3. Somente na
vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da
Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contrassenso; mais
ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a
conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas,
então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na
miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique
essas posições? Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece
sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam
tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens
virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar
e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a
justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o
pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o
poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é
soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade.
Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo,
justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por
meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje,
julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela
completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra
dos Espíritos.
O Evangelho
Segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
3. The compensation promised by Jesus to the afflicted
of this Earth can only be effected in a future life. Without the certainty of
this future these maxims would be a contradiction; still more, they would be a
decoy. Even with this certainty it is difficult to understand the convenience
of suffering in order to be happy. It is said that it is to acquire greater
merit. But then we ask: Why do some suffer more than others? Why are some born
in misery and others in opulence without having done anything to justify this
situation? Why is it that some never manage to achieve anything, while for
others everything seems to smile? Yet what is even less understandable is why
benefits and misfortunes are divided so unequally between vice and virtue. Why
do we find virtuous people suffering side by side with the wicked who prosper?
Faith in the future can console and instil patience, but it does not explain
these irregularities which appear to contradict God's justice. However, once
God's existence has been admitted one cannot conceive Him as being less than
infinitely perfect. He is naturally all powerful, all just and all kindness,
without which He would not be God. If He is supremely good and just then He
cannot act capriciously, nor yet with partiality. The vicissitudes of life
derive from a cause, and as God is just so then that cause must also be just.
This is what each one of us must convince ourselves of. Through the teachings
of Jesus, God started Man on the path to find that cause, and now that Man is
sufficiently mature as to be able to understand, He has revealed the cause by
means of Spiritism. That is to say, through the words of the Spirits.
THE GOSPEL ACCORDING TO SPIRITISM - Allan Kardec.
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