domingo, 18 de junho de 2023

Privações voluntárias. Mortificações / Voluntary Deprivations – Mortifications.

Privações voluntárias. Mortificações.

718. A lei de conservação obriga o homem a prover às necessidades do corpo?

“Sim, porque, sem força e saúde, impossível é o trabalho.”

719. Merece censura o homem por procurar o bem-estar?

“É natural o desejo do bem-estar. Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação. Ele não condena a procura do bem-estar, desde que não seja conseguido à custa de outrem e não venha a diminuir-vos nem as forças físicas, nem as forças morais.”

720. São meritórias aos olhos de Deus as privações voluntárias, com o objetivo de uma expiação igualmente voluntária?

“Fazei o bem aos vossos semelhantes e mais mérito tereis.”

a) — Haverá privações voluntárias que sejam meritórias?

“Há: a privação dos gozos inúteis, porque desprende da matéria o homem e lhe eleva a alma. Meritório é resistir à tentação que arrasta ao excesso ou ao gozo das coisas inúteis; é o homem tirar do que lhe é necessário para dar aos que carecem do bastante. Se a privação não passar de simulacro, será uma irrisão.”

721. É meritória, de algum ponto de vista, a vida de mortificações ascéticas, que desde a mais remota antiguidade teve praticantes no seio de diversos povos?

“Procurai saber a quem ela aproveita e tereis a resposta. Se somente serve para quem a pratica e o impede de fazer o bem, é egoísmo, seja qual for o pretexto com que entendam de colori-la. Privar-se a si mesmo e trabalhar para os outros, tal a verdadeira mortificação, segundo a caridade cristã.”

722. Será racional a abstenção de certos alimentos, prescrita na tradição de diversos povos?

“Permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que lhe não prejudique a saúde. Alguns legisladores, porém, com um fim útil, entenderam de interdizer o uso de certos alimentos e, para maior autoridade imprimirem às suas leis, apresentaram-nas como emanadas de Deus.”

723. A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da natureza?

“Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne; do contrário, debilita-se o homem. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. O homem deve, pois, alimentar-se de acordo com as exigências de seu organismo.”

724. Será meritório abster-se o homem da alimentação animal, ou de outra qualquer, por expiação?

“Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros. Aos olhos de Deus, porém, só há mortificação se houver privação séria e útil. Por isso é que qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa.” (720.)

725. Que se deve pensar das mutilações operadas no corpo do homem ou dos animais?

“A que propósito, semelhante questão? Ainda uma vez: inquiri sempre vós mesmos se é útil aquilo de que porventura se trate. A Deus não pode agradar o que seja inútil e o que for nocivo lhe será sempre desagradável. Porque, ficai sabendo, Deus só é sensível aos sentimentos que elevam para ele a alma. Obedecendo-lhe à lei e não a violando é que podereis forrar-vos ao jugo da vossa matéria terrestre.”

726. Visto que os sofrimentos deste mundo nos elevam, se os suportarmos devidamente, dar-se-á que também nos elevam os que nós mesmos nos criamos?

“Os sofrimentos naturais são os únicos que elevam, porque vêm de Deus. Os sofrimentos voluntários de nada servem, quando não concorrem para o bem de outrem. Supões que se adiantam no caminho do progresso os que abreviam a vida, mediante rigores sobre-humanos, como o fazem os bonzos, os faquires e alguns fanáticos de muitas seitas? Por que de preferência não trabalham pelo bem de seus semelhantes? Vistam o indigente; consolem o que chora; trabalhem pelo que está enfermo; sofram privações para alívio dos infelizes e então suas vidas serão úteis e agradáveis a Deus. Sofrer alguém voluntariamente, apenas por seu próprio bem, é egoísmo; sofrer pelos outros é caridade: tais os preceitos do Cristo.”

727. Uma vez que não devemos criar sofrimentos voluntários que nenhuma utilidade tenham para outrem, deveremos cuidar de preservar-nos dos que prevejamos ou nos ameacem?

“Contra os perigos e os sofrimentos é que o instinto de conservação foi dado a todos os seres. Fustigai o vosso espírito e não o vosso corpo, mortificai o vosso orgulho, sufocai o vosso egoísmo, que se assemelha a uma serpente a vos roer o coração, e fareis muito mais pelo vosso adiantamento do que infligindo-vos rigores que já não são deste século.”

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

Voluntary Deprivations – Mortifications

718. Does the law of self-preservation require us to provide for our bodily wants?

“Yes, labor is impossible without strength and health.”

719. Are human beings at fault for seeking well-being?

“Well-being is a natural desire. God only prohibits excess, because excess is detrimental to survival. God has not made it a crime to seek well-being, if that well-being is not acquired at another’s expense and if it does not weaken your moral or physical strength.”

720. Are voluntary deprivations, meant to serve as a voluntary atonement, laudable in God’s eyes?

“Do good to others, and you will acquire more merit.”

a) Is any voluntary deprivation laudable?

“Yes, the self-deprivation of useless indulgences, because it weakens the hold that matter has on human beings, and elevates their soul. Resistance to the temptation that solicits excess or indulgence in what is useless is praiseworthy. Equally commendable is cutting back on your necessities so that you have more to give to those in need. If your deprivations are only a vain pretense, they are a derision.”

721. Throughout the course of time and among all populations, there have been those who have lived a life of ascetic mortification. Is an ascetic life ever praiseworthy?

“Ask yourselves to whom such a life is useful, and you will have the answer to your question. If such a life only serves the person who leads it and it prevents that person from doing good, it is a form of selfishness, regardless of the pretext it hides behind. True mortification, according to Christian charity, is to impose self-deprivation and work upon yourself for the benefit of others.”

722. Is there any virtue in abstaining from eating certain foods, as practiced among various religious or ethnic groups?

“Whatever you can eat without harming your health is permitted. Legislators may have prohibited certain foods for a useful purpose and portrayed them as emanating from God to give these regulations greater authority.”

723. Does the consumption of animal flesh by human beings contradict natural law?

“With your physical makeup, flesh nourishes flesh, and without this kind of sustenance human strength declines. The law of self-preservation requires humans to keep up their strength and health to fulfill the law of labor. They should, therefore, eat according to the requirements of their bodies.”

724. Is there any merit in abstaining from any particular kind of food when suffered as a form of penance?

“Yes, if suffered for the sake of others. However, God cannot regard any mortification as laudable if it is not a serious and useful deprivation. This is why we say that those who practice superficial self-deprivation are hypocrites.” (See no. 720)

725. What should we think of the mutilation of the bodies of humans or animals?

“What is the purpose of such a question? Ask yourselves whether something is useful or not. What is useless displeases God, and what is hurtful disappoints the purpose of creation. Rest assured that God only appreciates sentiments that elevate the soul. It is by practicing Divine Law, and not by violating it, that you can shake off your material envelope.”

726. If the suffering of this world elevates us, depending on how we bear it, are we elevated by that which we voluntarily create for ourselves?

“You can only be elevated by natural suffering, because they come from by God. Voluntary suffering is worthless when it is not useful to others. Do you think that those who shorten their lives by superhuman hardships, as practiced by the bonzes, fakirs, and fanatics of various religious groups, advance their progress by doing so? They should spend their time focused on doing good for their fellow human beings. They should clothe the naked, comfort those who cry, work for the disabled, and deprive themselves for the sake of the unfortunate, and then their lives will be useful and pleasing to God. When your experience voluntary suffering for yourself alone, it is selfishness. When you suffer for others, it is charity. These are the commandments of Christ.”

727. Since we should not create voluntary suffering for ourselves that serves no purpose for others, should we protect ourselves from that which we can anticipate or that which threatens us?

“The instinct of self-preservation has been given to all beings to serve as a safeguard against danger and suffering. Chastise your spirit and not your body, mortify your pride, and stifle the selfishness that like a snake devours your heart. By doing this, you will do more for your development than any amount of mortifications, which are no longer appropriate for the time period in which you are living.

THE SPIRITS' BOOK – Allan Kardec.

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