segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AS VIRTUDES NAS DIVERGENCIAS


            

        Um dos grandes entraves para a paz no mundo é exatamente a dificuldade que os religiosos tem para saber conviver com quem diverge de seu pensamento. Nadas mais comprobatório de que estamos longe de viver o que acreditamos do que isso. O fundamentalismo, em seus vários níveis, começa aí. No universo individual, podemos infernizar nossa vida e das outras pessoas por intermédio da intolerância.

      Quantas vezes encontramos pessoas anatemizando outras porque creem de forma diferente ou porque não aceitam pontos de vistas opostos? A paz tem início no exercício da tolerância, do respeito ao outro, na disposição de entender que o outro pode nos enriquecer com sua visão de mundo. Nada mais contrário ao Evangelho ( nos referindo, obviamente, aos cristãos)do que a condenação a alguem pelo fato de agir fora da crença. O evangelho começa pelo respeito à diversidade.

      Nossa contribuição por um mundo melhor começa pela virtude a que nos referimos. Já estaremos aliviando o planeta se não guerrearmos pela "posse" de Deus e da verdade universal e absoluta.

Minha pequena contribuição: O cristão briga e discuti religião, enquanto que o Crístico propaga-a e vivencia-a. Jesus é nosso modelo e guia da humanidade, Ele mesmo asseverou aquele que quiser me segui tome a sua cruz e siga-me; agir tal qual da maneira que ele agiu, nos faz seu um homem Cristico. Pense Nisto! Antônio Ramos.

Perg. 625 (Livro dos Espíritos - Allan kardec) - Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servi de guia e modelo?
Resposta: Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário