sábado, 19 de agosto de 2023

Vida de insulamento. Voto de silêncio / Life of Isolation – Vow of Silence / Izolvivado. Silentpromeso.

 

Vida de insulamento. Voto de silêncio.

769. Concebe-se que, como princípio geral, a vida social esteja na natureza. Mas, uma vez que também todos os gostos estão na natureza, por que será condenável o do insulamento absoluto, desde que cause satisfação ao homem?

“Satisfação egoísta. Também há homens que experimentam satisfação na embriaguez. Merece-te isso aprovação? Não pode agradar a Deus uma vida pela qual o homem se condena a não ser útil a ninguém.”

770. Que se deve pensar dos que vivem em absoluta reclusão, para fugir ao pernicioso contato do mundo?

“Duplo egoísmo.”

a) — Mas, não será meritório esse retraimento se tiver por fim uma expiação, impondo-se aquele que o busca uma privação penosa?

“Fazer maior soma de bem do que de mal constitui a melhor expiação. Evitando um mal, aquele que por tal motivo se insula cai noutro, pois esquece a lei de amor e de caridade.”

771. Que pensar dos que fogem do mundo para se dedicarem a socorrer os desgraçados?

“Esses se elevam, rebaixando-se. Têm o duplo mérito de se colocarem acima dos gozos materiais e de fazerem o bem pelo cumprimento da lei do trabalho.”

a) — E dos que buscam no retiro a tranquilidade que certos trabalhos reclamam?

“Isso não é o retraimento absoluto do egoísta. Tais homens não se insulam da sociedade, porquanto para ela trabalham.”

772. Que pensar do voto de silêncio prescrito por algumas seitas, desde a mais remota antiguidade?

“Perguntai, antes, a vós mesmos se a palavra é faculdade natural e por que Deus a concedeu ao homem. Deus condena o abuso e não o uso das faculdades que lhe outorgou. Entretanto, o silêncio é útil, pois no silêncio pões em prática o recolhimento; teu espírito se torna mais livre e pode então entrar em comunicação conosco. Mas o voto de silêncio é uma tolice. Sem dúvida têm boa intenção os que consideram essas privações como atos de virtude. Enganam-se, no entanto, porque não compreendem suficientemente as verdadeiras leis de Deus.”

O voto de silêncio absoluto, do mesmo modo que o voto de insulamento, priva o homem das relações sociais que lhe podem facultar ocasiões de fazer o bem e de cumprir a lei do progresso.

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

Life of Isolation – Vow of Silence

769. As a rule, we understand that social life is founded in nature as well as all preferences. Why is absolute isolation wrong if an individual finds satisfaction in it and since all predilections are found in nature?

“This satisfaction is selfish. There are those who find satisfaction in getting drunk. Do you approve of them? God is not happy with lives that are doomed to not being useful to anyone.”

770. What should we think of those who live in complete seclusion to escape negative contact with the world?

“It is twice as selfish.”

a) But if they endure such seclusion as a form of atonement, through difficult self-deprivation, is it not praiseworthy?

“The best of all atonements is to do more good than evil. They avoid one wrongdoing but fall into another since they disregard the law of love and charity.”

771. What should we think of people who renounce the world to devote themselves to helping the poor?

“They bring about their own elevation by lowering themselves voluntarily. They have double merit for placing themselves above material pleasures, and doing good by fulfilling the law of labor.”

a) And what about those who retreat from society seeking tranquility for certain kinds of labor?

“Those who retreat from society for such a reason are not selfish. They do not isolate themselves from society, since their work is for the general good.”

772. What should we think of the vow of silence prescribed by certain religious groups since ancient times?

“You should ask yourselves whether speech is found in nature, and why God has created it. God condemns the abuse, but not the use, of the faculties that have been gifted to humankind. Silence is useful because you gather your thoughts when you practice it. Your spirit has more freedom and can enter into more intimate communication with us. However, a vow of silence is absurd. Those who view these voluntary deprivations as acts of virtue are prompted by a good intention, but they make a mistake in doing this because they do not truly understand God’s laws.”

The vow of silence, as the vow of isolation, deprives human beings of the social interactions that provide the opportunities of doing good and fulfilling the law of progress.

THE SPIRITS' BOOK – Allan Kardec.

Izolvivado. Silentpromeso

769. Oni konceptas, ke, kiel ĝenerala principo, la societa vivo estas natura; sed, ĉar ĉiuj gustoj estas ankaŭ naturaj, kial la absoluta izoleco estas riproĉinda gusto, se la homo povas en tiu stato trovi plezuron?

“Ĝi estas plezuro de egoisto. Estas ankaŭ homoj, trovantaj plezuron en ebrieco; ĉu ili indas vian aprobon?

Dio ne povas plaĉe rigardi vivon, per kiu iu kondamnu sin mem esti utila al neniu.”

770. Kion ni pensu pri homoj, vivantaj en absoluta ermiteco, por eviti la pereigan kontakton de la mondo?

“Duobla egoismo.”

— Sed, se tiu sensocieteco celas pekelaĉeton, kiu trudas al la homo ian penigan rezignon, ĉu ĝi ne estas merita ago?

“Fari pli da bono ol da malbono, jen la plej bona pekelaĉeto. Evitante malbonon, tiuj personoj faras alian, ĉar ili forgesas la leĝon de amo kaj karitato.”

771. Kion ni pensu pri homoj, kiuj foriĝas de la mondo, por sin oferi al la malplisuferigo de malfeliĉuloj?

“Tiuj altiĝas, en sama grado kiel ili humiliĝas. Ili havas la duoblan meriton, ekstari super la materiaj ĝuoj kaj fari bonon per la plenumo de la leĝo de laboro.”

— Kaj pri tiuj, serĉantaj en solerestado la kvietecon, kiun iuj laboroj postulas?

“Tiu ne estas la absoluta solerestado de egoisto; tiaj personoj ne izoliĝas for de l’ socio, ĉar ĝuste por ĝi ili laboras.”

772. Kion pensi pri la silentpromeso ordonata de iuj sektoj ekde plej malproksima antikveco?

“Demandu vin prefere, ĉu la parolo estas naturdoto, kaj kial Dio ĝin konsentis al la homo. Dio kondamnas la misuzon, ne la uzadon de la kapabloj, per kiuj Li dotis la homon. Silento estas utila, ĉar per silento vi retiriĝas en vin mem; via Spirito fariĝas pli libera kaj tiel povas ekkomunikiĝi kun ni; sed fari silentpromeson estas frenezaĵo. Sendube, la homoj, kiuj rigardas tiujn propravolajn rezignojn kiel virtaĵojn, havas ja bonan intencon; sed ili eraras, ĉar ili ne sufiĉe komprenas la verajn leĝojn de Dio.”

La promeso je absoluta silentado, kiel ankaŭ tiu je solerestado, forigas la homon de la societaj interrilatoj, kiuj povas havigi al li okazon fari bonon kaj plenumi la leĝon de progreso.

La Libro de la Spiritoj – Allan Kardec.

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