sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O Espirita e o Espiritismo em tempos de politicagem

Quando estamos em ano eleitoral, é muito comum ver indivíduos ligados a politica procurando os templos, para subir nos púlpitos ao lado dos sacerdotes, para que peçam bençãos em forma de oração e rezas para suas candidaturas, mas que na realidade querem votos, e isso acontece também com os Centros e Federações espiritas...

Lembro-me que aqui em São Paulo há alguns anos atrás, um Vereador que jamais e graças a Deus, nunca mais foi reeleito, lançou o " Dia do Espirita " em 18 de abril , para homenagear-nos por ocasião do lançamento de o Livros dos Espíritos, e nascimento do Espiritismo em 18 de Abril de 1857.

Conforme minha memória sem datas não me falha, uma recém criada Revista que visava divulgar a doutrina o apoiava, e lançavam um Jornal de Numero "ÚNICO", pois nunca mais o vi em circulação, quase todo ele falando do Vereador que coincidentemente se lançaria a reeleição no mesmo ano, e acabou ganhando para minha posterior tristeza, o fato se dá que mandei um email á época ao Editor Responsável da referida revista onde questionava sobre o perigo de vincular a doutrina com a pessoa, o editor foi um tanto ríspido ao responder-me defendendo o candidato.

Algum tempo depois este candidato lança um projeto onde tenta impedir a entrada de nordestinos em São Paulo, projeto este que o deslocou do cenário politico paulistano...

Tivemos um individuo que entendia a importância do 18 de abril para a historia dos espiritas, mas não entendia o que prega o espiritismo no que tange a fraternidade e nossa filiação divina, ignorava a constituição que nós dá o direito de ir e vir por todo o nosso território Nacional...

Não quero contribuir com o paradigma que todo politico é ruim, ou que queira ver o povo pelas costas...

O que quero chamar a atenção é para que tenhamos consciência politica ou que tomemos essa consciência.

Que não votemos em um individuo simplesmente pelo fato de decretar o dia disso ou o dia daquilo, mas que tenha um projeto social importante para ser apresentado para a cidade onde residimos.

Onde esses projetos não beneficie a pequenos grupos, mas a sociedade.

Que seja consciente e consistente no que deseja.

Que seja claro e que tenha palavra...

E para isso não precisa ser espirita, pode até não ser.

E que se for espirita que obedeça as padrões anteriores.

Ser Espirita é ter compromisso com a perfeição ou seja, é comprometido com sua própria consciência em se melhorar a cada dia, Ser Espirita NÃO é ser PERFEITO, por isso não é ponto relevante e exclusivo para  influenciar o nosso voto.

Muito embora saibamos que o "Espiritismo caminha com os homens, e apesar deles",  é importante não macular a quem amamos, e principalmente quando quem amamos é o espiritismo uma proposta para um impulso para evolução da sociedade.

Que o espiritismo seja usado pelos políticos para estruturarem sua ética e compromisso social, sua pedagogia para mudar o mundo. que usem a filosofia espirita para resolver intrincados problemas sociais da humanidade, que a moral espirita possa nortear a forma como o politico olhe a sociedade e tente resolver seus problemas...

Mas digamos, NÃO,  a quem queira usar o espiritismo como trampolim eleitoral, pois como diziam os Surfistas de minha época " Surfar na crista da onda", ou seja, estar em evidencia, ser a moda ou da moda, o momento ou do momento, neste momento para alguns o espiritismo esta na crista da onda.

Hoje a crista da onda é abordar a temática espirita.
Hoje a crista da onda é ler livros psicografados.
Hoje a crista da onda é lançar filmes com temática espirita.
Hoje a crista da onde é André Luiz , Chico Xavier...

Mas para espirita o que jamais deixará de ser  crista da onda ou a balança será, o bom senso...

O espirita jamais deixará que pensem por ele, mas pensará por si mesmo.

Pois ao espirita é ensinado que duvide, que tire provas que experimente, que raciocine no que acredita.

Que seja um individuo que tente seguir os passos de Allan Kardec no quesito "bom senso", pois como definiu Camille Flamarion ele foi o " bom senso encarnado".

Pensemos no papel de um vereador e prefeito...

Siga-o em sua rede social questione-o veja seus projetos, salve seus projetos , e cobre o cumprimento de cada um deles por meio da internet, assim estaremos cumprindo o nosso papel de cidadão e de espirita , que é cidadão do universo em aprendizado, que exerce sua cidadania na escola que se encontre matriculado.

Pois o cidadão espirita ele não pertence a classe A, B , C, D ou E, ele não é preso a um CEP, ou pobreza ou riqueza, o cidadão espirita ele trabalha pelo todo, pois ele sabe que se ele esta na terra para trabalhar pela igualdade.

Vote consciente...

Saiba em quem vota e porque vota, essa é tua escolha , e a tua escolha reflete em nossa vida...
Postado por Ricardo de Lima 
Minha Pequena Contribuição: Votar é dever do cidadão consciente de sua responsabilidade; fazendo bem suas escolhas, para que no amanhã, não venha a chorá pelo leite derramado. Pena que num país democrático como o nosso, o voto ainda seja obrigatório. Abracemos mais essa independência: voto livre já! - Pense Nisto! Antônio Ramos.

2 comentários:

  1. Eu sou espírita e tentei me candidatar a vereador este ano em São Paulo. Infelizmente não consegui uma vaga.
    Eu tenho propostas para beneficiar a comunidade, mas como não consegui ser candidato, repassei-as a um colega de partido e o estou apoiando.
    A existência de candidatos de todas as cores ideológicas e religiosas é importante, e o espírita, caso tenha vocação, deve se dispor a travar esta luta.
    O que não podemos é manter uma postura antipolítica devido aos aproveitadores de plantão, pois é essa aversão à política que cria os Tiriricas das campanhas eleitorais.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito do blog. Lembrei da Aline, da Cidade das Pirâmides que em seu programa( www.deolhonomundo.com ) disse: “Não tema nada nem a ninguém só sua própria consciência”. Veja o programa: que fala de Protesto e Indignação- http://youtu.be/62b3f66OP60 e confira o seu blog: http://deolhonomundoblog.wordpress.com/,
    tenho certeza que gostarão! Abraços

    ResponderExcluir