258. No estado
errante, antes de nova existência corpórea, o Espírito tem consciência e
previsão do que lhe vai acontecer durante a vida?
— Ele mesmo
escolhe o gênero de provas que deseja sofrer; nisto consiste o seu
livre-arbítrio.
258-a. Não é
Deus quem lhe impõe as tribulações da vida, como castigo?
— Nada acontece
sem a permissão de Deus porque foi ele quem estabeleceu todas as leis que regem
o Universo. Perguntareis agora por que ele fez tal lei em vez de tal outra!
Dando ao Espírito a liberdade de escolha, deixa-lhe toda a responsabilidade dos
seus atos e das suas conseqüências; nada lhe estorva o futuro; o caminho do bem
está à sua frente, como o do mal. Mas se sucumbir, ainda lhe resta uma
consolação, a de que nem tudo se acabou para ele, pois Deus, na sua bondade,
permite-lhe recomeçar o que foi mal feito. É necessário distinguir o que é obra
da vontade de Deus e o que é da vontade do homem. Se um perigo vos ameaça, não
fostes vós que o criastes, mas Deus; tiveste, porém, a vontade de vos expordes
a ele, porque o considerastes um meio de adiantamento; e Deus o permitiu.
259. Se o
Espírito escolhe o gênero de provas que deve sofrer, todas as tribulações da
vida foram previstas e escolhidas por nós?
— Todas, não,
pois não se pode dizer que escolhestes e previstes tudo o que vos acontece no
mundo, até as menores coisas. Escolhestes o gênero de provas; os detalhes são
conseqüências da posição escolhida, e freqüentemente de vossas próprias ações.
Se o Espírito quis nascer entre malfeitores, por exemplo, já sabia a que
deslises se expunha, mas não conhecia cada um dos atos que praticaria; esses
atos são produtos de sua vontade ou do seu livre-arbítrio. O Espírito sabe que,
escolhendo esse caminho, terá de passar por esse gênero de lutas; e sabe de que
natureza são as vicissitudes que irá encontrar; mas não sabe quais os
acontecimentos que o aguardam. Os detalhes nascem das circunstâncias e da força
das coisas. Só os grandes acontecimentos, que influem no destino, estão
previstos. Se tomas um caminho cheio de desvios, sabes que deves ter muitas
precauções, porque corres o perigo de cair, mas não sabes quando cairás, e pode
ser que nem caias, se fores bastante prudente. Se ao passar pela rua, uma telha
te cair na cabeça, não penses que estava escrito, como vulgarmente se diz.
260. Como o
Espírito pode querer nascer entre gente de má vida?
— É necessário
ser enviado ao meio em que possa sofrer a prova pedida. Pois bem: o semelhante
atrai o semelhante, e para lutar contra o instinto do bandido é preciso que ele
se encontre entre gente dessa espécie.
260-a. Se não
houvesse gente de má vida na Terra, o Espírito não poderia encontrar nela o meio
necessário a certas provas?
— E deveríamos
lamentar isso? É o que acontece nos mundos superiores, onde o mal não tem
acesso. É por isso que neles só existem bons Espíritos. Fazei que o mesmo
aconteça, bem logo,em vossa Terra.
261. O Espírito,
nas provas que deve sofrer para chegar à perfeição, terá de experimentar todos
os gêneros de tentações? Deverá passar por todas as circunstâncias que possam
provocar-lhe o orgulho, o ciúme, a avareza, a sensualidade, etc.?
— Certamente
não, pois sabeis que há os que tomam desde o princípio, um caminho que os
afasta de muitas provas. Mas aquele que se deixa levar pelo mau caminho, corre
todos os perigos do mesmo. Um Espírito pode pedir a riqueza e esta lhe será
dada; então, segundo o seu caráter, poderá tornar-se avarento ou pródigo,
egoísta ou generoso, ou ainda entregar-se a todos os prazeres da sensualidade.
Mas isso não quer dizer que ele devia passar forçosamente por todas essas
tendências.
262. Como pode o
Espírito, que em sua origem é simples, ignorante e sem experiência, escolher
uma existência com conhecimento de causa e ser responsável pela sua escolha?
— Deus supre a
sua inexperiência, traçando-lhe o caminho que deve seguir, como fazes com uma
criança desde o berço. Mas deixa-lhe pouco a pouco a liberdade de escolher, à
medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve. É então que ele muitas vezes se
extravia, tomando o mau caminho, por não ouvir os conselhos dos bons Espíritos.
É a isso que podemos chamar a queda do homem.
262-a. Quando o
Espírito goza do seu livre-arbítrio, a escolha da existência corpórea depende
sempre exclusivamente da sua vontade, ou essa existência pode lhe ser imposta
pela vontade de Deus, como expiação?
— Deus sabe
esperar: não precipita a expiação. Entretanto, pode impor certa existência a um
Espírito, quando este, por sua inferioridade ou má vontade, não está apto a
compreender o que lhe seria mais proveitoso, e quando vê que essa existência
pode servir para a sua purificação, o seu adiantamento, e ao mesmo tempo
servir-lhe de expiação.
263. O Espírito
faz a escolha imediatamente após a morte?
— Não, pois
muitos crêem na eternidade das penas, e como já vos foi dito, isso é um castigo.
264. O que
orienta o Espírito na escolha das provas?
— Ele escolhe as
que podem servir de expiação, segundo a natureza de suas faltas, e fazê-lo
adiantar mais rapidamente. Uns podem impor-se uma vida de misérias e provações
para tentar suportá-la com coragem; outros, querem experimentar as tentações da
fortuna e do poder, bem mais perigosas, pelo abuso e o mau emprego que se lhes
pode dar e pelas más paixões que desenvolvem; outros, enfim, querem ser
provados nas lutas que terão de sustentar no contato com o vício.
265. Se alguns
dos Espíritos escolhem o contato com o vício, como prova, há os que o escolhem
por simpatia e pelo desejo de viver num meio adequado aos seus gostos, ou para
poderem entregar-se livremente às suas inclinações materiais?
— Há, por certo,
mas só entre aqueles cujo senso moral é ainda pouco desenvolvido; a prova
decorre disso, e eles a sofrem por tempo mais longo. Cedo ou tarde
compreenderão que a satisfação das paixões brutais tem para eles conseqüências
deploráveis, que terão de sofrer durante um tempo que lhes parecerá eterno.
Deus poderá deixá-los nesse estado até que eles tenham compreendido suas
faltas, pedindo por si mesmos o meio de resgatá-las em provas proveitosas.
266. Não parece
natural que os Espíritos escolham as provas menos penosas?
— Para vós, sim;
para o Espírito, não. Quando ele está liberto da matéria, cessa a ilusão, e a
sua maneira de pensar é diferente.
O homem,
submetido na Terra à influência das idéias carnais, só vê nas suas provas o
lado penoso. É por isso que lhe parece natural escolher as que, do seu ponto de
vista, podem subsistir com os prazeres materiais. Mas na vida espiritual ele
compara os prazeres fugitivos e grosseiros com a felicidade inalterável que
entrevê, e então, que lhe importam alguns sofrimentos passageiros? O Espírito
pode escolher a prova mais rude, e em conseqüência a existência mais penosa,
com a esperança de chegar mais depressa a um estado melhor, como o doente
escolhe muitas vezes o remédio mais desagradável, para se curar mais
rapidamente. Aquele que deseja ligar o seu nome à descoberta de um país
desconhecido, não escolhe um caminho coberto de flores, pois sabe os perigos
que corre, mas sabe também a glória que o espera, se for feliz.
A doutrina da
liberdade de escolha das nossas existências, e das provas que devemos sofrer,
deixa de parecer extraordinária, quando se considera que os Espíritos, libertos
da matéria, apreciam as coisas de maneira diferente da nossa. Eles antevêem o
fim, e esse fim lhe parece muito mais importante que os prazeres fugidios do
mundo. Depois de cada existência, vêem o progresso que fizeram e compreendem
quanto ainda lhes falta em pureza, para o atingirem. Eis porque se submetem
voluntariamente a todas as vicissitudes da vida corpórea, pedindo eles mesmos
aquelas que podem fazê-los chegar mais depressa. Não há pois motivo para nos
admirarmos de que o Espírito não dê preferência à existência mais suave. No seu
estado de imperfeição, ele não pode desfrutar a vida sem amarguras, que apenas
entrevê. E é para atingi-la que procura melhorar-se.
Não vemos
diariamente exemplos de coisas parecidas? O homem que trabalha uma parte de sua
vida, sem tréguas nem descanso, a fim de ajuntar o necessário para o seu
bem-estar, não desempenha uma tarefa que se impôs, com vistas a um futuro
melhor? O militar que se oferece para uma missão perigosa, o viajante que não
enfrenta menores perigos, no interesse da ciência ou de sua própria fortuna,
não se submetem a provas voluntárias, que devem proporcionar-lhe honra e proveito,
se as vencerem? A que o homem não se submete e não se expõe, pelo seu interesse
ou pela sua glória? Todos os concursos não são provas voluntárias para melhorar
na carreira escolhida? Não se chega a nenhuma posição social de elevada
importância, nas ciências, nas artes, na indústria, sem passar pela série de
posições inferiores, que são outras tantas provas. A vida humana é assim o
decalque da vida espiritual. Nela encontramos, em menor escala, todas as
peripécias daquela. Se na vida terrena escolhemos muitas vezes as provas mais
difíceis, com vistas a um fim mais elevado, por que o Espírito, que vê mais
longe, e para quem a vida do corpo é apenas um incidente fugaz, não escolherá
uma existência penosa e laboriosa, se ela o deve conduzir a uma felicidade
eterna? Aqueles que dizem que, se pudessem escolher a sua existência, teriam
pedido a de príncipes ou milionários, são como os míopes que não vêem o que
tocam, ou como as crianças gulosas, que respondem, quando perguntamos que
profissão preferem: pasteleiros ou confeiteiros.
Da mesma
maneira, o viajante, no fundo de um vale nevoento, não vê a extensão nem os
pontos extremos da sua rota; mas, chegando ao cume da montanha, seu olhar
abrange o caminho percorrido e o que falta a percorrer, vê o final de sua viagem,
os obstáculos que ainda tem de vencer, e pode então escolher com mais segurança
os meios de o atingir. O Espírito encarnado é como o viajante no fundo do vale;
desembaraçado dos liames terrestres, é como o que atingiu o cume. Para o
viajante, o fim é o repouso após a fadiga; para o Espírito é a felicidade
suprema, após as tribulações e as provas.
Todos os
Espíritos dizem que, no estado errante, buscam, estudam, observam, para fazerem
suas escolhas. Não temos um exemplo disso na vida corpórea? Não buscamos muitas
vezes, através dos anos, a carreira que livremente acabamos por escolher,
porque a achamos a mais apropriada aos nossos objetivos? Se fracassamos numa,
procuramos outra. Cada carreira que abraçamos é uma fase, um período da vida.
Não empregamos cada dia em escolher o que faremos no outro?
Ora, o que são
as diferentes existências corpóreas para o Espírito, senão fases, períodos,
dias da sua vida espírita que, como sabemos, é a vida normal, não sendo a vida
corpórea mais do que transitória, passageira?
267. O Espírito
poderia fazer a sua escolha durante a vida corporal?
— Seu desejo
pode ter influência. Isso depende da intenção. Mas, no estado de Espírito,
freqüentemente vê as coisas de maneira diferente. É o Espírito quem faz a
escolha. Mas, ainda assim, ele pode fazê-la nesta vida material, porque o
Espírito tem sempre os momentos em que se liberta da matéria.
267-a. Muitas
pessoas desejam grandezas e riquezas, mas não o será, por certo como expiação
nem como prova?
— Sem dúvida; a
matéria deseja essa grandeza, para gozá-la, e o Espírito a deseja para
conhecer-lhe as vicissitudes.
268. Até que
chegue ao estado de perfeita pureza, o Espírito tem de passar constantemente
por provas?
— Sim, mas elas
não são como as entendeis. Chamais provas às tribulações materiais; ora, o
Espírito, chegando a um certo grau, mesmo sem ser perfeito, não tem mais nada a
sofrer. Mas tem sempre deveres que o ajudam a se aperfeiçoar, e que não são
penosos para ele, a não ser os de ajudar os outros a se aperfeiçoarem.
269. O Espírito
pode enganar-se, quanto à eficácia da prova que escolher?
— Pode escolher
uma que esteja acima de suas forças, e então sucumbe. Pode também escolher uma
que não lhe dê proveito algum, como um gênero de vida ocioso e inútil. Mas,
nesse caso, voltando ao mundo dos Espíritos, percebe que nada ganhou , e pede para
recuperar o tempo perdido.
270. Ao que se
devem as vocações de certas pessoas, e sua vontade de seguir uma carreira em
vez de outra?
— Parece-me que
podeis responder por vós mesmos a esta questão. Não é a conseqüência de tudo o
que dissemos sobre a escolha das provas sobre o progresso realizado numa
existência anterior?
271. Quando o
Espírito estuda, na erraticidade, as condições em que poderá progredir, como
julga poder fazê-lo se nascer entre canibais?
— Não são os
Espíritos já adiantados que nascem entre os canibais, mas os Espíritos da mesma
natureza dos canibais, ou que lhe são inferiores.
Sabemos que os
nossos antropófagos não estão no último grau da escala, e que há mundos onde o
embrutecimento e a ferocidade ultrapassam tudo que existe na Terra. Esses
Espíritos são, portanto, ainda inferiores aos mais inferiores do nosso mundo, e
vir para o meio dos nossos selvagens é para eles um progresso, como seria um
progresso para os nossos antropófagos exercer entre nós uma profissão que os
obrigasse a derramar sangue. Se eles não visam ao mais alto, é porque a sua
inferioridade moral não lhes permite compreender um progresso mais completo. O
Espírito não pode avançar senão gradualmente; não deve transpor de um salto a
distância que separa a barbárie da civilização. E está nisso uma das
necessidades da reencarnação, que se mostra verdadeiramente de acordo com a
justiça de Deus. De outra maneira, em que se transformariam esses milhões de
seres que morrem diariamente no último estado de degradação, se não tivessem
meios de se elevar? Por que Deus os teria deserdado dos favores concedidos aos
demais?
272. Os
Espíritos procedentes de um mundo inferior à Terra, ou de um povo muito
atrasado, como os canibais, poderiam nascer entre os povos civilizados?
— Sim, há os que
se extraviam ao quererem subir muito alto, mas ficam deslocados entre vós,
porque têm hábitos e instintos que se chocam com os vossos.
Esses seres nos
dão o triste espetáculo da ferocidade em meio da civilização. Retornando para o
meio dos canibais, isso não será um retrocesso, pois não farão mais do que
retomar o seu lugar, e talvez ainda com proveito.
273. Um homem
pertencente a uma raça civilizada poderia, por expiação, reencarnar-se numa
raça selvagem?
— Sim, mas isso
depende do gênero da expiação. Um senhor que tenha sido duro para os seus
escravos poderá tornar-se escravo e sofrer os maus tratos que infligiu a
outros. Aquele que mandou numa época, pode, em outra existência, obedecer aos
que se curvaram ante a sua vontade. É uma expiação, se ele abusou do poder, e
Deus pode determiná-la. Um bom Espírito pode, para o fazer avançar, escolher
uma vida de influência entre esses povos. Então se trata de uma missão.
Livro: O Livro
dos Espíritos – Allan Kardec.
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