domingo, 2 de dezembro de 2018

Previne – Carlos

Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas. Provérbios, 17:14.

O Homem imprevidente é qual a uma represa que se rompe com o excesso de água e ninguém é capaz se medir as consequencias.
Ajusta teu modo de ser, na cautela, para que não percas teu valioso trabalho, se por acaso queres aliar-te com o bem.
Previne-te contra a contenda; ela é aliada da discussão e anda sempre com a vingança.
A tua boca é a grande represa do mar imenso das tuas ideias. Ao abrires a comporta das palavras, analisa a água que sai, e o quanto pode sair, para que não venha a desinquietar a ninguém. A vigilância garante a harmônia da vida.
A alma precavida anda bem melhor nos caminhos que percorre, porque estima todas as criaturas e respeita todos os direitos dos outros. Sempre mede o que pensa e corrige o que vai falar.
Quando conversares, evita assuntos que possam gerar contendas, contigo e com os outros. A boca que se fecha para não dizer o mal, é boca que se abre no trabalho do bem.
A condescendência é a base da lealdade. Se gostas de conversar mais do que o normal, fala das virtudes alheias, fala da vida em profusão em toda a parte, fala de Deus presente em todos os seres. Temos tanto assunto quanto o tempo precisa, sem que lembremos do mal, que às vezes somente existe na mente dos que falam nele.
O homem misericordioso é aquele que se levanta pensando e fazendo a caridade por todos os meios que ela proporciona. É um gênio de possibilidades inúmeras, a serviço do amor. Esse homem é uma criatura prevenida e cautelosa no Senhor.
Segue o exemplo do ar, que circula toda a Terra fazendo o bem, sem perguntar a quem o respira o que é, o que tem, se é nobre ou plebeu, se é animal, árvore, ou a própria Terra. Sê doador comum a todas as criaturas de Deus.
Advertir é evitar as faltas, e a consequencia da advertência é ser generoso e consigo mesmo.
Livro: Gotas de Amor.
Carlos / João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário