terça-feira, 7 de junho de 2016

Assistência Fraterna – Bezerra de Menezes.

Filhos, participando dos vossos estudos em torno das páginas de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", destacaríamos o trecho que nos sugere mais acuradas reflexões: "Amar, no sentido profundo da palavra, (...) é procurar ao redor de si o sentido íntimo de todas as dores que oprimem vossos irmãos, para abrandá-las..."
Ninguém extingue um incêndio com, simplesmente, combater-lhe as labaredas. Para erradicá-lo por completo, indispensável concentrar esforços no ponto em que se origina e se propaga.
Segundo a palavra dos Espíritos Superiores a Allan Kardec, o verdadeiro amor é aquele que perscruta a causa do sofrimento, não se limitando a minimizá-lo em seus efeitos.
O mal apenas deixará de existir entre os homens quando as suas raízes forem arrancadas do solo do Planeta!
A carência material, seja ela qual for, exterioriza uma necessidade de ordem moral. A indiferença humana ante verdades que transcendem, permanece na base dos problemas que afligem a Humanidade.
Socorrer a dor imediata é dos mais comezinhos deveres que a solidariedade impõe, no entanto identificar-lhe as origens para, ao longo do tempo, impedir as suas recidivas, é tarefa indispensável.
Atendei, assim, à fome do corpo; providenciai o agasalho e o remédio, sem vos esquecerdes, porém, de fazer luz para que as trevas da ignorância se desfaçam.
Se é justo cooperar com o pai de família que, de um instante para outro, se vê às voltas com o desemprego, mais justo ainda será ampará-lo com uma nova oportunidade de trabalho.
A assistência fraterna aos irmãos carentes não deve induzi-los à excessiva dependência, sob pena de viciar-lhes o espírito.
É evidente que, cada qual é exortado pela Vida a equacionar as próprias dificuldades: a solução definitiva dos problemas que enfrenta passa, necessariamente, pela maior conscientização do homem no processo da evolução.
Filhos, não vos esqueçais, portanto de que amar é ensinar o caminho, encorajando a quem deve tomar a iniciativa de percorrê-lo.
Livro: A Coragem da Fé.
Bezerra de Menezes / Carlos A. Baccelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração

Oração

Nossa Receita