quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Frases de Paulo Freire (Educador e Filósofo)

  “Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. 
    “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.
   “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
 “As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde”.
  “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”.
  “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
  “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”.
  “Amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.”
 “Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática”.
  “A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.
 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
  Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
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Minha Pequena Contribuição: Jesus é o Maior pedagogo e psicoterapeuta das nossas almas; Ele nos ensinou a arte de bem viver, dando-nos exemplos vivos disto, através de seus atos, palavras e ações dignificantes. Ele é nosso Modelo, Guia e governador espiritual da terra, e está sempre preocupado com o rumo de nossa evolução espiritual. Logo se você é de Jesus, não pode coadunar ou agir de forma contraria ao que Ele ágil. Pense Nisto! Antônio Ramos.

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