quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gratidão.


Dá-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras. - Pv. 31, v. 31. 
A gratidão demonstra a superioridade da Alma na regência da humildade. É de se crer que o beneficiado sentiu o amor de Deus, através do seu benfeitor.
Todo benfeitor está na escola do desprendimento, e principalmente quando dá sem exigência, quando ajuda sem pensar em comerciar com quem recebe. Dádiva divina é aquela que consegue o perfume da caridade.
Meu filho, se tuas mãos estão cheias de frutos, reparte-os com quem ainda não os possui, e procura fazê-lo sem corar o faminto; ele é uma parte de ti. Certamente, o público, com espaço de tempo, te louvará; todavia, não deves esperar isso. Reconhece que o dever de cada um é servir, quando puder, sem esperar agradecimento.
Se fores o beneficiado, eis que aí é outra coisa; envolve, depressa, o teu coração com fineza, e reconhece, com bondade, aquele que te amparou. Não queiras descobrir qual foi a motivação que o levou a isso; a gratidão cristã desconhece exigências.
A primeira gratidão, que devemos ter, é pelo Pai Celestial, que nos deu a vida, que nos deu a paz, e que nos dá, constantemente, o amor. Depois, pelo próximo, porque não conseguimos viver bem sem ele.
Quem endurece os sentimentos e não consegue sentir o tanto que recebe dos outros, por vias incontáveis, fecha as portas para muitas alegrias.
Se és patrão, analisa: se não fossem os teus operários, o que seria da tua posição? Se és empregado, sinta pelo raciocínio: se não fossem os recursos do teu patrão, que seria de ti?
Um e outro devem agradecer a Deus, e mutuamente, não somente por palavras, mas pelo que podem fazer a mais.
Se não consegues ser humilde, por amor, esforça-te para o seres, com todas as tuas forças já adquiridas, pois a continuidade desse trabalho poderá levar-te à verdadeira serenidade.
Dentro de todas as criaturas existem dons espirituais. Nos Espíritos Superiores esses talentos já afloraram. É, no entanto, lei divina que, repartindo-se com os outros e na sequência de doação, despertará, nos que dormem, as mesmas qualidades que Deus deu a cada um.
Se fores muito solicitado para dar conselhos, por petitórios sem conta, não te revoltes com os pedintes. Ninguém joga pedras, nem dá varadas em árvores que não têm frutos.
Agradece à vida pela oportunidade de seres grato.
E esforça-te para esquecer, quando passar pela tua mente que não precisas dos outros. Fomos feitos interligados uns aos outros, e a vida de um depende da vida de todos, e todos de Deus.
Livro: Tuas Mãos
Pelo Espírito Carlos
Médium: João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário