1. O que é Deus?
4. Onde podemos
encontrar a prova da existência de Deus?
Resposta: Num
axioma que aplicais às vossas ciências: Não há efeito sem causa. Procurai a
causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá.
Para crer em
Deus é suficiente lançar os olhos às obras da Criação. O Universo existe; ele tem,
portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito
tem uma causa, e avançar que o nada pode fazer alguma coisa.
13. Quando
dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso,
soberanamente justo e bom, não temos uma ideia completa de seus atributos?
Resposta: Do
vosso ponto de vista, sim, porque acreditais abranger tudo; mas ficai sabendo
que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais
a vossa linguagem, limitada às vossas idéias e às vossas sensações, não dispõe
de expressões. A razão vos diz que Deus deve ter essas perfeições em grau
supremo, pois se tivesse uma de menos, ou que não fosse em grau infinito, não
seria superior a tudo, e por conseguinte não seria Deus. Para estar acima de
todas as coisas, Deus não deve estar sujeito a vicissitudes e não pode ter nenhuma
das imperfeições que a imaginação é capaz de conceber.
DEUS É ETERNO.
Se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado
por um ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade.
É IMUTÁVEL. Se
Ele estivesse sujeito a mudanças as leis que regem o Universo não teriam nenhuma
estabilidade.
É IMATERIAL.
Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra
forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.
É ÚNICO. Se
houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização
do Universo.
É TODO-PODEROSO.
Porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais
poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas.
E aquelas que ele não tivesse feito seriam obra de um outro Deus.
É SOBERANAMENTE
JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores
como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça
nem da sua bondade.
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