domingo, 11 de fevereiro de 2024

Direito de propriedade. Roubo / The Right of Property – Theft / RAJTO DE PROPRECO. ŜTELO.

Direito de propriedade. Roubo.

880. Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?

“O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal.”

881. O direito de viver dá ao homem o de acumular bens que lhe permitam repousar quando não mais possa trabalhar?

“Dá, mas ele deve fazê-lo em família, como a abelha, por meio de um trabalho honesto, e não como egoísta. Há mesmo animais que lhe dão o exemplo de previdência.”

882. Tem o homem o direito de defender os bens que haja conseguido juntar pelo seu trabalho?

“Não disse Deus: Não roubarás? E Jesus não disse: Dai a César o que é de César?”

O que, por meio do trabalho honesto, o homem junta constitui legítima propriedade sua, que ele tem o direito de defender, porque a propriedade que resulta do trabalho é um direito natural, tão sagrado quanto o de trabalhar e de viver.

883. É natural o desejo de possuir?

“Sim, mas quando o homem deseja possuir para si somente e para sua satisfação pessoal, o que há é egoísmo.”

a) — Não será, entretanto, legítimo o desejo de possuir, uma vez que aquele que tem de que viver a ninguém é pesado?

“Há homens insaciáveis, que acumulam bens sem utilidade para ninguém, ou apenas para saciar suas paixões.

Julgas que Deus vê isso com bons olhos? Aquele que, ao contrário, junta pelo trabalho, tendo em vista socorrer os seus semelhantes, pratica a lei de amor e caridade, e Deus abençoa o seu trabalho.”

884. Qual o caráter da legítima propriedade?

“Propriedade legítima só é a que foi adquirida sem prejuízo de outrem.” (808.)

Proibindo-nos que façamos aos outros o que não desejaríamos que nos fizessem, a lei de amor e de justiça nos proíbe, ipso facto, a aquisição de bens por quaisquer meios que lhe sejam contrários.

885. Será ilimitado o direito de propriedade?

“É fora de dúvida que tudo o que legitimamente se adquire constitui uma propriedade. Mas, como já dissemos, a legislação dos homens, porque imperfeita, consagra muitos direitos convencionais que a justiça natural reprova. Essa a razão por que eles reformam suas leis, à medida que o progresso se efetua e que melhor compreendem a justiça. O que num século parece perfeito, afigura-se bárbaro no século seguinte.” (795.)

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

The Right of Property – Theft

880. What is the first natural right of human beings?

“The right to live, therefore no one has the right to take the life of another or do anything that may compromise that individual’s existence.”

881. Does the right to live give people the right to hoard wealth so that they can rest when no longer able to work?

“Yes, but they should do this in collaboration with their family by honest labor, as bees do, not by accumulating wealth in a selfish manner. Some animals serve as an example of this kind of foresight.”

882. Do humans have the right to defend what they have accumulated with their work?

“It was God who said, ‘Thou shalt not steal, and Jesus who said, ‘Repay to Caesar what belongs to Caesar and to God what belongs to God.’”

What people have accumulated by honest labor is legitimate property that they are entitled to defend. The possession of property that is the fruit of work is a natural right, as sacred as the right to labor or the right to live.

883. Is the desire to own things natural? “Yes, but when it is simply for yourself and for personal satisfaction, it is selfishness.”

a) Is the desire to have possessions legitimate, since those who can support themselves are not a burden to others?

“Some people are greedy and accumulate wealth merely in order to satisfy their own passions, and without providing any benefit to anyone. Do you think that this makes God happy? On the contrary, those who accumulate wealth by honest labor to help their fellow human beings, practice the law of love and charity, and receive God’s blessing.”

884. What constitutes legitimate property?

“No property is legitimate unless acquired without harming others.” (See no. 808) The law of love and justice, forbids us to treat others in a manner that we do not want others to treat us, condemns every means of obtaining property or wealth that would contradict that law.

885. Is the right to property unlimited?

“Everything that has been legitimately acquired is property. However, as we have said, since human laws are flawed, they frequently establish conventional rights that contradict natural justice. For this reason, society reforms its laws as progress is accomplished, and as it obtains a better notion of justice. What appears right in one century is barbarous in another.” (See no. 795)

THE SPIRITS' BOOK – Allan Kardec.

RAJTO DE PROPRECO. ŜTELO

880. Kiu estas la unua el ĉiuj naturaj rajtoj de la homo?

“Vivi; tial neniu rajtas atenci la vivon de sia similulo, kaj fari ion ajn, kio povus endanĝerigi ties enkorpan ekzistadon.”

881. Ĉu la vivorajto havigas al la homo la rajton amasigi la necesajn vivrimedojn, por ke li povu ripozi tiam, kiam li jam ne kapablos labori?

“Jes; sed li devas tion fari en sia familio, kiel abelo, per honesta laborado, kaj ne amasigi kiel egoisto. Iuj bestoj mem donas al li ekzemplon de antaŭzorgemo.”

882. Ĉu la homo rajtas defendi tion, kion li amasigis per sia laboro?

 “Dio diris: Ne ŝtelu; kaj Jesuo: Redonu al Cezaro la propraĵon de Cezaro.”

Tio, kion la homo kolektas per honesta laboro, estas laŭrajta propraĵo, kiun li rajtas defendi, ĉar la propraĵo, frukto de laborado, estas natura rajto tiel sankta, kiel la rajto labori kaj vivi.

883. Ĉu la deziro posedi troviĝas en la Naturo?

“Jes; sed, kiam ĝi estas deziro posedi por si sola kaj por persona kontentigo, tiam ĝi estas egoismo”

– Tamen, ĉu la deziro posedi ne estas laŭrajta pro tio, ke homo, havanta proprajn vivrimedojn, ricevas vivtenadon de neniu alia?

“Kelkaj nesatigeblaj homoj amasigas por nenies profito aŭ por nura kontentigo de siaj pasioj. Ĉu vi kredas, ke tio plaĉas al Dio? Tiu, kontraŭe, amasiganta, per sia laboro por utili al siaj similuloj, praktikas la leĝon de amo kaj karitato, kaj lia laboro estas benata de Dio.”

884. Kia estas la karaktero de la laŭrajta propraĵo?

“Estas laŭrajta nur propraĵo, akirita sen ies malprofito.” (808)

Ĉar la leĝo de amo kaj justeco malpermesas, ke ni faru al aliulo tion, kion ni ne dezirus, ke oni faru al ni, tial ĝi malaprobas ĉian ajn akirorimedon kontraŭan al ĝi.

885.Ĉu la rajto de propreco estas senlima?

“Sendube, ĉio ajn, laŭrajte akirita, estas propraĵo; sed, kiel ni diris, ĉar la homa leĝaro estas neperfekta, tial ĝi ofte rekonas konvenciajn rajtojn, kiujn la natura justeco malaprobas. Ĝuste pro tio la homoj reformas siajn leĝojn, proporcie kiel progreso fariĝas kaj kiel ili pli bone komprenas justecon. Kio ŝajnas perfekta dum iu jarcento, tio aspektas barbare dum la jarcento sekvanta.” (795)

La Libro de la Spiritoj – Allan Kardec.

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