Caracteres de la
perfección
1. Mas yo os
digo: Amad a vuestros enemigos, haced bien a los que os aborrecen: y rogad por
los que os persiguen y calumnian. - Porque si amáis a los que os aman, ¿qué
recompensa tendréis? ¿No hacen también lo mismo los publicanos? - Y si
saludáreis tan solamente a vuestros hermanos, ¿qué hacéis de más? ¿No hacen
esto mismo los gentiles? -"Sed, pues, vosotros perfectos, así como vuestro
Padre celestial es perfecto". (San Mateo, cap. V, v. 44, 46, 47 y 48.)
2. Puesto que
Dios posee la perfección infinita en todas las cosas, esta máxima: "Sed,
pues, vosotros perfectos, así como vuestro Padre celestial es perfecto",
tomada literalmente supondría la posibilidad de alcanzar la perfección
absoluta. Si le fuese dable a la criatura el ser también perfecta como el
Criador, sería igual a El, lo que es inadmisible. Pero los hombres a quienes se
dirigía Jesús no hubieran comprendido esta diferencia, y por eso se limita a
presentarles un modelo y les dice que se esfuercen en conseguirlo.
Es, pues,
preciso entender por estas palabras la perfección relativa de la que la
Humanidad es susceptible y que más la aproxima a la Divinidad. ¿En qué consiste
esta perfección? Jesús lo dijo: "Amad a vuestros enemigos, haced bien a
los que os aborrecen, rogad por los que os persiguen y calumnian". El
enseña con esto que la esencia de la perfección es la caridad en su más alta
acepción, porque abraza la práctica de todas las demás virtudes.
En efecto, si se
observan los resultados de todos los vicios y aun los simples efectos, se
reconocerá que no hay uno siquiera que no áltere más o menos el sentimiento de
la caridad, porque todos tienen su principio en el egoísmo y en el orgullo, que
son su negación, porque todo aquello que excita el sentimiento de la
personalidad, destruye, o al menos debilita, los elementos de la verdadera
caridad, que son la benevolencia, la indulgencia, la abnegación, y el afecto.
El amor al prójimo llevado hasta el amor de sus enemigos, no pudiéndose unir
con ningún defecto contrario a la caridad, es, por lo mismo, indicio de mayor o
menor superioridad moral; de donde se sigue que el grado de la perfección está
en razón de la extensión de este amor; por esto Jesús, después de haber dado a
sus discípulos las reglas de caridad en lo que tienen de más sublime, les dijo:
"Sed, pues, vosotros perfectos, así como vuestro padre celestial es
perfecto".
EL EVANGELIO
SEGÚN EL ESPIRITISMO - Allan Kardec, CAPÍTULO XVII.
Caracteres da
Perfeição – ESE – Allan Kardec.
1. Mas eu vos
digo: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos tem ódio, e orai pelos
que vos perseguem e caluniam. Para serdes filhos de vosso Pai que está nos
céus; o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e
injustos. Por que se vós não amais senão os que vos amam, que recompensas haveis
de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? E se vós saudardes somente os
vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios?
Sede vós logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito. (Mateus,
V: 44-48).]
2. Desde que
Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas, esta máxima: "Sede
perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito", tomada ao pé da letra,
faria supor a possibilidade de atingirmos a perfeição absoluta. Se fosse dado à
criatura ser tão perfeita quanto o seu próprio Criador, ela o igualaria, o que
é inadmissível. Mas os homens aos quais Jesus se dirigia não teriam
compreendido essa questão. Ele se limitou, portanto, a lhes apresentar um
modelo e dizer que se esforçassem para atingi-lo.
Devemos, pois,
entender, por essas palavras, a perfeição relativa de que a humanidade é
suscetível, e que mais pode aproximá-la da Divindade. Mas em que consiste essa
perfeição? Jesus mesmo o disse "Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos
que vos têm ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam". Com isso,
mostra que a essência da perfeição é a caridade, na sua mais ampla acepção,
porque ela implica a prática de todas as outras virtudes.
Com efeito, se
observarmos o resultado de todos os vícios, e mesmo dos simples defeitos,
reconheceremos que não há nenhum que não altere mais ou menos o sentimento de
caridade, porque todos nascem do egoísmo e do orgulho, que são a sua negação.
Porque tudo o que excita exageradamente o sentimento da personalidade destrói
ou quando nada, enfraquece os princípios da verdadeira caridade, que são: a
benevolência, a indulgência, o sacrifício e o devotamento. O amor do próximo,
estendido até o amor dos inimigos, não podendo aliar-se com nenhum defeito
contrário à caridade, é sempre, por isso mesmo, o indício de uma superioridade
moral maior ou menor. Do que resulta que o grau de perfeição está na razão
direta da extensão do amor ao próximo. Eis porque Jesus, depois de haver dado a
seus discípulos as regras da caridade, no que ela tem de mais sublime, lhes
disse: "Sede logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é
perfeito".
O Evangelho
Segundo o Espiritismo – Allan Kardec, cap. XVII.
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