O Nada. Vida futura.
958. Por que tem
o homem, instintivamente, horror ao nada?
“Porque o nada
não existe.”
959. Donde
nasce, para o homem, o sentimento instintivo da vida futura?
“Já dissemos:
antes de encarnar, o Espírito conhecia todas essas coisas, e a alma conserva
vaga lembrança do que sabe e do que viu no estado espiritual.” (393.)
Em todos os
tempos o homem se preocupou com o seu futuro para lá do túmulo, e isso é muito
natural. Qualquer que seja a importância que ligue à vida presente, não pode
ele furtar-se a considerar quanto essa vida é curta e, sobretudo, precária,
pois que a cada instante está sujeita a interromper-se, nenhuma certeza lhe
sendo permitida acerca do dia seguinte. Que será dele, após o instante fatal?
Questão grave esta, porquanto não se trata de alguns anos apenas, mas da
eternidade. Aquele que tem de passar longo tempo em país estrangeiro se
preocupa com a situação em que lá se achará. Como, então, não nos havia de
preocupar a em que nos veremos, deixando este mundo, uma vez que é para sempre?
A ideia do nada
tem qualquer coisa que repugna à razão. O homem que mais despreocupado seja
durante a vida, em chegando o momento supremo pergunta a si mesmo o que vai ser
dele, e involuntariamente nutre esperança.
Crer em Deus sem
admitir a vida futura seria um contrassenso. O sentimento de uma existência
melhor reside no foro íntimo de todos os homens e não é possível que Deus aí o
tenha colocado em vão.
A vida futura
implica a conservação da nossa individualidade após a morte. Com efeito, que
nos importaria sobreviver ao corpo, se a nossa essência moral houvesse de
perder-se no oceano do infinito? As consequências, para nós, seriam as mesmas
que se tivéssemos de nos sumir no nada.
La Libro de la
Spiritoj – Allan Kardec.
Nothingness.
Future life.
958. Why do
human beings have an instinctive horror of nothingness?
“Because there
is no such thing as nothingness.”
959. From where
do we derive the instinctive sense of a future life?
“We already told
you, the spirit knows everything before reincarnation and the soul retains a
vague memory of what it knew in its spirit state.” (See no. 393.)
Human beings
have always been preoccupied with the question of a life after death and this
is completely natural. Whatever importance they may attach to this life, they
cannot help but wonder about the future, since this life is brief and may be
cut short at any moment. What becomes of them after death? The question is a
serious one, because it refers to eternity and not just a few years. The person
who is about to spend many years in a foreign country tries to determine what
his or her position will be there beforehand. In that vein, how could we not
wonder what our state will be when we leave our present life, since it will be
forever?
The idea of
reduction to nothingness is averse to reasoning. The most negligent person,
about to leave this life, wonders what is going to become of him or her and
involuntarily hopes for something more. To believe in God without believing in
a future life is illogical. The intuition of a better life lies in every human
being’s inner consciousness. God cannot have placed it there without a reason.
The concept of a
spiritual life implies the preservation of our individuality after death. What
is the point of surviving the body, if our moral essence is lost in the ocean
of infinity? Such a result is the same as reduction to nothingness.
The Spirits’
Book – Allan Kardec.
LA NENIO.
ESTONTA VIVO
958. Kial la homo
sentas instinktan abomenon kontraŭ la nenio?
“Ĉar la nenio ne
ekzistas.”
959. De kio
venas al la homo la instinkta sento pri iu estonta vivo?
“Tion ni jam
diris: antaŭ sia enkarniĝo la Spirito konis ĉiujn tiujn aferojn, kaj la animo
konservas ian neprecizan memoron de tio, kion ĝi scias kaj kion ĝi vidis dum
sia spirita stato.” (393).
En ĉiuj tempoj
la homo turnis atenton al sia transtomba estonteco, kaj tio estas tute natura. Kiel
ajn grava li opinias sian nunan vivon, li ne povas flanke lasi la konsideron, kiel
nedaŭra, kaj precipe nefirma, ĝi estas, ĉar ĝi povas esti rompita ĉe iu ajn momento,
kaj ĉar li neniam estas certa pri la morgaŭa tago. Kio li fariĝos post la
fatala momento? La demando estas grava, ĉar ne temas pri kelkaj jaroj, sed pri
eterna tempo. Kiu estas pasigonta multe da jaroj en fremda lando, tiu zorge
pensas pri la pozicio, kiun li tie havos; kial do ni ne pensu pri nia pozicio post
eliro el ĉi tiu mondo, ĉar tiu pozicio daŭros por ĉiam?
La ideo pri la nenio
havas ion abomenan por la prudento. Veninte al la ekstrema momento, la homo
plej indiferenta dum sia vivo demandas sin mem, kio li fariĝos, kaj li
pretervole eknutras ian esperon.
Kredi je Dio kaj
ne akcepti estontan vivon estus sensencajo.
La sento de pli
bona vivo troviĝas en ĉies konscienco: ne vane Dio ĝin tien metis.
La estonta vivo
kuntrenas la konservadon de nia individueco post la morto; kion helpus al ni,
efektive, postvivi la korpon, se nia morala esenco devus diseriĝi en la
spacoceano? La rezultado estus por ni tiu sama, kia la nenio.
La Libro de
Spirioj – Allan Kardec.
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