quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Verdadeiro Crescimento – Irmão Jacob

Quando jovem, não gostava muito de saber de coisas tipo: contemplar a Natureza; orar com freqüência; descobrir belezas no chamado mundo interior; acreditar muito em destino, santos, Jesus...
Por força de obrigações escolares, tive que prestar atenção a jornais e noticiários.
Lendo, percebi que grandes vultos contemporâneos, em suas mocidades, tinham agido igual eu agia. Isso me deixava muito feliz!
Com essa percepção, quando alguém criticava meu comportamento, logo perguntava o que a pessoa achava dessa ou daquela personagem. E me deleitava por dizer-lhe que ele tinha sido semelhante a mim...
Até o dia em que alguém, respondendo minha indagação, colocou:
— Não será por que você só está vendo e ouvindo o que lhe interessa? Ontem mesmo li que essa pessoa, de quem você falou, disse que se tivesse agido diferente deste moço, a vida para ela seria outra, seria muito melhor...
Saí cabisbaixo. De fato, aquilo era verdade.
Comecei a prestar mais atenção em gente famosa. Notei, então, que a maioria delas, de uma certa forma, lamentava não ter mudado suas atitudes mais cedo. Dessas, grande parte hoje valoriza mais a Natureza, ora com regularidade, dá mais atenção à realidade íntima das criaturas e tem fé em algum Espírito de grande estatura moral.
Percebendo isso e mudando meus hábitos, paulatinamente, comecei a crescer de forma verdadeira...
***
Aprendemos estudando, lendo, freqüentando aulas e observando, mas só demonstramos o saber quando o aplicamos no dia-a-dia.
Livro: O Lado Positivo de Tudo.
(Situações que Refletem o dia-dia.)
Irmão Jacob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário