sábado, 2 de março de 2024

As virtudes e os vícios / Virtues and Vices.

As virtudes e os vícios.

893. Qual a mais meritória de todas as virtudes?

“Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores. A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.”

894. Há pessoas que fazem o bem espontaneamente, sem que precisem vencer quaisquer sentimentos que lhes sejam opostos. Terão tanto mérito quanto as que se veem na contingência de lutar contra a natureza que lhes é própria e a vencem?

“Só não têm que lutar aqueles em quem já há progresso realizado. Esses lutaram outrora e triunfaram. Por isso é que os bons sentimentos nenhum esforço lhes custam e suas ações lhes parecem simplíssimas. O bem se lhes tornou um hábito. Devidas lhes são as honras que se costuma tributar a velhos guerreiros que conquistaram seus altos postos.

“Como ainda estais longe da perfeição, tais exemplos vos espantam pelo contraste com o que tendes à vista, e tanto mais os admirais, quanto mais raros são. Ficai sabendo, porém, que, nos mundos mais adiantados do que o vosso, constitui a regra o que entre vós representa a exceção. Em todos os pontos desses mundos o sentimento do bem é espontâneo, porque somente Espíritos bons os habitam. Lá, uma só intenção maligna seria monstruosa exceção. Eis por que neles os homens são ditosos. O mesmo se dará na Terra quando a humanidade se houver transformado, quando compreender e praticar a caridade na sua verdadeira acepção.”

895. Postos de lado os defeitos e os vícios acerca dos quais ninguém se pode equivocar, qual o sinal mais característico da imperfeição?

“O interesse pessoal. Frequentemente, as qualidades morais são como, num objeto de cobre, a douradura que não resiste à pedra de toque. Pode um homem possuir qualidades reais, que levem o mundo a considerá-lo homem de bem. Mas essas qualidades, conquanto assinalem um progresso, nem sempre suportam certas provas, e às vezes basta que se fira a corda do interesse pessoal para que o fundo fique a descoberto. O verdadeiro desinteresse é coisa ainda tão rara na Terra que, quando se patenteia, todos o admiram como se fora um fenômeno.

“O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferra aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, demonstra que encara de um ponto mais elevado o futuro.”

896. Há pessoas desinteressadas, mas sem discernimento, que prodigalizam seus haveres sem utilidade real, por lhes não saberem dar emprego criterioso. Têm algum merecimento essas pessoas?

“Têm o do desinteresse, porém não o do bem que poderiam fazer. O desinteresse é uma virtude, mas a prodigalidade irrefletida constitui sempre, pelo menos, falta de juízo. A riqueza, assim como não é dada a uns para ser aferrolhada num cofre forte, também não o é a outros para ser dispersada ao vento. Representa um depósito de que uns e outros terão de prestar contas, porque terão de responder por todo o bem que podiam fazer e não fizeram, por todas as lágrimas que podiam ter estancado com o dinheiro que deram aos que dele não precisavam.”

897. Merecerá reprovação aquele que faz o bem sem visar a qualquer recompensa na Terra, mas esperando que lhe seja levado em conta na outra vida e que lá venha a ser melhor a sua situação? E essa preocupação lhe prejudicará o progresso?

“O bem deve ser feito caritativamente, isto é, com desinteresse.”

a) — Contudo, todos alimentam o desejo muito natural de progredir, para forrar-se à penosa condição desta vida. Os próprios Espíritos nos ensinam a praticar o bem com esse objetivo. Será, então, um mal pensarmos que, praticando o bem, podemos esperar coisa melhor do que temos na Terra?

“Não, certamente; mas aquele que faz o bem sem ideia preconcebida, pelo só prazer de ser agradável a Deus e ao seu próximo que sofre, já se acha num certo grau de progresso, que lhe permitirá alcançar a felicidade muito mais depressa do que seu irmão que, mais positivo, faz o bem por cálculo e não impelido pelo ardor natural do seu coração.” (894.)

b) — Não haverá aqui uma distinção a estabelecer-se entre o bem que podemos fazer ao nosso próximo e o cuidado que pomos em corrigir-nos dos nossos defeitos? Concebemos que seja pouco meritório fazermos o bem com a ideia de que nos seja levado em conta na outra vida; mas será igualmente indício de inferioridade emendarmo-nos, vencermos as nossas paixões, corrigirmos o nosso caráter, com o propósito de nos aproximarmos dos Espíritos bons e de nos elevarmos?

“Não, não. Quando dizemos fazer o bem queremos significar ser caridoso. Procede como egoísta todo aquele que calcula o que lhe possa cada uma de suas boas ações render na vida futura, tanto quanto na vida terrena. Nenhum egoísmo, porém, há em querer o homem melhorar-se, para se aproximar de Deus, pois que é o fim para o qual devem todos tender.”

898. Sendo a vida corpórea apenas uma estada temporária neste mundo e devendo o futuro constituir objeto da nossa principal preocupação, será útil nos esforcemos por adquirir conhecimentos científicos que só digam respeito às coisas e às necessidades materiais?

“Sem dúvida. Primeiramente, isso vos põe em condições de auxiliar os vossos irmãos; depois, o vosso Espírito subirá mais depressa, se já houver progredido em inteligência. Nos intervalos das encarnações, aprendereis numa hora o que na Terra vos exigiria anos de aprendizado. Nenhum conhecimento é inútil; todos mais ou menos contribuem para o progresso, porque o Espírito, para ser perfeito, tem que saber tudo, e porque, cumprindo que o progresso se efetue em todos os sentidos, todas as ideias adquiridas ajudam o desenvolvimento do Espírito.”

899. Qual o mais culpado de dois homens ricos que empregam exclusivamente em gozos pessoais suas riquezas, tendo um nascido na opulência e desconhecido sempre a necessidade, devendo o outro ao seu trabalho os bens que possui?

“Aquele que conheceu os sofrimentos, porque sabe o que é sofrer. A dor, a que nenhum alívio procura dar, ele a conhece; porém, como frequentemente sucede, já dela se não lembra.”

900. Aquele que incessantemente acumula haveres, sem fazer o bem a quem quer que seja, achará desculpa válida na ideia de acumular com o fito de maior soma legar aos seus herdeiros?

“É um pacto com a consciência má.”

901. Figuremos dois avarentos, um dos quais nega a si mesmo o necessário e morre de miséria sobre o seu tesouro, ao passo que o segundo só o é para os outros, mostrando-se pródigo para consigo mesmo; enquanto recua ante o mais ligeiro sacrifício para prestar um serviço ou fazer qualquer coisa útil, nunca julga demasiado o que despenda para satisfazer aos seus gostos ou às suas paixões. Peças-lhe um obséquio e estará sempre em dificuldade para fazê-lo; imagine, porém, realizar uma fantasia e terá sempre o bastante para isso. Qual o mais culpado e qual o que se achará em pior situação no mundo dos Espíritos?

“O que goza, porque é mais egoísta do que avarento. O outro já recebeu parte do seu castigo.”

902. Será reprovável que cobicemos a riqueza, quando nos anime o desejo de fazer o bem?

“Tal sentimento é, não há dúvida, louvável, quando puro. Mas será sempre bastante desinteressado esse desejo? Não ocultará nenhum intuito de ordem pessoal? Não será de fazer o bem a si mesmo em primeiro lugar que cogita, muitas vezes, aquele em quem tal desejo se manifesta?”

903. Incorre em culpa o homem por estudar os defeitos alheios?

“Incorrerá em grande culpa, se o fizer para os criticar e divulgar, porque será faltar com a caridade. Se o fizer para sua instrução pessoal e para evitá-los em si próprio, tal estudo poderá algumas vezes ser-lhe útil. Importa, porém, não esquecer que a indulgência para com os defeitos de outrem é uma das virtudes contidas na caridade. Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Tratai, pois, de possuir as qualidades opostas aos defeitos que criticais no vosso semelhante. Esse o meio de vos tornardes superiores a ele. Se lhe censurais o ser avaro, sede generosos; se o ser orgulhoso, sede humildes e modestos; se o ser áspero, sede brandos; se o proceder com pequenez, sede grandes em todas as vossas ações. Numa palavra, fazei por maneira que se não vos possam aplicar estas palavras de Jesus: Vê o argueiro no olho do seu vizinho e não vê a trave no seu próprio.”

904. Incorrerá em culpa aquele que sonda as chagas da sociedade e as expõe em público?

“Depende do sentimento que o mova. Se o escritor apenas visa produzir escândalo, não faz mais do que proporcionar a si mesmo um gozo pessoal, apresentando quadros que constituem antes mau do que bom exemplo. O Espírito aprecia isso, mas pode vir a ser punido por essa espécie de prazer que encontra em revelar o mal.”

a) — Como, em tal caso, julgar da pureza das intenções e da sinceridade do escritor?

“Nem sempre há nisso utilidade. Se ele escrever boas coisas, aproveitai-as. Se proceder mal, é uma questão de consciência que lhe diz respeito, exclusivamente. Ademais, se o escritor tem empenho em provar a sua sinceridade, apoie o que disser nos exemplos que dê.”

905. Alguns autores têm publicado belíssimas obras de grande moral, que auxiliam o progresso da humanidade, das quais, porém, nenhum proveito tiraram para a própria conduta. Ser-lhes-á levado em conta, como Espíritos, o bem a que suas obras hajam dado lugar?

“A moral sem as ações é o mesmo que a semente sem o trabalho. De que vos serve a semente, se não a fazeis dar frutos que vos alimentem? Grave é a culpa desses homens, porque dispunham de inteligência para compreender. Não praticando as máximas que ofereciam aos outros, renunciaram a colher-lhes os frutos.”

906. Será passível de censura o homem por ter consciência do bem que faz e por confessá-lo a si mesmo?

“Pois que pode ter consciência do mal que pratica, do bem igualmente deve tê-la, a fim de saber se andou bem ou mal. Pesando todos os seus atos na balança da lei de Deus e, sobretudo, na lei de justiça, amor e caridade, é que poderá dizer a si mesmo se suas obras são boas ou más, que as poderá aprovar ou desaprovar. Não se lhe pode, portanto, censurar que reconheça haver triunfado dos maus pendores e que se sinta satisfeito, desde que de tal não se envaideça, porque então cairia noutra falta.” (919.)

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.

Virtues and Vices

893. Which is the most admirable of all the virtues?

“All virtues are admirable, as they all are signs of progress on the moral path. Every act of voluntary resistance to the seductive influence of temptations for wrongdoing is a sign of virtue, but the sublimity of virtue entails the sacrifice of self-interest for the good of others without having any ulterior motives. The most admirable of all virtues is that which is based on charity and is the most fair-minded.”

894. Some people do good spontaneously, without having to overcome any conflicting feelings. Is there as much merit in their action as in that of others who have to struggle to overcome the imperfections of their own nature in order to do good?

“Those who no longer struggle against selfishness have already accomplished a certain amount of progress. They have struggled and succeeded, and they no longer have to put forth any effort into behaving morally or justly. Doing good is perfectly natural to them, because kindness has become a habit that they have acquired. They should be honored as veterans are. They have earned their medals.”

“As you are still far from perfection, their behavior is astonishing to you because their action contrasts so strongly with that of the rest of humankind, and you admire it given its rarity. However, the exception in your world is the rule in more advanced worlds. Goodness is everywhere in those worlds because they are only inhabited by good spirits, and even a single foul intention would be considered an exceptional monstrosity. That is why these worlds are happy and it will be the same on Earth when the human race has been transformed, and understands and practices the law of charity in its true meaning.”

895. Besides the obvious faults and vices, what is the most characteristic sign of imperfection?

“Self-interest. Moral qualities are too often like gilding on copper that cannot withstand the acid test. Some individuals may possess good qualities that help them to appear to be virtuous, but those qualities, despite proving that they have made a certain amount of progress, may not be capable of standing trial. The slightest disturbance of their narcissism is enough to reveal their true nature. Absolute disinterestedness is so rare on Earth, that when you do encounter it you may very well view it as a phenomenon.”

“Attachment to material things is a sign of inferiority, because the more you care for the things of this world, the less you understand your destiny. Your disinterestedness, on the contrary, proves that you have a more elevated view of the future.”

896. Are there people who are indiscriminately generous and who dole out their money without doing any real good due to their lack of a reasonable plan? Is there any merit in their action?

“They have the merit of disinterestedness, but not that of the good they might do. While disinterestedness is a virtue, thoughtless spending reveals a lack of judgment, to say the least. Fortune is no more given to some individuals to be thrown away than to others to be locked up in a safe. This is a deposit for which they will have to render an account. They will have to answer for all the good they might have done, but also that which they failed to do. As well as all the tears they could have dried with the money they wasted on those who did not truly need it.”

897. Is it wrong if people do good in the hope that they will be rewarded in the next life, and that their situation will be better there for having done it? Will such an act have unfavorable consequences on their advancement?

“You should do good for the sake of charity, meaning disinterestedly.”

a) It is completely natural to want to advance to be free from this painful life. The spirits tell us to do good to reach this end. Is it wrong to hope that, through doing good, we may be better off than we are on Earth?

“Of course not. But those who do good impulsively, simply for the sake of pleasing God and providing relief to their suffering neighbors, have already reached a higher degree of advancement and are closer to reaching ultimate happiness than their brothers and sisters who, being more selfish, do good in hopes of receiving a reward, instead of being compelled by the goodness of their own hearts.” (See no. 894)

b) Should a distinction be made between the good we do for our neighbors and the effort we put forward to correct our own faults? We understand that there is little merit in doing good with the idea that we will be rewarded in the next life. Is it also a sign of inferiority to fix ourselves, conquer our passions, correct whatever flaws we may have, in the hope of bringing ourselves closer to good spirits and elevating ourselves?

“No, by doing good we merely mean being charitable. Those who count, in every charitable deed they do, how much they will be rewarded, in this life or the next, act selfishly. However, there is no selfishness in improving one’s self in the hope of getting closer to God, which should be everyone’s goal.”

898. Physical life is only a temporary stopover and our future life is what we should care about primarily. Is there any point in trying to acquire scientific knowledge that only refers to the objects and wants of this world?

“Of course there is. This knowledge enables you to benefit humankind. Also, if your spirit has already progressed in intelligence, it will rise faster in the spirit life and learn in an hour what it would take years to learn on Earth. No knowledge is useless since it all contributes to your advancement in one form or another. A perfect spirit must know everything and progress must be made in every direction. All acquired ideas help forward development.”

899. Out of two rich individuals who both use their wealth solely for their personal satisfaction, one was born into affluence and has never known want, the other earned his or her wealth by personal labor, which is more shameful?

“The one who knows suffering and does nothing to relieve it. He or she knows unrelieved pain Too often, this person no longer remembers the difficulties it has endured.”

900. Can those who constantly accumulate wealth, without doing good for anyone, find an excuse in the fact that they will leave a large fortune to their heirs?

“This is a compromise with a bad conscience.”

901. Imagine a scenario with two miserly individuals. One forgoes the necessities of life and dies in want surrounded by treasures. The other is self-indulgent and cheap with respect to others. This person winces at making the smallest sacrifice for others or serving a noble cause while the cost of indulging personal passions is inconsequential. This individual is always short on funds when kindness is asked for others, but has plenty of money to satisfy any of his own whims. Which of them is more disgraceful? Which one will be worse off in the spirit world?

“The one who recklessly spends money on personal pleasures, because he or she is more selfish than miser. The other is already undergoing a part of the atonement.”

902. Is it wrong to wish for wealth as a means of doing good?

“Such a desire is admirable when it is pure, but is it always truly disinterested? Don’t people first desire to do good for themselves?”

903. Is it wrong to study other people’s faults?

“To do so merely for the sake of criticizing or exposing them is wrong, because it demonstrates a lack of charity. To do so for your own benefit to avoid replicating those flaws may sometimes be useful but you must not forget that understanding the faults of others is one of the elements of charity. Before criticizing others for their flaws, you should look at yourself and see if others could criticize you for the same faults. The only way to profit by such a critical examination of other’s faults is by trying to acquire the opposite virtues. Are those you criticize cheap? Be generous. Are they proud? Be humble and modest. Are they callous? Be gentle. Are they cruel and petty? Be great in everything that you do. Basically, act in such a way so that it may not be said of you, in Jesus’ words, that you ‘see the speck in your neighbor’s eye, but do not see the beam in your own.’”

904. Is it wrong to probe the plagues of society and revealing them?

“That depends on the motive behind this action. If a writer’s only purpose is to create a scandal, he or she obtains personal satisfaction from presenting images or situations that are corruptive rather than instructive. The mind perceives the evils of society, but those who take pleasure in portraying evil for the sake of evil will be punished for doing so.”

a) In this case, how can we judge the purity of intention and the sincerity of the authors?

“It is not always necessary. If authors write good things, you profit by them. If they write bad things, it is a question of conscience. However, if they want to prove their sincerity, do they do it by the excellence of their own example?”

905. There are great books that are full of moral teachings from which their authors have not derived much moral profit despite helping the progress of humanity. Is the good those authors do by their writings be counted to them as spirits?

“Professing the principles of morality without subsequent action is like having a seed without completing the sowing. What is the point of having the seed, if you do not make it bear fruit to feed you? These authors are even guiltier, because they possess the intelligence that enables them to understand. By not practicing the virtues they recommend to others, they fail to enjoy the harvest they could reap themselves.”

906. Is it wrong for those who do good to be conscious of the goodness of their deed, and to acknowledge that goodness to themselves?

“Since human beings are aware of the bad they do, they must also be aware of the good they do as well. It is only by this recognition of their conscience that they can know whether they have done good or bad. By weighing all their actions according to God’s law, especially the law of justice, love and charity, they can decide whether they are good or bad, and can approve or disapprove of those actions accordingly. Therefore, it is not wrong to recognize the fact that they have triumphed over evil and rejoice in having done so, provided that this does not turn into narcissism, because that would be as reprehensible as any of the faults over which they have triumphed.” (See no. 919)

The Spirits’ Book – Allan Kardec.

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