Familioligiloj
773. Kial, inter
la bestoj, la gepatroj kaj ties idoj ne sin reciproke rekonas plu, de post la
momento, kiam la idoj jam ne bezonas la zorgojn de siaj gepatroj?
La bestoj vivas
la materialan, ne la moralan vivon. La karesemo de patrino por siaj idoj havas
kiel principon la instinkton de konservado de la estuloj, kiujn ŝi naskis; kiam
tiuj estuloj povas jam prizorgi sian propran vivon, tiam ŝia tasko estas
elfinita, la Naturo nenion plu postulas de ŝi; tial ŝi ilin forlasas, por zorgi
pri novaj naskitoj.
774. Iuj
personoj, el la fakto, ke la bestoj estas forlasataj de siaj gepatroj,
konkludas, ke la familioligiloj inter la homoj simple rezultas el societaj
moroj kaj ne el natura leĝo; kion ni pensu pri tio?
La homo havas
destinon alian ol la bestoj; kial do voli similigi lin al ĉi tiuj? La homo
havas ion alian krom fiziologiaj bezonoj, nome la neceson progresi, kaj la familioligiloj
pli streĉas la societajn rilatojn; jen, kial la familioligiloj estas leĝo de la
naturo. Dio volis, ke la homoj tiel lernu sin reciproke ami
kiel fratoj.
775. Kian sekvon
alportus al la socio la malstreĉiĝo de la familioligiloj?
Pliintensiĝon de
egoismo.
Libro: La Libro
de la Spiritoj – Allan Kardec.
Laços de Família
773. Por que
entre os animais pais e filhos deixam de se reconhecer, quando os últimos não
precisam mais de cuidados?
— Os animais
vivem a vida material e não a moral. A ternura da mãe pelos filhos tem por
princípio o instinto de conservação aplicado aos seres que deu à luz. Quando
esses seres podem cuidar de si mesmos sua tarefa está cumprida e a natureza
nada mais lhe exige. É por isso que ela os abandona para se ocupar de outros
que chegam.
774. Há pessoas
que deduzem, do abandono das crias pelos animais, que os laços de família entre
os homens não são mais que o resultado de custumes sociais e não uma lei
natural. Que devemos pensar disso?
— O homem tem
outro destino que não o dos animais; porque, pois, querer sempre
identificá-los? Para ele, há outra coisa além das necessidades físicas; há a
necessidade do progresso. Os liames sociais são necessários ao progresso e os
laços de família resumem os liames sociais: eis porque eles constituem uma lei
natural. Deus quis que os homens, assim, aprendessem a amar-se como irmãos.
(Ver item 205). (1)
775. Qual seria
para a sociedade o resultado do relaxamento dos laços de família?
— Uma
recrudescência do egoísmo.
(1) - Herbert
Spencer considerou a família entre as instituições que dão forma à vida social;
Marx e Engels, como o primeiro grupo histórico, a primeira forma de interação
humana; Augusto Comte, como a célula básica da sociedade, o embrião e o modelo
desta, de maneira que a sociedade perfeita é a que funciona como a família.
Atualmente, a Sociologia da Família e a Psicologia Social, bem como as próprias
escolas de Psicologia do Indivíduo reconhecem a importância básica da família.
O mesmo se dá nos estudos de Psicologia Educacional e de Filosofia da Educação.
John Dewey, em Democracia e Educação, acentua a importância do lar na
organização social e na preparação da vida social. Como se vê, a asserção dos
Espíritos de que "os laços de família resumem os liames sociais" são
confirmados até mesmo pelos estudos materialistas da sociedade. (N. do T.)
Livro: O Livro
dos Espíritos – Allan Kardec.
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