sábado, 5 de fevereiro de 2022

Ensaio teórico da sensação dos Espíritos / Theoretical Essay of Spirit Sensation. (1)

257. O corpo é o instrumento da dor. Se não é a causa primária desta é, pelo menos, a causa imediata. A alma tem a percepção da dor: essa percepção é o efeito. A lembrança que da dor a alma conserva pode ser muito penosa, mas não pode ter ação física. De fato, nem o frio, nem o calor são capazes de desorganizar os tecidos da alma, que não é suscetível de congelar-se, nem de queimar-se. Não vemos todos os dias a recordação ou a apreensão de um mal físico produzirem o efeito desse mal, como se real fora? Não as vemos até causar a morte? Toda gente sabe que aqueles a quem se amputou um membro costumam sentir dor no membro que lhes falta. Certo que aí não está a sede, ou, sequer, o ponto de partida da dor. O que há, apenas, é que o cérebro guardou desta a impressão. Lícito, portanto, será admitir-se que coisa análoga ocorra nos sofrimentos do Espírito após a morte. Um estudo aprofundado do perispírito, que tão importante papel desempenha em todos os fenômenos espíritas; nas aparições vaporosas ou tangíveis; no estado em que o Espírito vem a encontrar-se por ocasião da morte; na ideia, que tão frequentemente manifesta, de que ainda está vivo; nas situações tão comoventes dos suicidas, dos supliciados, dos que se deixaram absorver pelos gozos materiais; e inúmeros outros fatos, lançaram luz sobre esta questão, dando lugar a explicações que passamos a resumir.

O perispírito é o laço que à matéria do corpo une o Espírito; é tirado do meio ambiente, do fluido universal. Participa ao mesmo tempo da eletricidade, do fluido magnético e, até certo ponto, da matéria inerte. Poder-se-ia dizer que é a quintessência da matéria. É o princípio da vida orgânica, porém, não o da vida intelectual, que reside no Espírito. É, além disso, o agente das sensações exteriores. No corpo, os órgãos, servindo-lhe de condutos, localizam essas sensações. Destruído o corpo, elas se tornam gerais. Daí o Espírito não dizer que sofre mais da cabeça do que dos pés, ou vice-versa. Não se confundam, porém, as sensações do perispírito, que se tornou independente, com as do corpo. Estas últimas só por termo de comparação as podemos tomar e não por identidade. Libertos do corpo, os Espíritos podem sofrer, mas esse sofrimento não é corporal, embora não seja exclusivamente moral, como o remorso, pois que eles se queixam de frio e calor. Também não sofrem mais no inverno do que no verão: temo-los visto atravessar chamas, sem experimentarem qualquer dor. Nenhuma impressão lhes causa, conseguintemente, a temperatura. A dor que sentem não é, pois, uma dor física propriamente dita: é um vago sentimento íntimo, que o próprio Espírito nem sempre compreende bem, precisamente porque a dor não se acha localizada e porque não a produzem agentes exteriores; é mais uma reminiscência do que uma realidade, reminiscência, porém, igualmente penosa. Algumas vezes, entretanto, há mais do que isso, como vamos ver.

Ensina-nos a experiência que, por ocasião da morte, o perispírito se desprende mais ou menos lentamente do corpo; que, durante os primeiros minutos depois da desencarnação, o Espírito não encontra explicação para a situação em que se acha. Crê não estar morto, porque se sente vivo; vê a um lado o corpo, sabe que lhe pertence, mas não compreende que esteja separado dele. Essa situação dura enquanto haja qualquer ligação entre o corpo e o perispírito. Disse-nos, certa vez, um suicida: “Não, não estou morto.” E acrescentava: No entanto, sinto os vermes a me roerem. Ora, indubitavelmente, os vermes não lhe roíam o perispírito e ainda menos o Espírito; roíam-lhe apenas o corpo. Como, porém, não era completa a separação do corpo e do perispírito, uma espécie de repercussão moral se produzia, transmitindo ao Espírito o que estava ocorrendo no corpo. Repercussão talvez não seja o termo próprio, porque pode induzir à suposição de um efeito muito material. Era antes a visão do que se passava com o corpo, ao qual ainda o conservava ligado o perispírito, o que lhe causava a ilusão, que ele tomava por realidade. Assim, pois, não haveria no caso uma reminiscência, porquanto ele não fora, em vida, roído pelos vermes: havia o sentimento de um fato da atualidade. Isto mostra que deduções se podem tirar dos fatos, quando atentamente observados. Durante a vida, o corpo recebe impressões exteriores e as transmite ao Espírito por intermédio do perispírito, que constitui, provavelmente, o que se chama fluido nervoso. Uma vez morto, o corpo nada mais sente, por já não haver nele Espírito, nem perispírito. Este, desprendido do corpo, experimenta a sensação, porém, como já não lhe chega por um conduto limitado, ela se lhe torna geral. Ora, não sendo o perispírito, realmente, mais do que simples agente de transmissão, pois que no Espírito é que está a consciência, lógico será deduzir-se que, se pudesse existir perispírito sem Espírito, aquele nada sentiria, exatamente como um corpo que morreu. Do mesmo modo, se o Espírito não tivesse perispírito, seria inacessível a toda e qualquer sensação dolorosa. É o que se dá com os Espíritos completamente purificados. Sabemos que quanto mais eles se purificam, tanto mais etérea se torna a essência do perispírito, donde se segue que a influência material diminui à medida que o Espírito progride, isto é, à medida que o próprio perispírito se torna menos grosseiro.

Mas, dir-se-á, desde que pelo perispírito é que as sensações agradáveis, da mesma forma que as desagradáveis, se transmitem ao Espírito, sendo o Espírito puro inacessível a umas, deve sê-lo igualmente às outras. Assim é, de fato, com relação às que provêm unicamente da influência da matéria que conhecemos. O som dos nossos instrumentos, o perfume das nossas flores nenhuma impressão lhe causam. Entretanto, ele experimenta sensações íntimas, de um encanto indefinível, das quais ideia alguma podemos formar, porque, a esse respeito, somos quais cegos de nascença diante da luz. Sabemos que isso é real; mas, por que meio se produz? Esse ponto escapa ao conhecimento. Sabemos que no Espírito há percepção, sensação, audição, visão; que essas faculdades são atributos do ser todo e não, como no homem, de uma parte apenas do ser; mas, de que modo ele as tem? Ignoramo-lo. Os próprios Espíritos nada nos podem informar sobre isso, por inadequada a nossa linguagem a exprimir ideias que não possuímos, precisamente como o é, por falta de termos próprios, a dos selvagens, para traduzir ideias referentes às nossas artes, ciências e doutrinas filosóficas.

Dizendo que os Espíritos são inacessíveis às impressões da matéria que conhecemos, referimo-nos aos Espíritos muito elevados, cujo envoltório etéreo não encontra analogia neste mundo. Outro tanto não acontece com os de perispírito mais denso, os quais percebem os nossos sons e odores, não, porém, apenas por uma parte limitada de suas individualidades, conforme lhes sucedia quando vivos. Pode-se dizer que, neles, as vibrações moleculares se fazem sentir em todo o ser e lhes chegam assim ao sensorium commune, que é o próprio Espírito, embora de modo diverso e talvez, também, dando uma impressão diferente, o que modifica a percepção. Eles ouvem o som da nossa voz, entretanto nos compreendem sem o auxílio da palavra, somente pela transmissão do pensamento. Em apoio do que dizemos há o fato de que essa penetração é tanto mais fácil, quanto mais desmaterializado está o Espírito. Pelo que concerne à vista, essa, para o Espírito, independe da luz, qual a temos. A faculdade de ver é um atributo essencial da alma, para quem a obscuridade não existe. É, contudo, mais extensa, mais penetrante nas mais purificadas. A alma, ou o Espírito, tem, pois, em si mesma, a faculdade de todas as percepções. Estas, na vida corpórea, se obliteram pela grosseria dos órgãos do corpo; na vida extracorpórea, se vão desanuviando, à proporção que o envoltório semimaterial se eteriza.

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

257. The body is the instrument of pain, and if it is not the frst cause, it is at least the immediate cause. The soul perceives pain: it is an effect of the pain from the body. The memory the spirit preserves may be very painful, but it does not have any physical outcome. In effect, the soul cannot be affected by cold or heat, and can neither freeze nor burn. Do we not often see that the memory or worry about physical pain can produce the effect of pain in reality, and it may even result in death? For example, recently-amputated patients often complain of feeling pain in the missing limb, yet it is obvious that the amputated limb cannot really be the source or starting point of the pain. The brain has retained the impression of the pain experienced previously.

One can therefore conclude that the suffering felt by spirits after death is of a similar nature. A careful study of the perispirit, which plays an important role in spiritual phenomena, provides valuable insights into the nature and origin of vaporous or tangible apparitions as well as the state of the spirit at time of death. Inclusive of striking accounts presented by the victims of suicide and capital punishment, the sentiments communicated by the spirits of those who have been absorbed in material pleasures, as well as many other sources of information, have shed new light on this question, as is summarized below.

The perispirit is the link between the spirit and the material body. It is drawn from the atmosphere, from the universal fluid; it holds both electricity and magnetic fluid and to an extent inert matter. One can say that it is the essence of matter. It is the principle of organic life but not of intellectual life, since the spirit is the source of intellectual life. It is also the agent of all the sensations of the external life. Those sensations are located in the organs of the physical body which serve as their channels. When the body is destroyed, those sensations become generalized. This explains why a spirit never says that it suffers more in its head than in its feet. We must be careful not to confuse the sensations of the perispirit, which has become independent, with the sensations experienced by the body. The latter can only be understood as a means of comparison with the former, and not as an equivalent. A spirit may suffer when freed from the body, but its suffering is not physical. Yet, it is not purely moral suffering either, such as remorse, because the spirit complains of feeling cold or hot, despite suffering no more in the summer than in the winter. We have even seen spirits go through flames without feeling pain, as temperature has no impression on them. The pain that a spirit feels is not physical in the proper sense of that term, but is rather, a vague feeling perceived by the spirit, and for which it is not always able to account because it is not localized and not produced by any external agents. It is a memory rather than a reality, albeit a memory that is as painful as though it were a reality. Nevertheless, spirit suffering is sometimes more than a memory, as we shall see.

Observation has shown us that the perispirit is released gradually from the body at the time of death. In the frst few moments following death, a spirit does not clearly understand the situation. It feels alive and therefore does not realize that it died. It sees its body, know it for its own, and does not understand why it is separated from it. This confusion continues as long as there is any connection at all between the body and the perispirit, no matter how slight. For example, a person who had recently committed suicide said to us, “No, I am not dead,” and added, “yet I can feel the worms that are devouring my body.” The worms obviously were not devouring the perispirit, much less the spirit itself, but only the body. Still, a moral repercussion transmitted the sensation of what was taking place in the body because the separation between the body and the perispirit was not complete. Repercussion is perhaps not the right word to use in this case, as it may seem to imply an effect too closely linked to the material world. The sight of what was happening to the decaying body, still attached to the perispirit, produced an illusion that it mistook for reality. In this case, it was not a memory because worms had never devoured it during its lifetime. It was the perception of something that was actually taking place.

When we analyze the aforementioned case, we can draw conclusions based on an attentive observation of facts. During life, the body receives external impressions and transmits them to the spirit through the perispirit, which is probably what is called the neural fluid. The body, when dead, no longer feels anything because it no longer has a spirit or perispirit. The perispirit, when detached from the body, still experiences sensation but it no longer reaches it through a specific channel. Consequently, it is generalized rather than localized. Since the perispirit is only an agent of transmission – because only the spirit possesses consciousness – it may be deduced that if the perispirit could exist without the spirit, the perispirit would feel no more than a dead body. Likewise, if the spirit does not have a perispirit, it feels no pain, as is the case with completely purifed spirits. As the spirit progresses, the essence of its perispirit becomes more and more ethereal, demonstrating that the influence of matter diminishes in proportion to the advancement of the spirit, that is to say, as its perispirit becomes less and less coarse.

One may contend, however, that if it is through the perispirit that both good and bad sensations are transmitted to the spirit, then the assertion that an unpleasant sensation is inaccessible to a purified spirit must also imply that pleasant sensations are equally inaccessible. This is true with regard to the sensations that proceed solely from the influence of matter that we know and recognize. The sound of our instruments and perfume of flowers make no impression on higher spirits, and yet these same spirits experience vivid sensations of an indescribable charm. It is impossible for us to begin to fathom these sensations because when it comes to spirit sensations, we are like people blind from birth trying to understand the concept of light. We know that spirit sensations exist, but our knowledge is inadequate to explain their nature or how they are produced. What we do know is that spirits possess perception, sensation, hearing and sight, and that these faculties are attributes of their whole being, and are not limited to the five senses through which human beings experience them. But once again, in what way? However, in terms of trying to understand how these faculties act, we know nothing. The spirits themselves cannot explain it to us because our language cannot express ideas that transcend our comprehension, just as a savage is unable to express our arts, sciences, or philosophical theories.

When we say that spirits are immune to any form of impression from physical matter, it must be understood that we are speaking of spirits of a very high order whose etherealized envelope finds no analogy in this world. It is different with spirits whose perispirit is denser, because they perceive our sounds and smells, even though the perception no longer happens through specifc sensory organs, as they did during life. We may say that they feel molecular vibrations throughout their entire being, reaching their sensorium commune, although this is in a different manner and can cause a different impression that may change the resulting perception. They hear the sound of our voice, yet they can understand us by thought transmissions without speech. This penetration is easier for them as they are more dematerialized. Sight is independent of our light. The ability to see is an essential attribute of the soul and there is no darkness for spirits of a high order. It is more penetrating and extensive in those whose purifcation is more advanced. The soul or spirit possesses the faculty of all perceptions but the physical organs dull this perception down during corporeal life. However, in the spirit world, these perceptions become more and more vivid as the semi-material envelope is purifed.

THE SPIRITS' BOOK – Allan Kardec.

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