sexta-feira, 9 de novembro de 2012

VALORES

“Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem do conhecimento mais do que o robusto.” Pv 24 v 5
O saber predispõe o Espírito para uma alegria mais pura, e, quando ele atinge o amor, investe seus recursos ao encontro da grande esperança. A consciência iluminada, a fortaleza, em si, de um exército, são suas armas; não obstante o adestramento dos homens que vão usá-las, são filhas da inteligência. A força física não deixa de ser algo na eficiência da vida, porém, quando dirigida pelo conhecimento, torna-se em valores maiores.
O homem de talento não deixa a razão fazer nada sema presença dos sentimentos, nem o coração manifestar, sem assistência do intelecto. A eletricidade carece de dois fios para que a luz se faça.
O Sábio se encontra degraus acima do bruto. mas usa-o, para muitos desempenhos. O Santo é mais iluminado que o pecador; entretanto, utiliza-se dele para se elevar mais. O Mestre sabe mais que os alunos, porém, eles são os futuros professores.
A dependência é a tônica da vida, pois dependemos uns dos outros e todos de Deus.
Jesus afirmou: "Onde estiverem duas ou três pessoas em meu nome, aí estarei entre eles".
Certamente que o sábio tem mais poder que o forte, mas busca-o para executar o seu saber.
É certo que o homem de conhecimento tem mais valor do que o robusto, mas esse último materializa suas idéias.
Não existe igualdade de valores na Terra, nem nos céus.
Se os degraus de uma escada ocupassem um lugar somente, ninguém subiria. O primeiro degrau é indispensável, para depois colocarmos os pés no último.
O médico desempenha seu papel, de importância, com a ajuda de enfermeiros. E o Diretor eficiente tem secretário.
As máquinas rasgam o solo, em preparação para o plantio, e a técnica moderna irriga a terra. Todavia, a circulação da água mais proveitosa, na intimidade da argila, é feita pelas minhocas.
Existem valores por toda a parte, em busca de outros talentos, e o amor, com a sabedoria, em toda a sua pujança, interliga-os, sem que o desprezo se manifeste em lugar algum. Todos nascemos da luz, à procura de Deus, e ele é tão Deus que existe dentro e fora de nós.
Se estás classificado como Sábio, não recuses o forte, porque a sabedoria nos ensina a aproveitá-lo.
Se tens muitos conhecimentos, aproveita o robusto, na sua expansão. E lembra-te que tu e ele sois mãos que podem trabalhar para Deus.
Pelo Espírito: CARLOS
Psicografia: JOÃO NUNES MAIA
Do livro: TUAS MÃOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário