sábado, 7 de março de 2020

Resumo teórico do móvel das ações humenas / THEORETICAL EXPLANATION OF THE MOTIVE BEHIND HUMAN ACTION.

872. A questão do livre-arbítrio se pode resumir assim: o homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não foram previamente determinados; os crimes que comete não resultam de uma sentença do destino. Ele pode, por prova e por expiação, escolher uma existência em que seja incitado ao crime, quer sobrevenham, mas será sempre livre de agir ou não agir. Assim, o livre-arbítrio existe para ele, quando no estado de Espírito, ao fazer a escolha da existência e das provas e, como encarnado, na faculdade de ceder ou de resistir aos arrastamentos a que todos nos submetemos voluntariamente. Cabe à educação combater essas más tendências. Ela terá êxito nesse combate quando se basear no estudo aprofundado da natureza moral do homem. Pelo conhecimento das leis que regem essa natureza moral, chegar-se-á a modificá-la, como se modifica a inteligência pela instrução e o temperamento pela higiene.
Desprendido da matéria e no estado de erraticidade, o Espírito procede à escolha de suas futuras existências corporais, de acordo com o grau de perfeição a que haja chegado e é nisso, como dissemos, que consiste sobretudo o seu livre-arbítrio. Essa liberdade, a encarnação não a anula. Se ele cede à influência da matéria, é que sucumbe nas provas que por si mesmo escolheu. Para ter quem o ajude a vencê-las, concedido lhe é invocar a assistência de Deus e dos Espíritos bons. (337)
Sem o livre-arbítrio o homem não teria nem culpa por praticar o mal, nem mérito em praticar o bem. E isto a tal ponto está reconhecido que, no mundo, a censura ou o elogio são feitos à intenção, isto é, à vontade. Ora, quem diz vontade diz liberdade. Nenhuma desculpa poderá, portanto, o homem buscar, para os seus delitos, na sua organização física, sem abdicar da razão e da sua condição de ser humano, para se equiparar ao bruto. Se fora assim quanto ao mal, assim não poderia deixar de ser relativamente ao bem. Mas quando o homem pratica o bem, tem grande cuidado de averbar o fato à sua conta, como mérito, e não cogita de por ele gratificar os seus órgãos, o que prova que, por instinto, não renuncia, a despeito da opinião dos proponentes de certos sistemas filosóficos, ao mais belo privilégio de sua espécie: a liberdade de pensar.
A fatalidade, como vulgarmente é entendida, supõe a decisão prévia e irrevogável de todos os sucessos da vida, qualquer que seja a importância deles. Se tal fosse a ordem das coisas, o homem seria qual máquina sem vontade. De que lhe serviria a inteligência, se estivesse invariavelmente dominado, em todos os seus atos, pela força do destino? Semelhante doutrina, se verdadeira, conteria a destruição de toda liberdade moral; já não haveria para o homem responsabilidade, nem, por conseguinte, bem, nem mal, crimes ou virtudes. Não seria possível que Deus, soberanamente justo, castigasse suas criaturas por faltas cujo cometimento não dependera delas, nem que as recompensasse por virtudes de que nenhum mérito teriam. Ademais, tal lei seria a negação da do progresso, porquanto o homem, tudo esperando da sorte, nada tentaria para melhorar a sua posição, visto que não conseguiria ser mais nem menos.
Contudo, a fatalidade não é uma palavra vã. Existe na posição que o homem ocupa na Terra e nas funções que aí desempenha, em consequência do gênero de vida que seu Espírito escolheu como prova, expiação ou missão. Ele sofre fatalmente todas as vicissitudes dessa existência e todas as tendências boas ou más que lhe são inerentes. Aí, porém, acaba a fatalidade, pois da sua vontade depende ceder ou não a essas tendências. Os pormenores dos acontecimentos, esses ficam subordinados às circunstâncias que ele próprio cria pelos seus atos, sendo que nessas circunstâncias podem os Espíritos influir pelos pensamentos que sugiram. (459)
A fatalidade, portanto, está nos acontecimentos que se apresentam, por serem estes consequência da escolha que o Espírito fez da sua existência de homem. Pode deixar de haver fatalidade no resultado de tais acontecimentos, visto ser possível ao homem, pela sua prudência, modificar-lhes o curso. Nunca há fatalidade nos atos da vida moral.
Na morte é que o homem se acha submetido, em absoluto, à inexorável lei da fatalidade, pois não pode escapar à sentença que lhe marca o termo da existência, nem ao gênero de morte que haja de cortar a esta o fio.
Segundo a doutrina vulgar, de si mesmo tiraria o homem todos os seus instintos que, então, proviriam, ou da sua organização física, pela qual nenhuma responsabilidade lhe toca, ou da sua própria natureza, caso em que lícito lhe seria procurar desculpar-se consigo mesmo, dizendo não lhe pertencer a culpa de ser feito como é. Muito mais moral se mostra, indiscutivelmente, a doutrina espírita. Ela admite no homem o livre-arbítrio em toda a sua plenitude e, se lhe diz que, praticando o mal, ele cede a uma sugestão estranha e má, em nada lhe diminui a responsabilidade, pois lhe reconhece o poder de resistir, o que evidentemente lhe é muito mais fácil do que lutar contra a sua própria natureza. Assim, de acordo com a doutrina espírita, não há arrastamento irresistível: o homem pode sempre cerrar ouvidos à voz oculta que lhe fala no íntimo, induzindo-o ao mal, como pode cerrá-los à voz material daquele que lhe fale ostensivamente. Pode-o pela ação da sua vontade, pedindo a Deus a força necessária e reclamando, para tal fim, a assistência dos Espíritos bons. Foi o que Jesus nos ensinou por meio da sublime prece que é a Oração Dominical, quando manda que digamos: “Não nos deixes sucumbir à tentação, mas livra-nos do mal.”
Essa teoria da causa determinante dos nossos atos ressalta com evidência de todo o ensino dado pelos Espíritos. Não só é sublime de moralidade, mas também, acrescentaremos, eleva o homem aos seus próprios olhos. Mostra-o livre de subtrair-se a um jugo obsessor, como livre é de fechar sua casa aos importunos. Ele deixa de ser simples máquina, atuando por efeito de uma impulsão independente da sua vontade, para ser um ente racional, que ouve, julga e escolhe livremente de dois conselhos um. Aditemos que, apesar disto, o homem não se acha privado de iniciativa, não deixa de agir por impulso próprio, pois que, em definitivo, ele é apenas um Espírito encarnado que conserva, sob o envoltório corporal, as qualidades e os defeitos que tinha como Espírito. Conseguintemente, as faltas que cometemos têm por fonte primária a imperfeição do nosso próprio Espírito, que ainda não conquistou a superioridade moral que um dia alcançará, mas que, nem por isso, carece de livre-arbítrio. A vida corpórea lhe é dada para se expungir de suas imperfeições, mediante as provas por que passa, imperfeições que, precisamente, o tornam mais fraco e mais acessível às sugestões de outros Espíritos imperfeitos, que delas se aproveitam para tentar fazê-lo sucumbir na luta em que se empenhou. Se dessa luta sai vencedor ele se eleva; se fracassa, permanece o que era, nem pior, nem melhor. Será uma prova que lhe cumpre recomeçar, podendo suceder que longo tempo gaste nessa alternativa. Quanto mais se depura, tanto mais diminuem os seus pontos fracos e tanto menos acesso oferece aos que procurem atraí-lo para o mal. Na razão de sua elevação, cresce-lhe a força moral, fazendo que dele se afastem os maus Espíritos.
Todos os Espíritos, mais ou menos bons, quando encarnados, constituem a espécie humana e, como o nosso mundo é um dos menos adiantados, nele se conta maior número de Espíritos maus do que de bons. Tal a razão por que aí vemos tanta perversidade. Façamos, pois, todos os esforços para a este planeta não voltarmos, após a presente estada, e para merecermos ir repousar em mundo melhor, em um desses mundos privilegiados onde o bem reina sem mescla, e onde não nos lembraremos da nossa passagem por aqui, senão como de um exílio temporário.
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.
872. We may summarize the question of free will as follows. Human beings are not inevitably led into evil. Their acts are not predestined and the crimes they commit are not the result of any sort of destiny. They may have chosen, as a trial and form of repentance, a life in which they will be tempted to do wrong, either because of the surroundings in which they are placed, or through circumstances that occur, but they always have their free will in determining their actions. Spirits therefore exercise free will in the spirit life by choosing their next life and trials to complete and human beings exercise free will by leveraging their power of yielding to or resisting the temptations to which they have voluntarily subjected themselves. The purpose of education is to fight these wicked propensities – a duty that it will only be able to fulfill thoroughly when it is based on a deeper and truer knowledge of the moral nature of human beings. By knowing the laws governing the moral nature of humankind, we can modify it, as we already modify intelligence by education and physical health by hygiene.
Every spirit chooses its future physical life according to its degree of purification at the time they are wandering and free from matter. The spirit is free to make this choice, as we have previously pointed out, based on its free will. This free will is not lost through incarnation. If an incarnate spirit yields to the influence of matter, it succumbs in the trials it has chosen for itself. However, the spirit can call out for God’s guidance and the support of good spirits for strength and assistance. (See no. 337)
Without free will, there would be neither guilt in doing wrong, nor merit in doing right. This concept is so well recognized that the world always assigns blame or praise of any deed to the intention, that is, the will of the person committing the act, with will simply being another word for freedom. People could not blame their wrongs on their bodies without abandoning their reason and condition as human beings, which would place them on the same level as wild animals. If they could do so with regard to what is wrong, they would have to do the same for what is right. Whenever individuals do right, they claim this merit and would never think of attributing it to their bodies, which proves that they instinctively refuse to renounce the most remarkable privilege of their species, the freedom of thought.
Fatalism, as commonly understood, assumes a prior and binding predestination of all the events of human life, regardless of their importance. If this were true, people would be machines without a will of their own. What would be the purpose of intelligence, if it were always overruled in all its action by the power of destiny? This destroys any sense of moral freedom. There would be no such thing as human accountability, and consequently there would be no distinction between good and evil, or virtue and crime. God, who is supremely just, could not punish people for faults that they were forced to commit, nor could they be rewarded for virtues that they do not merit. This would contradict the law of progress because humans would not be motivated to improve their position since their actions could make it neither better nor worse.
Fatalism, however, is not a meaningless word. It really exists with regard to the position held by all human beings on Earth and the roles they fill. Fatalism is a consequence of the type of existence their spirits chose as a trial, repentance, or mission. They are subjected to the digressions of the life they have chosen, in addition to all the intrinsic temptations, good or bad. This is where fatalism ends, because human will determines if they yield to those temptations or not. The details of events depend on the circumstances that human beings cause by their actions, and they may be influenced by the good or bad thoughts suggested by spirits. (See no. 459)
Therefore, fatalism exists in the events that occur, because they are the consequence of the choice made by our spirit in what type of existence to live. However, there can be no fatalism in the results of those events, because human beings can often modify their results by using their own judgment. Therefore, there is no fatalism with regard to the acts of our moral life.
People are victims of an absolute and inescapable destiny only at the time of death. They can neither avoid the fate determining the length of their lives, nor avoid the kind of death that is destined for them.
According to common belief, human beings derive all their instincts from themselves. These instincts proceed from their physical bodies, for which they are not responsible, or from their own nature, which would provide them with an equally valid excuse for their imperfections. If such were the case, they could rightly claim that it is through no choice of their own that they are what they are. Spiritism is more moral. It admits the free will for humans in all its fullness and, in telling them that they yield to a vile suggestion made by another spirit when they do wrong, it makes them fully accountable for their actions. It recognizes their ability to resist contemptible suggestions, which is easier than fighting their inherent nature. Accordingly, Spiritist theory dictates that no temptation is irresistible. People can always ignore the invisible voice addressing their inner consciousness, just as easily as they can ignore a human voice. They can always withdraw from the suggestions tempting them to do wrong by exerting their will against the temptation. They can ask God to give them the necessary strength, and call out to good spirits for help. This is what Jesus taught us in the Lord’s Prayer when he told us to recite, “And lead us not into temptation, but deliver us from evil.”
This theory of the cause of human action is the natural conclusion of all the teachings the spirits offer now. It is not only sublime in terms of morality; it also greatly enhances the self-respect of human beings. It shows them that they are as free to escape the shackles of an obsessor, as they are to close the doors to their houses to unwelcome intrusions. They are not machines, powered by an impulse that is independent of their will, rather, they are beings capable of reasoning, and possess the power to listen, to compare, and to choose freely between two different suggestions or recommendations. We should add that individuals are not deprived of their initiative when receiving advice. What they do is of their own volition because they are still spirits, although incarnated in a physical envelope, and as human beings, they still maintain the good and bad qualities they possessed as spirits. The faults that we commit are rooted in the imperfection of our spirit, which has not yet developed the moral superiority it will acquire over the course of time. Despite this fact, the spirit is still in full possession of its free will. The purpose of corporeal life is to purge all the imperfections of our spirit through the trials we endure. It is precisely these imperfections that weaken us and make us vulnerable to the influence of imperfect spirits. They take advantage of our weakness when they try to make us fail in our tasks. If we are victorious in the struggle, our spirit is elevated, if we fail, our spirit remains, as it was no better and no worse. However, the unsuccessful attempt will give way to a new attempt, which is a repetition of the same trial that may delay our advancement for a very long period. As we improve, our weakness diminishes and we give less and less power to those who would tempt us to wrongdoing. As our moral strength increases constantly, low-order spirits cease to act upon us.
All incarnate spirits, whether good or bad, make up the human race. As our planet is one of the most backward worlds in the universe, there are more bad spirits than good spirits, and perversity is widespread. We must do our utmost not to have to return to this world after our present sojourn and to deserve admission into a higher world, one of those privileged worlds, where goodness reigns, and where, once we get there, our time in this lower world will only be a brief, vague memory.
THE SPIRITS’ BOOK – Allan Kardec.

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