terça-feira, 7 de novembro de 2017

O Esperanto é muito mais que uma língua... - MÁRCIA FRANÇA


PEQUENO TÁXI AÉREO QUE TRANSPORTAVA CIDADÃOS ÁRABES VIOLOU O ESPAÇO AÉREO DE ISRAEL. VOLTAVA DE PEQUENINA LOCALIDADE NO LÍBANO E TENTAVA CHEGAR AO AEROPORTO DE BEIRUTE. UMA TEMPESTADE OBRIGOU O PILOTO A SAIR DA ROTA. QUANDO PERCEBEU O ERRO ERA TARDE. UMA ESQUADRILHA DE AVIÕES DE CAÇA CERCARAM O PEQUENINO AVIÃO, OBRIGANDO-O A DESCER, POUCO DEPOIS, NO AEROPORTO DE LOD.
Sob a mira de metralhadoras, os “inimigos árabes” foram descendo do avião com as mãos na cabeça e logo submetidos a uma revista completa. Eram apenas quatro, e se identificavam como religiosos, professores e agricultores.
Um dos árabes trazia na lapela do casaco uma estrelinha verde...
– “Cu vi parolas Esperanton?” (Você fala Esperanto?)
– indagou o oficial israelense que dirigia a inspeção.
– “Jes. Mi estas esperantisto.” (Sim. Sou esperantista.)
Primeiro, os dois sorriram. Mas logo trocaram fraternal abraço. E ficaram em cordial conversa, como se conhecessem há muito tempo.
Terminada a revista, o avião decolou levando seus passageiros para casa...
O que poderia ser mais um caso nas relações entre árabes e israelenses, na época tão difíceis, foi superado, graças ao Esperanto.
O Esperanto é mesmo algo muito mais valioso do que uma língua, apesar de ser uma língua bela, fácil para todos os seres humanos. É a esperança da Humanidade para que os homens se entendam e vivam a confraternização que Jesus veio ensinar pessoalmente.
São incontáveis os casos que poderiam ser lembrados como ilustração para fortalecer a nossa tese de que o Esperanto é muito mais que uma simples língua, isto é, sua importância já ultrapassa as possibilidades que uma língua oferece como veículo de comunicação, sobretudo quando se trata de uma língua fácil, acessível a qualquer ser humano.
Recordemos ainda o caso vivido por um casal de turistas franceses num restaurante de pequenina cidade da Áustria.
– Quem é que fala Esperanto aqui?
– indaga em voz alta e aflitiva aquele jovem que entrara repentinamente no restaurante.
Alguém se levantou e respondeu:
– Eu. Por quê?
– É seu o automóvel que está aí com uma bela estrela verde? Preciso da sua ajuda. E com urgência. Minha esposa não está bem. O médico da cidade só fala alemão. Somos franceses. Pode servir de intérprete?
O pedido foi imediatamente atendido. Socorrida, a senhora pôde restabelecer-se e prosseguir dois dias depois em sua excursão pela Europa.
São casos que comovem, e que, como outros, podem ser conhecidos no livro “40 Pásetoj al plus Posedo”, de L. Lentaigne.
Fonte: Esperanto, livro editado pela Spirita Eldona Societo F. V. Lorenz – Premiado em concurso literário de 1994.
REFORMADOR - Revista de Espiritismo Cristão
Fundada em 21-1-1883 por Augusto Elias da Silva
Ano 120 / Abril, 2002 / Nº 2.077.

Nenhum comentário:

Postar um comentário