"E todo
aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos ou
terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida
eterna." - Jesus (MATEUS, capítulo 19,
versículo 29.)
Neste
versículo do Evangelho de Mateus, o Mestre Divino nos induz ao dever de
renunciar aos bens do mundo para alcançar a vida eterna. Há necessidade,
proclama o Messias, de abandonar pai e mãe, mulher e irmãos do mundo. No
entanto, é necessário esclarecer como renunciar.
Jesus explica
que o êxito pertencerá aos que assim procederem por amor de seu nome.
A primeira
vista, o alvitre divino parece contra-senso.
Como olvidar
os sagrados deveres da existência, se o Cristo veio até nós para santificá-los?
Os discípulos
precipitados não souberam atingir o sentido do texto, nos tempos mais antigos.
Numerosos
irmãos de ideal recolheram-se à sombra do claustro, esquecendo obrigações
superiores e inadiáveis.
Fácil, porém,
reconhecer como o Cristo renunciou.
Aos
companheiros que o abandonaram aparece, glorioso, na ressurreição. Não obstante
as hesitações dos amigos, divide com eles, no cenáculo, os júbilos eternos. Aos
homens ingratos que o crucificaram oferece sublime roteiro de salvação com o
Evangelho e nunca se descuidou um minuto das criaturas.
Observemos,
portanto, o que representa renunciar por amor ao Cristo. É perder as esperanças
da Terra, conquistando as do Céu.
Se os pais são
incompreensíveis, se a companheira é ingrata, se os irmãos parecem cruéis, é
preciso renunciar à alegria de tê-los melhores ou perfeitos, unindo-nos, ainda
mais, a eles todos, a fim de trabalhar no aperfeiçoamento com Jesus.
Acaso, não encontras compreensão
no lar? os amigos e irmãos são indiferentes e rudes?
Permanece ao
lado deles, mesmo assim, esperando para mais tarde o júbilo de encontrar os que
se afinam perfeitamente contigo. Somente desse modo renunciarás aos teus,
fazendo-lhes todo o bem por dedicação ao Mestre, e, somente com semelhante
renúncia, alcançarás a vida eterna.
Emmanuel / Chico Xavier.
Livro:Caminho, Verdade e Vida.
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