sábado, 5 de março de 2022

Justiça das Aflições / THE JUSTICE OF AFFLICTIONS.

3. Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contrassenso; mais ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições? Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec.

3. The compensation promised by Jesus to the afflicted of this Earth can only be effected in a future life. Without the certainty of this future these maxims would be a contradiction; still more, they would be a decoy. Even with this certainty it is difficult to understand the convenience of suffering in order to be happy. It is said that it is to acquire greater merit. But then we ask: Why do some suffer more than others? Why are some born in misery and others in opulence without having done anything to justify this situation? Why is it that some never manage to achieve anything, while for others everything seems to smile? Yet what is even less understandable is why benefits and misfortunes are divided so unequally between vice and virtue. Why do we find virtuous people suffering side by side with the wicked who prosper? Faith in the future can console and instil patience, but it does not explain these irregularities which appear to contradict God's justice. However, once God's existence has been admitted one cannot conceive Him as being less than infinitely perfect. He is naturally all powerful, all just and all kindness, without which He would not be God. If He is supremely good and just then He cannot act capriciously, nor yet with partiality. The vicissitudes of life derive from a cause, and as God is just so then that cause must also be just. This is what each one of us must convince ourselves of. Through the teachings of Jesus, God started Man on the path to find that cause, and now that Man is sufficiently mature as to be able to understand, He has revealed the cause by means of Spiritism. That is to say, through the words of the Spirits.

 THE GOSPEL ACCORDING TO SPIRITISM -  Allan Kardec.

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