quinta-feira, 27 de julho de 2017

ORDEM E HARMONIA – Frederico Menezes.

Para nós, almas que vivemos no turbilhão da mente em desalinho, a vida parece ser governada pelo caos. Esta percepção, essa visão caótica representa, na verdade, a realidade interior que trazemos. Cada vez mais a ciência vem percebendo uma ordem implícita em todos os fenômenos da natureza. Os cálculos apontam uma harmonia e uma espécie de consciência para que os elementos configurem a vida. Erwin Laszlo elaborou a teoria de tudo, mostrando a coerência explícita no universo.
Não pode existir, no entanto, ordem produzida pelo acaso. Ordem implica em intencionalidade, esta resulta em organização, ordenamento. A idéia de Deus vai se impondo para os cientistas através da própria sede de conhecimento desta. Acaso produz aleatoriedade, jamais ordenamento. O que não tem inteligência não consegue produzir planejamento, coerência. Segundo alguns astrofísicos, desde o início, o universo parecia saber que nós, seres humanos, estávamos vindo. As forças manifestas  na natureza estão embasadas em milimétricos cálculos para a combinação de elementos constitutivos tanto da realidade microscópica quanto no mundo macro.
Se a força de expansão dada pelo Big Bang fosse uma tanto mais forte, as galáxias não se formariam e, em consequência, as estrelas e os planetas. Se fosse um tanto mais fraca, o universo colapsaria em si mesmo, densificado. A vida não se produziria. Tudo parece perfeitamente equilibrado. Para cada  partícula de matéria, formou-se uma de ante matéria, que se anulam. Para que a vida se manifestasse, uma tanto mais de matéria teria que se produzir a amais que o seu correspondente de ante matéria. Foi o que ocorreu. Ordenamento, planejamento, intencionalidade. Eles só não dão o nome de Deus. Não importa. O nome é o de menos.
Até é compreensível o afastamento da ciência dos conceitos tradicionais de Deus. Sem dúvida que, em muitos pontos, a ciência está correta quanto a visão de um Criador humano, antromórfico, característico das religiões tradicionais. Cada vez mais a ciência vai se aproximando da concepção de Deus conforme o espiritismo apresenta para a humanidade.
Ordem e harmonia: aí está Deus se revelando à inteligência dos seres humanos. E quanto mais buscarmos a harmonia interior mais sentiremos Deus vibrando em nossa intimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração

Oração

Nossa Receita