3. Entrai pela
porta estreita, porque larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a
ela conduz, e muitos são os que por ela entram. – Quão pequena é a porta da
vida! quão apertado o caminho que a ela conduz! e quão poucos a encontram! (S.
MATEUS, 7:13 e 14)
4. Tendo-lhe
alguém feito esta pergunta: Senhor, serão poucos os que se salvam?
Respondeu-lhes ele: – Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois vos
asseguro que muitos procurarão transpô-la e não o poderão. – E quando o pai de
família houver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater,
dizendo: Senhor, abre-nos; ele vos responderá: não sei donde sois. –
Pôr-vos-eis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença e nos instruíste nas
nossas praças públicas. – Ele vos responderá: Não sei donde sois; afastai-vos
de mim, todos vós que praticais a iniquidade.
Então, haverá
prantos e ranger de dentes, quando virdes que Abraão, lsaac, Jacob e todos os
profetas estão no reino de Deus e que vós outros sois dele expelidos. – Virão
muitos do Oriente e do Ocidente, do Setentrião e do Meio-Dia, que participarão
do festim no reino de Deus. – Então, os que forem últimos serão os primeiros e
os que forem primeiros serão os últimos.
(S. LUCAS, 13:23
a 30.)
5. Larga é a
porta da perdição, porque são numerosas as paixões más e porque o maior número
envereda pelo caminho do mal. É estreita a da salvação, porque a grandes
esforços sobre si mesmo é obrigado o homem que a queira transpor, para vencer
suas más tendências, coisa a que poucos se resignam. É o complemento da máxima:
“Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.”
Tal o estado da
Humanidade terrena, porque, sendo a Terra mundo de expiação, nela predomina o
mal. Quando se achar transformada, a estrada do bem será a mais freqüentada. Aquelas
palavras devem, pois, entender-se em sentido relativo e não em sentido
absoluto. Se houvesse de ser esse o estado normal da Humanidade, teria Deus
condenado à perdição a imensa maioria das suas criaturas, suposição
inadmissível, desde que se reconheça que Deus é todo justiça e bondade.
Mas, de que
delitos esta Humanidade se houvera feito culpada para merecer tão triste sorte,
no presente e no futuro, se toda ela se achasse degredada na Terra e se a alma
não tivesse tido outras existências? Por que tantos entraves postos diante de
seus passos? Por que essa porta tão estreita que só a muito poucos é dado
transpor, se a sorte da alma é determinada para sempre, logo após a morte?
Assim é que, com a unicidade da existência, o homem está sempre em contradição
consigo mesmo e com a justiça de Deus. Com a anterioridade da alma e a
pluralidade dos mundos, o horizonte se alarga; faz-se luz sobre os pontos mais
obscuros da fé; o presente e o futuro tornam-se solidários com o passado, e só
então se pode compreender toda a profundeza, toda a verdade e toda a sabedoria
das máximas do Cristo.
O Evangelho
Segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
3. Enter ye in
at the strait gate: for wide is the gate, and broad is the way, that leadeth to
destruction, and many there be which go in thereat: because strait is the gate,
and narrow is the way, which leadeth unto life, and few there be that find it (Matthew,
7: 13-14).
4. Then said one
unto Him, Lord, are there few that be saved? And He said unto them, Strive to
enter in at the strait gate: for many, I say unto you, will seek to enter in,
and shall not be able, when once the master of the house is risen up, and hath
shut to the door, and ye begin to stand without, and to knock at the door,
saying, Lord, Lord, open unto us; and He shall answer and say unto you, I know
you not whence ye are; then shall ye begin to say, We have eaten and drunk in
Thy presence, and Thou hast taught in our streets. But He shall say, I tell
you, I know you not whence you are; depart from me, all ye workers of iniquity
There shall be weeping and gnashing of teeth, when ye shall see Abraham, and
Isaac, and Jacob, and all the prophets, in the Kingdom of God, and you
yourselves thrust out And they shall come from the east, and from the west, and
from the north, and from the south, and shall sit down in the Kingdom of God,
and, behold, there are last which shall be first, and there are first which shall
be last (Luke, 13: 23-30).
5. Wide is the
door to damnation, because evil passions are numerous and the vast majority of
humanity follow this pathway. That of salvation is narrow, because Man is
obliged to exert great control over himself in order to dominate his evil
tendencies if he wishes to pass through, and this is something that few are
resigned enough to do. It complements the maxim 'Many are called, but few are
chosen.'
This then is the
situation of terrestrial humanity, because as the Earth is a world of
atonement, evil is the predominating factor. When the planet has been
transformed the pathway to goodness will be the one most frequently followed.
Therefore these words should be understood in a relative manner and not as an
absolute. If this was to be the permanent state of humanity then God would have
condemned the great majority of His creatures to damnation, which is an
inadmissible supposition since we recognise that God is all justice and all
kindness.
But what crimes
has humanity committed to deserve such an unhappy state of affairs, in the
present and the future, if everything here on Earth is so degraded, and if the
soul has had no other existences? Why are there so many obstacles placed before
each one? Why is the gateway so narrow as to allow only a few to enter if the
destiny of the soul is permanently determined immediately after death? In this
way, with only one existence, Man would always be at odds with himself and with
God's justice. But with the pre-existence of the soul and the plurality of
worlds, the horizons spread out; enlightenment comes to even the most obscure
points of faith; the present and the future become linked to the past and it is
then that it is possible to understand the depth, truth and wisdom of those
words spoken by Christ.
THE GOSPEL
ACCORDING TO SPIRITISM – Allan Kardec.
3. Entrad por la
puerta estrecha, porque ancha es la puerta y espacioso el camino que lleva a la
perdición y muchos los que entran por él. - ¡Qué angosta es la puerta, y qué
estrecho el camino que lleva a la vida: y pocos son los que atinan con él. (San
Mateo, cap. VII, v. 13 y 14).
4. Y le dijo un
hombre: Señor, ¿son pocos los que se salvan? Y él le dijo: Porfiad a entrar por
la puerta angosta: porque os digo que muchos procurarán entrar, y no podrán. Y
cuando el padre de familia hubiera entrado, y cerrado la puerta, vosotros
estaréis fuera y comenzaréis a llamar a la puerta, diciendo: Señor, ábrenos: y
él os responderá diciendo: no sé de donde sois vosotros. - Entonces comenzaréis
a decir: Delante de tí comimos y bebimos, y en nuestras plazas enseñaste. - Y
os dirá: No sé de donde sois vosotros: apartáos de mí todos los obradores de la
iniquidad.
Allí será d
llorar, y el crugir de dientes: y cuando veréis a Abraham y a Isaac y a Jacob,
a todos los profetas en el reino de Dios, y que vosotros sois arrojados fuera.
- Y vendrá de Oriente y de Occidente, y de Aquilón y Austro y se sentarán a la
mesa en el reino de Dios. -- Y he aquí que son postreros los que serán
primeros, y que son primeros los que serán postreros. (San Lucas, cap. XIII, v.
de 23 a 30).
5. La puerta de
la perdición es ancha, porque las malas pasiones son numerosas y el camino del
mal es frecuentado por el mayor número. La de la salvación es estrecha, porque
el hombre que quiere penetrar por ella debe hacer grandes esfuerzos sobre sí
mismo para vencer sus malas tendencias, y pocos se resignan a ello; éste es el
complemento de la máxima: Muchos son los llamados y pocos los escogidos.
Tal es el estado
actual de la humanidad terrestre, porque siendo la tierra un mundo de
expiación, el mal domina; cuando sea transformada, el camino del bien será más
frecuentado. Estas palabras, deben, pues, entenderse en sentido relativo y no
en sentido absoluto. Si tal debiese ser el estado normal de la humanidad, Dios
hubiera condenado voluntariamente a la perdición la inmensa mayoría de sus
criaturas; suposición inadmisible desde el momento que se reconoce que Dios es
la justicia y la bondad por excelencia.
Pero, ¿de qué
maldades se hubiera hecho culpable esta humanidad para merecer una suerte tan
triste en su presente y en su porvenir, si toda estuviese relegada en la tierra
y si el alma no hubiera tenido otras existencias? ¿Por qué tantos inconvenientes
sembrados en su camino? ¿Por qué esta puerta tan estrecha en la que sólo puede
penetrar el más pequeño número, si la suerte del alma está fijada para siempre
después de la muerte? Así es que con la unidad de existencia, se está
incesantemente en contradicción consigo mismo y con la justicia de Dios. Con la
anterioridad del alma y la pluralidad de mundos, el horizonte se ensancha; se
esclarecen los puntos más obscuros de la fe; el presente y el porvenir son
solidarios del pasado, y sólo entonces es cuando puede comprenderse todo el
fondo, toda la verdad y toda la sabiduría de las máximas de Cristo.
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