0521/LE
Os Espíritos
superiores são encarregados de auxiliar o progresso onde quer que seja, manifestando-se,
outrossim, para alimentar as idéias nobres, revelando a sabedoria de Deus pelos
Seus próprios filhos. A razão te indicará meios inúmeros de sentir a paternidade
onde os olhos possam ver e os sentimentos possam sentir.
Quando as
criaturas são dignas de assistência dos protetores espirituais, isso se dá,
como no caso da pergunta aqui referida, a respeito das artes. O artista tem
assistência dos benfeitores espirituais, ajudando-o a manifestar o poder de
Deus na expressão do belo. Tudo que representa a harmonia é serviço da
Divindade. Não cabe às divindades, como eram chamadas antigamente, fazer que um
homem completamente ignorante da arte seja um artista, mas, ajudar a quem já
conquistou esse dom a mostrar com mais perfeição as belezas que a tinta ou o
cinzel podem transmitir.
Os Espíritos
superiores contribuem para o progresso em todas as suas manifestações, sem um lugar
determinado. Eles trabalham em todo o Universo, e a Terra é um dos palcos dos
seus movimentos de beleza imortal. Os antigos fizeram desses Espíritos
protetores divindades, por desconhecerem o verdadeiro sentido da ajuda
espiritual.
Os protetores
são Espíritos que passaram pelas mesmas trilhas em que os homens caminham hoje,
nos reinos da natureza; a diferença é a maturidade. Em função do tempo, eles
são mais velhos; por conseguinte, já despertaram para a Luz. Seus dons
manifestam-se com mais intensidade e sua mente se expressa com mais harmonia,
no entanto, somos todos nascidos da mesma fonte de vida, Deus. Mesmo os que
algumas seitas chamam de Satanás, não têm diferença dos outros, na sua
estrutura original. Há um período na evolução das criaturas em que elas se
interessam mais pela desarmonia. Eis aí porque são chamados de Satanás. Eles são
filhos do mesmo Deus, e no amanhã alcançarão a mesma luz dos anjos, tornando-se
como eles, no exercício da caridade, qual os que operam com o Senhor. Deus,
sendo Amor, não iria criar Espíritos somente para o mal, do modo que se pensa.
A coletividade
atrai Espíritos de acordo com as suas tendências, e as tendências más é que geram
as violentas leis dos homens. Eis porque as religiões se preocupam em consertar
o homem, para que a coletividade atraia Espíritos mais elevados e nessa
seqüência o mundo vá se elevando na escala a que pertence. O Cristianismo é o
molde mais perfeito das reformas dos indivíduos. Quando os homens vieram a
esquecer o principal objetivo dos preceitos de Jesus, Ele, o Mestre do mestres,
fez reviver Sua doutrina de pureza na feição da Doutrina dos Espíritos, para
fazer relembrar aos mesmos homens a Sua mensagem de amor.
O Espiritismo com
Jesus tem essa missão de auxiliar o progresso em todas as suas manifestações do
crescimento da vida. Os bons Espíritos ficam em minoria na Terra devido ao
posicionamento das criaturas. Se a Terra tem mais Espíritos ignorantes
encarnados, ela, por lei de justiça, recebe mais Espíritos inferiores, por
serem atraídos pelos seus iguais. Porém, não há que esmorecer porque, se
tratamos do progresso, que é lei de Deus por toda parte, ele é Deus se manifestando
e é capaz de modificar tudo em crescimento constante.
O ponto mais
difícil do progresso é desobstruir a região moral das criaturas. O resto é mais
fácil, entretanto, a moral mexe no íntimo dos Espíritos, e a tendência à
rejeição surge logo que nos decidimos a melhorar moralmente. Se queres conhecer
a população oculta que vive em uma nação, observa os costumes das criaturas que
ali vivem. Assim ocorre com a própria Terra, entretanto, a semente de luz do
amor não morre, e ela cresce, mas, junto dela cresce igualmente o joio, que
deverá ser arrancado pela raiz, segundo a promessa do Cristo de Deus.
Nos dias atuais,
aparentemente as trevas são dominantes, mas, na realidade, elas estão enfraquecendo,
dando lugar à Luz que há de iluminar todas as almas.
Livro: Filosofia
Espírita – Volume XI
Miramez / João
Nunes Maia.
Estudando O
Livro dos Espíritos - Allan Kardec.
521. Podem
certos Espíritos auxiliar o progresso das artes, protegendo os que às artes se
dedicam?
Há Espíritos
protetores especiais e que assistem os que os invocam, quando dignos dessa
assistência. Que queres, porém, que façam com os que julgam ser o que não são?
Não lhes cabe fazer que os cegos vejam, nem que os surdos ouçam.
A.K.: Os antigos
fizeram, desses Espíritos, divindades especiais. As Musas não eram senão a
personificação alegórica dos Espíritos protetores das ciências e das artes,
como os deuses Lares e Penates simbolizavam os Espíritos protetores da família.
Também modernamente, as artes, as diferentes indústrias, as cidades, os países
têm seus patronos, que mais não são do que Espíritos superiores, sob várias
designações.
Tendo todo homem
Espíritos que com ele simpatizam, claro é que, nos corpos coletivos, a generalidade
dos Espíritos que lhes votam simpatia está em proporção com a generalidade dos
indivíduos; que os Espíritos estranhos são atraídos para essas coletividades
pela identidade dos gostos e das idéias; em suma, que esses agregados de
pessoas, tanto quanto os indivíduos, são mais ou menos bem assistidos e
influenciados, de acordo com a natureza dos sentimentos dominantes entre os
elementos que os compõem.
Nos povos,
determinam a atração dos Espíritos os costumes, os hábitos, o caráter dominante
e as leis, as leis sobretudo, porque o caráter de uma nação se reflete nas suas
leis.
Fazendo reinar
em seu seio a justiça, os homens combatem a influência dos maus Espíritos. Onde
quer que as leis consagrem coisas injustas, contrárias à Humanidade, os bons
Espíritos ficam em minoria e a multidão, que aflui, dos maus mantém a nação
aferrada às suas idéias e paralisa as boas influências parciais, que ficam
perdidas no conjunto, como insuladas espigas entre espinheiros. Estudando-se os
costumes dos povos ou de qualquer reunião de homens, facilmente se forma idéia
da população oculta que se lhes imiscui no modo de pensar e nos atos.
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