sábado, 8 de setembro de 2018

Determinismo e Livre Arbítrio - Pestalozzi

"A relação entre determinismo e livre-arbítrio (tanto individual quanto coletivo), é algo complexo e indevassável, para quem está submetido aos condicionamentos de tempo e espaço, como estais ainda. Mesmo para nós, Espíritos ainda ligados à esfera terrestre, não nos é dado penetrar todas as variáveis que envolvem os problemas do destino de um espírito, de uma família, de uma nação e, muito menos, do planeta, que abriga a grande família humana.
São incontáveis atos, inumeráveis liberdades individuais, incalculáveis entrelaçamentos de destinos e seres, imensuráveis caminhos possíveis – dentro das leis de causa e efeito, mas que sempre podem ser superadas pelo amor, pelo perdão, pela misericórdia.
Um gesto de amor, uma alma que se sacrifique até à morte, um exemplo que contagie as massas, podem mudar o destino de um povo e influenciar o progresso humano.
Por isso, Jesus dizia que o amor cobre a multidão dos pecados e que ele sobretudo queria misericórdia.
Essas reflexões são a propósito do complexo momento histórico por que a terra atravessa e que pode levar muitos ao desânimo, à desconfiança no futuro, à visão sombria do próprio destino individual e das gerações que vos sucederão…
Preservai-vos de mergulhar na visão do vale e de lá emitirdes pensamentos e projeções desesperançadas! Tudo passa… Já enfrestastes, já enfrentamos juntos, pestes, guerras, invasões, quedas de impérios, dispersão de povos inteiros, massacres coletivos… É disso que é feita a nossa história. E será até que o ser humano desperte a consciência para o bem, para a paz, para a fraternidade universal.
Vós que sois agora os que estão despertando, os que podem contribuir para o progresso coletivo, uni-vos em pensamentos de paz e em sentimento de amizade mútua, que vos conforte. E ao mesmo tempo, cumpri a tarefa que vos cabe dentro das condições possíveis. O momento é de desarranjo, mantende a harmonia interior. O momento é de desânimo, mantende a esperança acesa, sem a superficialidade dos tolos, que não enxergam a gravidade das situações!
Vereis ainda muitas mudanças, vivereis muitas crises e a lição será sempre a da resiliência, do desapego, da generosidade e da paz!
Pestalozzi /  Médium: Dora Incontri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário