sábado, 1 de junho de 2024

O Nada. Vida futura / Nothingness. Future life. / LA NENIO. ESTONTA VIVO.

O Nada. Vida futura.

958. Por que tem o homem, instintivamente, horror ao nada?

“Porque o nada não existe.”

959. Donde nasce, para o homem, o sentimento instintivo da vida futura?

“Já dissemos: antes de encarnar, o Espírito conhecia todas essas coisas, e a alma conserva vaga lembrança do que sabe e do que viu no estado espiritual.” (393.)

Em todos os tempos o homem se preocupou com o seu futuro para lá do túmulo, e isso é muito natural. Qualquer que seja a importância que ligue à vida presente, não pode ele furtar-se a considerar quanto essa vida é curta e, sobretudo, precária, pois que a cada instante está sujeita a interromper-se, nenhuma certeza lhe sendo permitida acerca do dia seguinte. Que será dele, após o instante fatal? Questão grave esta, porquanto não se trata de alguns anos apenas, mas da eternidade. Aquele que tem de passar longo tempo em país estrangeiro se preocupa com a situação em que lá se achará. Como, então, não nos havia de preocupar a em que nos veremos, deixando este mundo, uma vez que é para sempre?

A ideia do nada tem qualquer coisa que repugna à razão. O homem que mais despreocupado seja durante a vida, em chegando o momento supremo pergunta a si mesmo o que vai ser dele, e involuntariamente nutre esperança.

Crer em Deus sem admitir a vida futura seria um contrassenso. O sentimento de uma existência melhor reside no foro íntimo de todos os homens e não é possível que Deus aí o tenha colocado em vão.

A vida futura implica a conservação da nossa individualidade após a morte. Com efeito, que nos importaria sobreviver ao corpo, se a nossa essência moral houvesse de perder-se no oceano do infinito? As consequências, para nós, seriam as mesmas que se tivéssemos de nos sumir no nada.

La Libro de la Spiritoj – Allan Kardec.

Nothingness. Future life.

958. Why do human beings have an instinctive horror of nothingness?

“Because there is no such thing as nothingness.”

959. From where do we derive the instinctive sense of a future life?

“We already told you, the spirit knows everything before reincarnation and the soul retains a vague memory of what it knew in its spirit state.” (See no. 393.)

Human beings have always been preoccupied with the question of a life after death and this is completely natural. Whatever importance they may attach to this life, they cannot help but wonder about the future, since this life is brief and may be cut short at any moment. What becomes of them after death? The question is a serious one, because it refers to eternity and not just a few years. The person who is about to spend many years in a foreign country tries to determine what his or her position will be there beforehand. In that vein, how could we not wonder what our state will be when we leave our present life, since it will be forever?

The idea of reduction to nothingness is averse to reasoning. The most negligent person, about to leave this life, wonders what is going to become of him or her and involuntarily hopes for something more. To believe in God without believing in a future life is illogical. The intuition of a better life lies in every human being’s inner consciousness. God cannot have placed it there without a reason.

The concept of a spiritual life implies the preservation of our individuality after death. What is the point of surviving the body, if our moral essence is lost in the ocean of infinity? Such a result is the same as reduction to nothingness.

The Spirits’ Book – Allan  Kardec.

LA NENIO. ESTONTA VIVO

958. Kial la homo sentas instinktan abomenon kontraŭ la nenio?

“Ĉar la nenio ne ekzistas.”

959. De kio venas al la homo la instinkta sento pri iu estonta vivo?

“Tion ni jam diris: antaŭ sia enkarniĝo la Spirito konis ĉiujn tiujn aferojn, kaj la animo konservas ian neprecizan memoron de tio, kion ĝi scias kaj kion ĝi vidis dum sia spirita stato.” (393).

En ĉiuj tempoj la homo turnis atenton al sia transtomba estonteco, kaj tio estas tute natura. Kiel ajn grava li opinias sian nunan vivon, li ne povas flanke lasi la konsideron, kiel nedaŭra, kaj precipe nefirma, ĝi estas, ĉar ĝi povas esti rompita ĉe iu ajn momento, kaj ĉar li neniam estas certa pri la morgaŭa tago. Kio li fariĝos post la fatala momento? La demando estas grava, ĉar ne temas pri kelkaj jaroj, sed pri eterna tempo. Kiu estas pasigonta multe da jaroj en fremda lando, tiu zorge pensas pri la pozicio, kiun li tie havos; kial do ni ne pensu pri nia pozicio post eliro el ĉi tiu mondo, ĉar tiu pozicio daŭros por ĉiam?

La ideo pri la nenio havas ion abomenan por la prudento. Veninte al la ekstrema momento, la homo plej indiferenta dum sia vivo demandas sin mem, kio li fariĝos, kaj li pretervole eknutras ian esperon.

Kredi je Dio kaj ne akcepti estontan vivon estus sensencajo.

La sento de pli bona vivo troviĝas en ĉies konscienco: ne vane Dio ĝin tien metis.

La estonta vivo kuntrenas la konservadon de nia individueco post la morto; kion helpus al ni, efektive, postvivi la korpon, se nia morala esenco devus diseriĝi en la spacoceano? La rezultado estus por ni tiu sama, kia la nenio.

La Libro de Spirioj – Allan Kardec.

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