Limites da Encarnação - São Luís - Paris, 1859
24. Quais são os
limites da encarnação?
A encarnação não
tem, propriamente falando, limites nitidamente traçados, se por isto se entende
o envoltório que constitui o corpo do Espírito, pois a materialidade desse
envoltório diminui à medida que o Espírito se purifica. Em certos mundos, mais
avançados que a Terra, ele já se apresenta menos compacto, menos pesado e menos
grosseiro, e conseqüentemente menos sujeito a vicissitudes. Num grau mais
elevado, desmaterializa-se e acaba por se confundir com o perispírito. De
acordo com o mundo a que o Espírito é chamado a viver, ele se reveste do
envoltório apropriado à natureza desse mundo.
O perispírito
mesmo sofre transformações sucessivas. Eteriza-se mais e mais, até a
purificação completa, que constitui a natureza dos Espíritos puros. Se mundos
especiais estão destinados, como estações, aos Espíritos mais avançados, estes
não ficam sujeitos a eles, como nos mundos inferiores; o estado de libertação
que já atingiram permite-lhes viajar para toda parte, onde quer que sejam
chamados pelas missões que lhes foram confiadas.
Se considerarmos
a encarnação do ponto de vista material, tal como a vemos na Terra, podemos
dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende do Espírito, portanto,
libertar-se mais ou menos rapidamente da encarnação, trabalhando pela sua
purificação.
Temos ainda a
considerar que, no estado de erraticidade, ou seja, no intervalo das
existências corporais, a situação do Espírito está em relação com a natureza do
mundo a que o liga o seu grau de adiantamento. Assim, na erraticidade, ele é
mais ou menos feliz, livre e esclarecido, segundo for mais ou menos
desmaterializado.
O Evangelho
segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
Límites de la
encarnación - San Luis. París, 1859.
24.
"¿Cuáles son los límites de la encarnación?" - Propiamente hablando,
la encarnación no tiene límites bien marcados, si se entiende por tal la
envoltura que constituye el cuerpo del espíritu atendido que la materialidad de
esta envoltura, disminuye a medida que el espíritu se purifica. En ciertos
mundos más adelantados que la tierra, es menos compacta, menos pesada y menos
grosera, y por consiguiente, sujeta a menos vicisitudes; a un grado más
elevado, es diáfana y casi fluídica; de grado en grado se desmaterializa y
acaba por confundirse con el periespíritu. Según el mundo en que debe vivir el
espíritu, toma éste la envoltura apropiada a la naturaleza de aquel mundo.
El mismo
periespíritu sufre transformaciones sucesivas; se hace cada vez más etéreo
hasta la completa depuración, que constituye la esencia de los espíritus puros.
Si mundos especiales están afectos, como estaciones, a los espíritus muy
adelantados, estos últimos no están sujetos a ellos como en los mundos
inferiores; el estado libre en que se encuentran les permiten transportarse a
todas las partes a que les llaman las misiones que les son confiadas.
Si se considera
la encarnación desde el punto de vista material, como tiene lugar en la tierra,
se puede decir que está limitada a los mundos inferiores; por consiguiente,
depende del espíritu desembarazarse de ella más pronto, trabajando para su
purificación.
Debe también
considerarse que en el estado errante, es decir, en el intervalo de las
existencias corporales, la situación del espíritu está en relación con la
naturaleza del mundo al que le liga su grado de adelanto; así es que en la
erraticidad, es más o menos feliz, libre e ilustrado, según esté más o menos
desmaterializado.
EL EVANGELIO
SEGÚN EL ESPIRITISMO – Allan Kardec.
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