sábado, 3 de setembro de 2022

Anjos guardiães. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos / Guardian Angels: Protective, Familiar and Sympathetic Spirits (3)

514. Os Espíritos familiares são os mesmos a quem chamamos Espíritos simpáticos ou Espíritos protetores?

“Há gradações na proteção e na simpatia. Dai-lhes os nomes que quiserdes. O Espírito familiar é antes o amigo da casa.”

Das explicações acima e das observações feitas sobre a natureza dos Espíritos que se afeiçoam ao homem, pode-se deduzir o seguinte:

O Espírito protetor, anjo guardião, ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.

Os Espíritos familiares se ligam a certas pessoas por laços mais ou menos duráveis, com o fim de lhes serem úteis, dentro dos limites do poder, quase sempre muito restrito, de que dispõem. São bons, porém muitas vezes pouco adiantados e mesmo um tanto levianos. Ocupam-se de bom grado com as particularidades da vida íntima e só atuam por ordem ou com permissão dos Espíritos protetores.

Os Espíritos simpáticos são os que se sentem atraídos para o nosso lado por afeições particulares e ainda por uma certa semelhança de gostos e de sentimentos, tanto para o bem como para o mal. De ordinário, a duração de suas relações se acha subordinada às circunstâncias.

O mau gênio é um Espírito imperfeito ou perverso, que se liga ao homem para desviá-lo do bem. Obra, porém, por impulso próprio e não no desempenho de missão. A tenacidade da sua ação está em relação direta com a maior ou menor facilidade de acesso que encontre por parte do homem, que goza sempre da liberdade de escutar-lhe a voz ou de lhe cerrar os ouvidos.

515. Que se há de pensar dessas pessoas que parecem ligar-se a certos indivíduos para levá-los fatalmente à perdição, ou para guiá-los pelo bom caminho?

“Efetivamente, certas pessoas exercem sobre outras uma espécie de fascinação que parece irresistível. Quando isso se dá no sentido do mal, são maus Espíritos, de que outros Espíritos também maus se servem para subjugá-las. Deus permite que tal coisa ocorra para vos experimentar.”

516. Poderiam os nossos bom e mau gênios encarnar, a fim de mais de perto nos acompanharem na vida?

“Isso às vezes se dá. Mas também é comum encarregarem dessa missão outros Espíritos encarnados que lhes são simpáticos.”

517. Haverá Espíritos que se liguem a uma família inteira para protegê-la?

“Alguns Espíritos se ligam aos membros de uma determinada família, que vivem juntos e unidos pela afeição; mas não acrediteis em Espíritos protetores do orgulho das raças.”

518. Assim como são atraídos, pela simpatia, para certos indivíduos, são-no igualmente os Espíritos, por motivos particulares, para as reuniões de indivíduos?

“Os Espíritos preferem estar no meio dos que se lhes assemelham. Acham-se aí mais à vontade e mais certos de serem ouvidos. É pelas suas tendências que o homem atrai os Espíritos e isso quer esteja só, quer faça parte de um todo coletivo, como uma sociedade, uma cidade, ou um povo. Portanto, as sociedades, as cidades e os povos são, de acordo com as paixões e o caráter neles predominantes, assistidos por Espíritos mais ou menos elevados. Os Espíritos imperfeitos se afastam dos que os repelem. Segue-se que o aperfeiçoamento moral das coletividades, como o dos indivíduos, tende a afastar os maus Espíritos e a atrair os bons, que estimulam e alimentam nelas o sentimento do bem, como outros lhes podem insuflar as paixões grosseiras.”

519. As aglomerações de indivíduos, como as sociedades, as cidades, as nações, têm Espíritos protetores especiais?

“Têm, pela razão de que esses agregados são individualidades coletivas que, caminhando para um objetivo comum, precisam de uma direção superior.”

520. Os Espíritos protetores das coletividades são de natureza mais elevada do que os que se ligam aos indivíduos?

“Tudo é relativo ao grau de adiantamento, quer das coletividades, quer dos indivíduos.”

521. Podem certos Espíritos auxiliar o progresso das artes, protegendo os que a elas se dedicam?

“Há Espíritos protetores especiais e que assistem os que os invocam, quando dignos dessa assistência. Que queres, porém, que façam com os que julgam ser o que não são? Não lhes cabe fazer que os cegos vejam, nem que os surdos ouçam.”

Os antigos fizeram desses Espíritos divindades especiais. As Musas não eram senão a personificação alegórica dos Espíritos protetores das ciências e das artes, como os deuses Lares e Penates simbolizavam os Espíritos protetores da família. Também, modernamente, as artes, as diferentes indústrias, as cidades, os países têm seus patronos, que mais não são do que Espíritos superiores, sob várias designações.

Tendo todo homem Espíritos que com ele simpatizam, claro é que, nas coletividades, a generalidade dos Espíritos que lhes votam simpatia está em proporção com a generalidade dos indivíduos; que os Espíritos estranhos são atraídos para essas coletividades pela identidade dos gostos e dos pensamentos; em suma, que esses agregados de pessoas, tanto quanto os indivíduos, são mais ou menos bem assistidos e influenciados, de acordo com a natureza dos pensamentos dominantes entre os elementos que os compõem.

Nos povos, determinam a atração dos Espíritos os costumes, os hábitos, o caráter dominante e as leis, as leis sobretudo, porque o caráter de uma nação se reflete nas suas leis. Fazendo reinar em seu seio a justiça, os homens combatem a influência dos maus Espíritos. Onde quer que as leis consagrem coisas injustas, contrárias à humanidade, os Espíritos bons ficam em minoria e a multidão, que aflui, dos maus mantém a nação aferrada às suas ideias e paralisa as boas influências parciais, que ficam perdidas no conjunto, como insuladas espigas entre espinheiros. Estudando-se os costumes dos povos ou de qualquer reunião de homens, facilmente se forma ideia da população oculta que se lhes imiscui nos pensamentos e nos atos.

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

514. Are “familiar spirits” the same as “sympathetic spirits” and “protective spirits”? “There are many levels of protection and sympathy, and you may call them whatever you like. A ‘familiar spirit’ is usually a friend of the home.”

Based on the above explanations and observing the nature of spirits connected to human beings, we can draw the following conclusions:

Protective spirits, familiar spirits or guardian angels have a mission to accompany the individuals they are protecting over the course of their lives and help them to advance. The degree of perfection in these protective spirits is always superior to that of their charges.

Familiar spirits connect with specifc people, for longer or short period of time, to be useful to them within the confnes of their possibilities, which can be quite narrow. They have the best intentions, but sometimes can be inappropriate and even fippant. They are concerned with the everyday details of human life and only act when permitted or ordered by a protective spirit.

Sympathetic spirits are drawn to us by personal affection, and similar good or bad inclinations. The length of their relationship with us is almost always dependent on circumstances.

A wicked spirit is an imperfect or perverse spirit who connects with someone in order to corrupt them. It acts of its own volition with no mission and its persistence is proportionate to the access granted to it. A person is always free to follow the suggestions of a bad spirit or to resist them.

515. What should we think of people who seem to attach themselves to certain individuals to lead them to their downfall, or guide them to the right path?

“Some individuals do in fact exercise a type of fascination over others that seems enticing. When used for malicious purposes it should be attributed to low order spirits who use contemptible people to more effectively overpower their victim. God may permit this as a means of enduring a trial.”

516. Could our good or bad guardian incarnate to more closely follow us in our human life?

“Sometimes, but they more frequently entrust this mission to incarnate spirits with whom they identify.”

517. Do spirits attach themselves to every member of a family to protect them?

“Some spirits attach themselves to family members who live together and are united by affection, but you must not think that guardian spirits are guilty of racial pride.”

518. As spirits are attracted to individuals based on their like-mindedness, are they attracted to groups of individuals for special purposes?

“Spirits go where they meet others like them, where they are more at ease and sure that someone will listen to them. Every one attracts spirits according to their predispositions, whether as an individual or as an element of a collective whole, such as a society, city or country. Societies, cities and countries are visited by various spirits, according to their predominant character and passions. Imperfect spirits withdraw from those who resist them. The moral excellence of collective wholes, like that of individuals, drives away bad spirits and attracts good ones, who maintain the sense of good among the masses, as others may spread the worst passions.”

519. Do agglomerations of individuals – such as societies, cities and countries – have their own special guardian spirits?

“Yes, because they constitute collective individualities pursuing a common goal, and that needs higher direction.”

520. Do the guardian spirits of groups of people have a higher ranking than those who connect to individuals?

“Their advancement is always proportionate to the degree of advancement of the humans involved, just as with individuals.”

521. Can certain spirits assist the progress of the arts by protecting those who foster and support them?

“There are special spirit protectors who assist those who call them, when they deem them to be worthy of their assistance. But what can they do for those who believe themselves to be something that they are not? They cannot make the blind see, nor make the deaf hear.”

The people of ancient times made these protective spirits special deities. The Muses were nothing more than the metaphoric personifcation of the guardians of arts and sciences, just like the family protective spirits were designated by the Roman names of lares and penates. Modern civilizations also have their patrons in the arts, in various industries, and in cities and countries, who are none other than higher guardian spirits, just under different names.

As each person has their own sympathetic spirit, most sympathetic spirits of a collective whole correspond to the majority of individuals that compose them, and that foreign spirits are attracted to such groups out of similarity of tastes and thoughts; in a word, that these groups, as well as individuals comprising them, are more or less surrounded, infuenced and supported according to the leading character of its members.

Among nations, spirits are attracted by the habits, manners and dominant characteristics of their people, and, particularly their legal system, because the character of a nation is refected in its laws. Those who uphold righteousness resist the infuence of wicked spirits. Wherever laws embody injustice and inhumanity, good spirits are in the minority and the bad ones who fock there keep the people trapped under their false ideas, and paralyze the good infuences that are lost in the crowd, like a single ear of corn in the midst of a sea of weeds. By studying the customs of nations or of any group of individuals, it is therefore easy to get an idea of the invisible population that meddles in their thoughts and actions.

THE SPIRITS' BOOK – Allan Kardec.

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