit who has held a special occupation on Earth, such as a painter or an architect for example, take a special interest in the felds they preferred on Earth?

“Everything is merged into one general goal. Good spirits are interested in whatever enables them to assist others in rising closer to God. Furthermore, a spirit may have practiced an art during the existence in which you knew them could have practiced another in another lifetime. Remember, spirits must know everything to be perfect. To achieve maximum advancement, they must have no specialty, which is a point I alluded to in saying that everything merges into one general goal. Take note that what seems sublime to you in your rudimentary world, would be nothing more than child’s play in higher worlds. How can you presume that spirits inhabiting these higher worlds would admire what, in their eyes, is the work of a child, when they have arts and sciences that transcend your senses? As I have already stated: they examine whatever may indicate progress.”

a) We understand that this is the case with very advanced spirits. However, what about more common spirits who have not yet risen above human ideas?

“That is a different story. Their perspective is narrower in scope, and they may admire what you admire.”

567. Do spirits ever participate in our occupations and pleasures?

“Ordinary spirits, as you call them, do. They are always around you, and have a role in everything that you do (which may be more or less active). They do this to motivate men in the different walks of life, and to rouse or curb their passions.”

Spirits are interested in this world in proportion to their elevation or inferiority. Higher spirits have the power of looking into the smallest details of things, but only do so when they think it is useful to progress. Lower ranking spirits attribute a degree of importance to such things in proportion to what is left of their memory of this world and material notions.

568. When spirits receive a mission, do they accomplish it when errant or when incarnated?

“They may be assigned a mission in either state. For some errant spirits, this mission is a very important occupation.”

569. What missions may be assigned to errant spirits?

“It would be impossible to list them all because they are so diverse, and there are even some that you could not possibly understand. Spirits carry out God’s will, and you are not able to gain access to all of God’s designs.”

The purpose of a mission is always good. Whether as spirits or incarnate beings, they are expected to help advance the progress of humanity, nations and individuals alike, within a more or less extensive range of ideas. They pave the way for specifc events and oversee the success of specifc things. Some spirits may have a mission that is narrower in scope, and are considered personal or even localized. They help the sick, the dying or the suffering, serving as a guide and protector, and helping them find their way by their guidance or the honest thoughts they suggest.

There are as many spirit missions as there are interests, whether in the physical world or in the spirit world. Each spirit advances according to how it accomplishes the task with which it has been entrusted.

THE SPIRITS' BOOK – Allan Kardec.

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