quinta-feira, 18 de outubro de 2012

APRIMORAR

                “Os ouvidos que atendem a repreensão salutar, no meio dos sábios tem sua morada”. Pv 15 v 31
Quando alguém nos dirige uma repreensão, a primeira atitude nossa é contradizer entrando em estado de revolta contra o que chamamos de agressor. Esquecemo-nos de pensar um pouco, analisar o que ouvimos, pois aquela pode ser uma forma de aviso espiritual, para não cairmos em novas tentações. Eis o que está acima descrito: "Os ouvidos que atendem a repreensão salutar, no meio dos sábios têm a sua morada".
Não existe aprimoramento, sem que reconheças como válida a ajuda dos outros, e a ajuda de fora somente tem ressonância com o auto-esforço.
O diploma dos sábios é a maturidade do Espírito, que colhe, de todas as direções, experiências sem conta, sendo que todas elas existem, em teoria, dentro de todos, esperando que o trabalho as toque, para que a grande aliança se faça. É o abraço do que "está por fazer" com o que "já existe".
A luz geralmente aparece por milagre do cinetismo.
Saber ouvir é bastante engenhoso, porém, para aformosear os nossos ouvidos, que estão, de certa forma, ligados à Alma, é necessário que comecemos a disciplina. Não nos revoltarmos com o que ouvirmos é o primeiro passo; analisar, o segundo; e esquecer, se por ventura for o lixo dos pensamentos. Talvez seja bastante difícil essa operação, mas não impossível. Querer, nesse assunto, é poder.
"Buscai e achareis". Se buscas cinzelar os teus sentidos, nas normas de Jesus, verás que, com o tempo, o próprio espaço te colocará nas mãos os recursos de que todo sábio dispõe: o desprendimento de tudo, para que tudo lhes pertença.
O descuido da fala pode provocar distúrbios inenarráveis nos outros. A Lei diz que receberás, para ti, o que os outros recebem por teu intermédio. Disciplina, pois, os teus modos, que estarás ajudando no aperfeiçoamento de todos.
Esmerar-se nas coisas nobres, é sinal de que se está vivendo melhor.
Sê afável ao convite do bem, sem que a revolta desfigure as tuas possibilidades de amar. Se alguém desejar falar-te, não o desprezes. Os ouvidos são para ouvir, mas sem fazer alarde.
Se desejas ornar a tua vida com a vida de luz, serás um Sol.
Pelo Espírito: CARLOS
Psicografia: JOÃO NUNES MAIA
Do livro: TUAS MÃOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário