Dizia Luciano de
Samosata que a vida humana deve valer, não pela sua extensão, mas pela sua
intensidade de sofrimento. No plano dos homens desencarnados, somos compelidos
a renovar esse conceito, na tábua de um novo reajustamento, acrescentando que a
existência do homem deve valer pela intensidade da sua edificação espiritual.
Não basta sofrer
desesperadamente, como o náufrago revoltado, recolhido na onda de sua própria
imprevidência. É necessário conhecer a finalidade da dor, lapidária da evolução
e eterna obreira do Espírito. A morte não é sinônimo de renovações integrais e
definitivas. Para o homem que demandou o reino das sombras, ainda existe o véu
de Ísis, e, no seu coração, ainda ressoam as célebres exortações do oráculo de
Delfos.
Encontramo-nos
"neste outro lado da vida", com as mesmas inquietações e com a mesma
necessidade de aperfeiçoamento. E, não raro, sentimo-nos envolvidos na rede
caprichosa dos cálculos de Édipo,ansiosos por solver os problemas próprios. Não
obstante o milagroso elixir das letras, do qual abusei largamente no mundo,
sinto-me hoje tão necessitado de conhecimento, como nos tempos da infância, em
Miritiba, quando minha mãe me conduzia à férula do velho professor Agostinho
Simões, que me apavorava com os seus gestos selvagens, junto da palmatória.
A escola do
mundo tem aqui o seu prolongamento lógico e é inútil que o nosso pensamento se
perca nas cogitações da dúvida, agora injustificável pela ausência da
indumentária larval. Examinando o Evangelho, nada mais realizais que um belo
esforço, em favor de vossa iluminação nas sendas do Infinito. Sois aqueles
marinheiros precavidos e seguros que, entre os rochedos perigosos e ocultos da
maré brava, sabem enxergar o leque de luz que os faroleiros desdobram sobre as
águas, na sua doce tarefa de sacrifício.
Ides ler uma
página acerca das conseqüências nefastas do orgulho, analisando,
simultaneamente a harmoniosa luz da humildade. A propósito do assunto,
ocorre-me lembrar-vos que nós, os intelectualistas e homens de letras,
possuímos aqui, igualmente, os nossos círculos espirituais de estudos
evangélicos, em horas previamente determinadas pelos generosos amigos que nos
orientam do Alto.
Se é verdade que
as reuniões das quintas-feiras, na Academia Brasileira de Letras, eram o último
encanto intelectual dos derradeiros dias de minha vida, agora, a minha nova
alegria verifica-se às quartas, quando de nossas assembléias deliciosas e
amigas, no Templo de Ismael. Se no mundo prevaleciam as expressões ruidosas da
ornamentação exterior, com os fardões acadêmicos, os pesados livros de
literatura ou de ciência, junto das mulheres elegantes e gozadoras da vida, o
meu júbilo, no momento, é mais íntimo e mais profundo, porquanto, aqui,
preponderam as harmonias do bem e as luzes da humildade cristã.
Nessas reuniões,
por várias vezes, emergem ainda as recordações da Terra, acordando o fantasma
de nossa saudade morta; porém, a Verdade de Jesus está sempre brilhando, com o
sagrado objetivo de nos ensinar o caminho, nos arquivos do Tempo.
Ainda no dia 31
de maio último, reuníamo-nos na Casa de Ismael, aguardando o banquete de
iguarias espirituais. Discutíamos a moção apresentada pelo Dr. Carlos
Fernandes, em nome da Sociedade de Medicina e Cirurgia, ao Ministério da
Educação, reforçando a propaganda da "Hora Espírita Radiofônica" e
assegurando mais essa vitória espiritual em nosso ambiente cultural.
Comentávamos os acontecimentos do Rio e falávamos de suas personalidades mais
eminentes, buscando, de vez em quando, uma imagem mais forte no acervo das
ciências humanas, para justificar esse ou aquele conceito.
Presidia à nossa
assembléia a figura austera e simples de Pedro Richard, entidade amorável e
amiga, em cujo coração fraterno encontramos melhores expressões de fraternidade
em todos os dias. Richard não é o Espírito que trouxe do mundo a súmula dos
tratados e das enciclopédias que correm os ambientes intoxicados do século, com
as pretensões mais descabidas. Seu coração não se contaminou com o veneno do
intelectualismo pervertido dos tempos que correm, mas a sua sabedoria é a do poder
da fé que soube devassar o mistério da vida. "Richard — disse eu, em dado
instante, valendo-me dos recursos de minha passada literatice - no
desdobramento de nossa palestra você sabe que foi o Pisístrato quem ordenou a
publicação das rapsódias homéricas?"
- "Ignoro;
- respondeu ele, humildemente - em compensação, sei que Jesus ordenou aos seus
apóstolos a grafia dos Evangelhos."
- "Ah! é
verdade!... - fizemos nós dentro de nossas taras psicológicas de jornalista
desencarnado- sem os Evangelhos todo o esforço do mundo será justamente o
trabalho improfícuo das Danaides".
-
"Danaides? - exclamou o nosso amigo, na sua faina educativa- Não preciso
ainda desse conceito mitológico, porque no próprio Evangelho está escrito que
não se coloca remendo novo em pano velho."
E é desse modo que, em cada conceito,
surge para nós um ensino novo. Por largo tempo ainda, comentamos a incúria dos
nossos companheiros mais caros, condenando a indiferença dos corações desviados
da luz e da fé, nos caminhos da ignorância, sem os clarões amigos da Verdade.
Em seguida, falamos da Caridade e dos seus grandes labores na face da Terra,
organizando-se, entre nós, os mais alevantados ideais para a construção de
celeiros de atividade material, quando o nosso amigo sentenciou:
- "Irmãos:
nesta Casa, temos de compreender que toda caridade, em seus valores mais
legítimos, deve nascer do Espírito. As idéias religiosas do mundo não se
esqueceram de monumentalizar as suas teorias de abnegação e bondade. Hospitais
e orfanatos, abrigos e templos se edificaram por toda parte; entretanto, o
homem foi esquecido para o Conhecimento e para Deus. A caridade que veste nus e
alimenta os famintos está certa, mas não está justa, se desconhece o Evangelho
no santuário do seu coração. A obra de Ismael tem de começar no íntimo das
criaturas. Aqui, não podem prevalecer os antagonismos do homem, no acervo de
suas anomalias. Iniciar pelo fim é caminhar para a inversão de todos os valores
da vida. A Casa de Ismael tem de irradiar, antes de tudo, a claridade do amor e
da sabedoria espiritual, objetivando o grandioso serviço da edificação das
almas. Primeiramente, é necessário educar o operário para os preciosos
princípios e finalidades da máquina. Iluminado o homem, estará iluminada a obra
humana. A evolução da alma para Deus se fará, então, por si mesma, sem desvios
da meta a ser alcançada. Não haverá razão para o sacrifício de seus pregoeiros,
porque em cada coração existirá um hostiário celeste."
- "Mas,
Richard - objetou um de nós, fascinado pela sua erudição divina e pela clareza
de sua lógica - como poderemos fazer sentir a todos os nossos irmãos pela fé e
pelo trabalho a sublimidade desses raciocínios?"
Todavia, Pedro Richard apontou-nos para
a luz que vinha da célula de Ismael, onde nos reuníramos para receber as
bênçãos das Alturas. Bittencourt Sampaio já havia chegado para distribuir os
fragmentos do pão milagroso de sua divina sabedoria.
E, em silêncio,
como se nos aquietássemos sob uma força misteriosa, sentimos que serenavam, em
nosso íntimo, todas as preocupações pueris trazidas do nevoeiro espesso do
mundo. De alma genuflexa, esquecidos das querelas e das amarguras terrestres,
recolhemos o coração na urna suave da fé, para ouvir, então como discípulos
humildes, a lição de humildade, que nos trazia o grande apóstolo da mensagem
excelsa e eterna do Cristo.
Recebida pelo
médium Francisco Cândido Xavier, em 6 de junho de 1939. Espírito de Humberto de
Campos, do Livro: Novas Mensagens.
http://2cemiltuparetama.blogspot.com.br
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