O Comércio é
também uma escola de fraternidade. Realmente, carecemos da atenção do vendedor,
mas o vendedor espera de nós a mesma
atitude.
Diante de
balconistas fatigados ou irritadiços, reflitamos nasprovações que,
indubitavelmente, os constrange nas retaguardasda família ou do lar, sem
negar-lhes consideração e carinho.
A pessoa que se
revela mal-humorada, em seus contatos públicos, provavelmente carrega um fardo
pesado de inquietação e doença.
Abrir caminho, à
força de encontrões, não é só deselegância, mas igualmente lastimável
descortesia.
Dar passagem aos
outros, em primeiro lugar, seja no elevador ou no coletivo, é uma forma de expressar
entendimento e bondade humana.
Aprender a pedir
um favor aos que trabalham em repartições, armazéns, lojas ou bares, é obrigação.
Evitar
anedotário chulo ou depreciativo, reconhecendo-se que as palavras criam imagens
e as imagens patrocinam ações.
Zombaria ou
irritação complicam situações sem resolver os problemas.
Quando se sinta
no dever de reclamar, não faça de seu verbo instrumento de agressão.
O erro ou o
engano dos outros talvez fossem nossos se estivéssemos nas circunstâncias dos
outros.
Afabilidade é
caridade no trato pessoal.
Livro: Sinal
Verde.
Andre Luiz /
Chico Xavier.
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