sexta-feira, 28 de julho de 2017

A cólera / La cólera / ANGER

O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. Que sucede então? — Entregais-vos à cólera.
Pesquisai a origem desses acessos de demência passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a razão; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido. Que é o que vos faz repelir, coléricos, os mais ponderados conselhos, senão o orgulho ferido por uma contradição? Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar.
Em seu frenesi, o homem colérico a tudo se atira: à natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque lhe não obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse ele observar-se a sangue-frio, ou teria medo de si próprio, ou bem ridículo se acharia! Imagine ele por aí que impressão produzirá nos outros. Quando não fosse pelo respeito que deve a si mesmo, cumpria-lhe esforçar-se por vencer um pendor que o torna objeto de piedade.
Se ponderasse que a cólera a nada remedeia, que lhe altera a saúde e compromete até a vida, reconheceria ser ele próprio a sua primeira vítima. Mas, outra consideração, sobretudo, devera contê-lo, a de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem coração, não lhe será motivo de remorso fazer que sofram os entes a quem mais ama? E que pesar mortal se, num acesso de fúria, praticasse um ato que houvesse de deplorar toda a sua vida!
Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal. Isto deve bastar para induzir o homem a esforçar-se pela dominar. O espírita, ao demais, é concitado a isso por outro motivo: o de que a cólera é contrária à caridade e à humildade cristãs. — Um Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)
O Evangelho segundo o Espiritismo – Allan Kardec.
La cólera
9. El orgullo os conduce a creeros más de lo que sois, a no poder sufrir uma comparación que pueda rebajaros, a veros, por el contrario, de tal modo por encima devuestros hermanos, sea como genio, sea como posición social, sea también como ventajas personales, que el menor paralelo os irrita y os resiente; ¿y qué sucede entonces? Que os entregáis a la cólera.
Buscad el origen de esos accesos de demencia pasajera que os asimilan al bruto, haciéndoos perder la sangre fría y la razón; buscad y encontraréis casi siempre por base el orgullo resentido. ¿Acaso no es el orgullo resentido por una contradicción el que os hace desechar las observaciones justas, el que os hace rechazar con cólera los más sabios consejos? Aun la impaciencia que causan las contrariedades, a menudo pueriles, son ocasionadas por la importancia que se da a la personalidad ante la cual se cree que todo debe doblarse.
En su frenesí, el hombre encolerizado la pega con todo, con la naturaleza bruta, con los objetos inanimados, que rompe porque no le obedecen. ¡Ah! si en esos momentos pudiera mirarse con sangre fría, se horrorizaría de sí mismo, se contemplaria muy ridículo! Con esto puede juzgar de la impresión que debe producir a los demás. Aun cuando no fuese más que por respeto a sí mismo, debería esforzarse en vencer uma inclinación que le hace objeto de piedad.
Si pensase que la cólera no remedia nada, que altera su salud y aun compromete su vida, vería que es la primera víctima de ella; pero otra consideración debería sobre todo detenerle, y es la de pensar que hace desgraciados a todos los que le rodean; si tiene corazón, ¿no es un remordimiento para él hacer sufrir a los seres que más ama? ¡Y qué sentimiento tan mortal, si en un acceso de arrebato cometiese un acto que tuviera que reprocharse toda la vida!
En conclusión, la cólera no excluye ciertas cualidades del corazón; pero impide hacer mucho bien y puede contribuir a que se haga mucho ma!; esto debe bastar para excitar a que se hagan esfuerzos para dominarla. El espiritista, además, es inducido por otro motivo, cual es el de que es contraria a la caridad y la humildad cristianas. (Un Espíritu protector. Bordeaux, 1863).
EL EVANGELIO SEGÚN EL ESPIRITISMO – Allan Kardec.
ANGER
9. Pride induces you to judge yourselves to be more than you are and to repel any comparison which might discredit you. You consider yourselves to be so much higher than your fellow men or women, be it in spirit, in social position or even in personal advantage, that the least parallel irritates and annoys you. What happens then? You give way to anger.
Investigate the origin of these outbursts of passing dementia, which make you resemble a savage by losing your self-possession and reason; and if you do, then you will almost always be faced with hurt pride. Perchance, is it not pride which has been hurt by a contradiction which makes you repel justifiable observations and angrily reject the wisest counsel? Even impatience originating from contrarieties, and often childish ones at that, comes from the importance which each individual gives to their own personality, before which it has been given to understand that everyone should bow down.
In their frenzy, wrathful people hurl themselves at everything, from their own savage nature to lifeless objects, breaking them because they do not obey! Ah! If they could but see themselves at these moments, looking on in cold blood! Either they would be afraid of themselves, or they would think themselves simply ridiculous! Imagine then the impression made on others! Even if it is merely out of respect for oneself, it behoves one to make an effort to overcome this inclination which only makes one into a pitiable object.
If we reflect that anger in no way helps, in fact it modifies our health even to putting our life at risk, then we would recognise that we are nothing more than our own victims. But above all, there is yet another consideration which should restrain us, that of the unhappiness this kind of behaviour brings to all those around us. If we have a heart, would not this anger be a motive for remorse for having caused those we love to suffer? What a terrible moral weight upon us if, in an excess of fury, we were to practise some act which we would deplore for the rest of our life!
To summarize, anger does not exclude certain qualities of the heart, but it stops us from doing any good and may cause us to practise great evil. This then should be sufficient to induce mankind to make the necessary effort in order to dominate this trait. Moreover, for those who are Spiritists, there is an instigation to do this for yet another motive that of anger being against charity and Christian humility. - A Protecting Spirit (Bordeaux, 1863).
THE GOSPEL ACCORDING TO SPIRITISM – Allan Kardec.

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