sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A ética na profissão do educador

A ética na profissão do educador


A ética na profissão do educador

Publicado em 06/07/2010 por Escola da Inteligência em Opiniões interessantes
Primeiramente, devemos ter claro o que significa ética, pois, “a ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, 1993)
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ou seja, ela serve para que haja um “equilibrio” social, é constituida por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Falando em equilibrio, isso é uma coisa da qual nós Educadores devemos nos primar, pois, depararemos com situações em sala de aula e em nosso cotidiano de educar como, desrespeito, salários baixos, má condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem, entre outros, se não tivermos esse equilibrio não conseguiremos grandes transformações com nosso trabalho ou simplesmente nos frustraremos.
Temos as nossas necessidades materiais, claro, mas o que é determinante para ser um educador que faz a diferença?
A educação é muito mais do que um trabalho, posso dizer que é um projeto de vida, que se não baseada na paixão pela formação do ser humano, perde o sentido em si mesma. Quem você quer ser para seu aluno é fundamental no que ele irá se transformar.
Que tipo de cidadãos queremos formar?
Nós, educadores, devemos trazer conosco valores morais, tais como respeito, paciência, atenção, dignidade, diálogo, dedicação, discrição, compreensão e igualdade. Sem esses valores será difícil atingir o objetivo da educação.
O cuidado com nossa postura dentro e fora da escola é de suma importância, pois somos espelhos para nossos educandos.
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência!” (Augusto Cury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário