segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Teu Gênio - Ayrtes

Passa a examinar o teu gênio e verifica a tua conduta dentro do teu lar, porque a doença moral se cura com a nossa auto-educação; somos médicos de nós mesmos e senhores de nosso destino, depois de Deus. Quem não se conhece, distinguindo o mau gênio que possui? Quem não se conhece, distinguindo a natureza que tem? Confere todos os dias o que fazes da vida, diante dos teus e da tua consciência, e vê com Jesus o que deves fazer para o teu próprio bem.
“Conhece-te a ti mesmo”, fala milenária de um sábio, que vigora na eternidade. Quem conhece a si mesmo, sabe o que fazer da vida e nunca se esquece da educação - versus disciplina - por onde quer que seja. Luta contigo mesmo, nas horas em que faltar a tua vigilância, e procura corrigir as tuas fraquezas, para que alguém veja que estás te esforçando no teu aprimoramento. Existem três mundos conjugados uns com os outros, que pedem harmonia: tua vida, teu lar e a humanidade.
Queiramos ou não, estamos ligados por laços divinos e humanos, onde a seiva da vida corre e nos sustenta a todos. Daí parte a necessidade de vivermos em paz com todas as criaturas, de respeitá-las nos seus direitos, pela aplicação dos nossos deveres. Se dizes que o teu gênio é esse mesmo, que nasceste com ele, te enganas; estás em uma escola onde as leis são os professores e a dor, a corrigenda, que por vezes usa a violência. Se não aceitas a ordem estabelecida pela divindade, coopera contigo mesmo, difundindo e usando o amor pelos processos mais simples da natureza, para que a paz te procure. O teu gênio pode ser mudado, desde que seja para melhor; torna a analisar o que fazes das horas, rememora à noite o que fizeste durante o dia e, se a consciência em Cristo não aprovar, muda, e torna a mudar quantas vezes forem necessárias, até que o coração, aliando-se à inteligências sinta a tranqüilidade imperturbável. Tem confiança em Deus, porque Ele é Deus de Amor e Fonte Criadora de todas as vidas - a Vida Universal.
A palavra chave por excelência é Cristo, Pastor insuperável, Enviado de Deus, como se fosse a presença do próprio Pai, personificação do Amor entre as criaturas. Ele, o Mestre, para quem entende a Sua vinda à Terra, veio e nunca se foi; está conosco e ficará eternamente, vibrando em nossos corações, pela herança de luz que nos deixou a todos. Na filosofia divina Ele Se dividiu, pela quantidade de almas que existem e entrou em todos os corações, onde mora, doando vida, pela misericórdia do Senhor. Basta descobri-Lo, sentindo a Sua presença e dela desfrutarmos a felicidade. Estamos batendo nesta casa; abre, meu filho, as portas, para que nela se acenda a luz do Evangelho, e despertem em teu coração os talentos da verdade, e a paz reine em toda a tua família e em vossos corações.
Se o teu gênio for bom, aprimora mais essas qualidades; se já aprimoraste, torna a melhorar a tua vida; o progresso é eterno e a vida continua em todas as direções, porque Deus é eterno e nós outros, todos os Seus filhos, vivemos na eternidade com Ele. Desejamos, para a tua casa e o teu coração, a paz do teu gênio e a paz de Cristo, na luz de Deus.
Livro: Tua Casa.
Ayrtes / João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário