sexta-feira, 2 de maio de 2014

Tuas Virtudes - Ayrtes

Virtude é um decreto de consciência em Cristo. São valores que desabrocham na linha os sentimentos, capazes de sustentar a própria vida em paz. O Espírito caminha em todas as direções; mesmo sem consciência do que busca, ele, por força de Deus, procura despertar os tesouros no coração.
Assim sendo, devemos buscar entender e conquistar o que chamamos virtude.
Quem já conhece pelas experiências o quanto vale a probidade, não perde mais tempo em alimentar ilusões; esforça-se todos os dias na autoeducação, de maneira que vê e não somente vê, mas sente necessidade de melhorar a cada dia que passa.
Tua vontade é algo proveitoso no amanhã da eqüidade. Neste livro falamos mais de tua casa, de teu destino e de tua família. O processo seletivo da natureza é constante, atuando em todos e em tudo, e predispondo as coisas e os homens, encarnados e desencarnados, para a perfeição; no entanto, a parte dos Espíritos essa é deles deves fazê-la com coragem e alegria, com discernimento e firmeza. Cultiva as tuas virtudes enquanto estás na escola do mundo onde as oportunidades são muitas juntamente com os companheiros que Deus te endereçou. O aprendizado pode não ser do modo que queiras, porém, é da vontade de Deus. Todo aprimoramento pede sacrifício, toda subida requer esforço.
Pensa muito na honestidade e procura vivê-la em todos os fatores de tua vida, porque ela valoriza e abre caminhos nobres para quem a vive. Trabalha na iluminação de tua consciência, sem esquecer a moderação, filha do equilíbrio; a mudança do mal para o bem é um dever da criatura, desde quando a parcimônia esteja presente em todos os esforços diários.
A agressão consigo mesmo atrasa o andamento do saber e do amor. A natureza divina, e mesmo humana, é paciente mas nunca para.
O nosso assunto mais vigoroso nesta página é Esperar. A tua força de vontade pode ser enobrecida depois que aprenderes a Esperar. Em tudo na vida, a obediência nos traz qualidades maiores, de modo a nos qualificar na escola das virtudes; entretanto, é de grande importância saber nos conduzir na verdadeira espera. Quem ativa o desespero está sujeito a errar o caminho e a dificultar os acertos. Não julgues pessoas e coisas pela demora do esperado; quase sempre não estás preparado para receber imediatamente o que desejas; confia na justiça e na bondade de Deus, que nunca faltam.
Deves ser paciente, sem o motivo da preguiça, corajoso, sem o alinhavo da violência e esperançoso, alimentando a fé no amparo dos céus. Se queres alimentar o teu ambiente em casa de tranqüilidade, não te esqueças que és a coluna de teu lar, que estás como fonte de paz de tua casa. Os pais de uma família são os pastores e os filhos, as ovelhas. Eles conhecem a voz dos guias e obedecem à determinação dos dirigentes; e a voz mais penetrante é a palavra da vivência; o exemplo é a força poderosa que guia com mais segurança. Lembra-te de que podes cultivar estes valores em ti, secundá-los e distribuí-los em todos os rumos, tanto para o teu lar, como para o lar alheio. Esta é a bênção maior para a tua casa.
Livro: Tua Casa.
Ayrtes / João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário