segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A sinergia: mente — perispírito —corpo físico

O exercício da maternidade evoluiu sempre no Espírito feminino, em virtude das experiências recapituladas nos séculos, e deverá aperfeiçoar-se muito ainda, tendo como maior fonte de orientação o Evangelho de Jesus, que veio a fim de que cada criatura possa edificar o seu templo interior de Sabedoria e Amor para a Eternidade.
Quando os Espíritos falam na necessidade de muita cautela e harmonia por parte da gestante, é porque pode ela suportar e superar os períodos difíceis, tanto físicos quanto espirituais, se buscar essa harmonia tão desejada não somente nos medicamentos dos laboratórios, nas orientações para a boa alimentação e no preparo físico, visando à saúde completa do corpo para um parto feliz e nascimento seguro de uma criança saudável e perfeita, mas também cultivar, na própria esfera psíquica, os princípios superiores da vida espiritual. A Doutrina Espírita nos ensina que devemos ser “médicos de nós mesmos”, principalmente na área das energias psíquicas e no campo das forças do coração.
Para visualizarmos um campo maior de atuação da mente em nosso cosmo biofisiológico, vejamos o que nos esclarece o Espírito Druso, sobre a sinergia mente — perispírito — corpo físico:
    “— Da mente, clareada pela razão, sede dos princípios superiores que governam a individualidade, partem as forças que asseguram o equilíbrio orgânico, por intermédio de raios ainda inabordáveis à perquirição humana, raios esses que vitalizam os centros perispiríticos, em cujos meandros se localizam as chamadas glândulas endócrinas, que, a seu turno, despendem recursos que nos garantem a estabilidade do campo celular. Como é óbvio, nas criaturas encarnadas esses elementos se consubstanciam nos hormônios diversos que atuam sobre todos os órgãos do corpo físico, através do sangue.” (Livro: Ação e Reação - André Luiz / Chico Xavier.)
A realidade espiritual vibra em todas as criaturas, embora a desconheçamos e nem nos interessemos por compreendê-la.
Em realidade, viveremos sempre dentro da substância de nossos desejos,emoções, pensamentos e idéias. O nosso mundo moral e o nosso caráter determinam a direção de nossas energias interiores.
O sangue do organismo da gestante está profundamente submetido à influência mental e é ele que transporta todos os elementos nutritivos para a organização fetal.
A mente comanda e supervisiona todas as atividades do organismo físico,com resultados positivos para a saúde orgânica ou para o surgimento de enfermidades, tanto no corpo da mãe como da criança em processo deformação.
Em cada simbiose mental no período da gravidez, entre a mente materna e a do Espírito reencarnante, ocorrerão fenômenos físicos e estados psicológicos diferentes, em virtude das características particulares de cada individualidade.
         Livro: Sexo e Evolução.
             Walter Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário